10 brincadeiras para fazer com as bexigas que estão sobrando em casa

Esta seleção de atividades promete encantar os pequenos que estão sendo alfabetizados, adoram uma boa experiência e, claro, são fãs de água!

Por Alice Arnoldi Atualizado em 11 mar 2022, 16h42 - Publicado em 13 mar 2022, 10h00

Assim que o aniversário do pequeno se aproxima, a primeira pergunta que fazemos é sobre a decoração que ele deseja para a festinha (veja qual está bombando agora!). Entre pratinhos, copos e garfinhos, as bexigas entram em cena para deixar o ambiente mais ainda alegre e até interativo para quem gosta de brincar com elas. Só que, como todo outro produto, elas têm data de validade e pode não ser possível utilizá-las de uma celebração para outra, por estourarem fácil depois de muito tempo guardadas.

Então, para não desperdiçar o item por aí, selecionamos dez brincadeiras em que os balões são as estrelas da diversão. Tem opções para quem quer usar a atividade para intensificar a alfabetização do pequeno, outras para aqueles que adoram pinturas e claro que, com o verão ainda brilhando, escolhemos alternativas que envolvem muita água!

Boa diversão, família!

1. Carimbo colorido criativo

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Aline Banhara Supino (@aline_supino)

Continua após a publicidade

Se desenhar na bexiga já uma brincadeira divertida, ela fica ainda mais legal quando damos continuidade na obra de arte da criançada e transformamos o item típico de festa em um carimbo caseiro.

Para isso, os pequenos só precisarão ter uma folha sulfite por perto para, depois de soltarem a criatividade no balão cheio, poderem carimbar seus desenhos no papel.

2. Enchendo a bexiga de um jeito diferente

@raissatayub♬ LA LA LAND (Part 1) – Official Sound Studio

Já para os menores que adoram uma boa dose de ciência, esta atividade promete encantá-los. Isso porque a ideia é encher as bexigas de um jeito bastante diferente, envolvendo reações químicas (mas nada perigoso tá, pais?).

Para isso, basta separar garrafas de plástico e adicionar dois dedos de água com vinagre. Depois, coloque um pouco de bicarbonato de sódio dentro dos balões ainda murchos e encaixe a parte que assopramos da bexiga no entorno da boca da garrafa.

Quando o bicarbonato de sódio for despejado dentro da misturinha que já está lá dentro, o pequeno irá começar a ver uma erupção acontecer e, consequentemente, o ar liberado neste processo vai enchendo o balão. Mágico, né? Para deixar o momento ainda mais divertido, vale fazer desenhos nas bexigas antes de enchê-las! 

3. Aprendendo o alfabeto

@craftymoms #ad Reuse your #bunchoballoons to learn the ABC’s 🎈#toddlermom #bobparty #kidsactivities #prektips #thisphoto ♬ JOINED AT HEART – The Upsided

Vamos ensinar novas palavras para a criançada? Na parede de casa, fixe um balão para cada letra do alfabeto e não esqueça de colocar objetos dentro dele que comecem com aquela consoante ou vogal. Cole na parede de maneira que ele esconda uma palavra que comece com a tal letra.

Depois, coloque letrinhas em um potinho e peça para a criança sortear uma. Em seguida, ela deve achar a bexiga correspondente. Quando estourar o balão certo, a criança verá a palavrinha e os brinquedinhos escondidos.

4. Libere as emoções

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por 👨🏻‍💼 Qeis & El 🧕🏻 (@qeiselkongsi)

Continua após a publicidade

Sabemos que lidar com emoções desafiadoras, como frustração, raiva e até mesmo tristeza, não é um processo fácil e o mesmo vale para as crianças. No entanto, as brincadeiras podem ser o estímulo que elas precisam para conseguirem colocar para fora o que estão sentindo e os dias ficarem mais leves.

Nesta atividade, comece pendurando um cordão de um lado ao outro no quarto, em uma altura acima da cabeça do pequeno. Depois, com metais que fazem barulho colocados dentro da bexiga, encha-a e amarre um fitilho em sua ponta. Para finalizar, prenda o cordão do balão no “varal” do ambiente e entregue uma colher de madeira na mão do seu filho.

Em seguida, diga que ele pode bater nas bexigas como quiser. Assim, ele se familiarizará com o som que será produzido ao chacoalhar os balões e, claro, extravasará todo o acúmulo de energia!

5. Descubra o que tem dentro do balão

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sprinkle in Learning (@sprinkleinlearning)

Continua após a publicidade

Especialmente para os menores, atividades sensoriais podem entretê-los por horas. Nesta brincadeira, separe dez bexigas de cores diferentes e encha cada uma delas com objetos que, ao serem tocados, as crianças precisarão adivinhar o que tem dentro. Nesse caso, não é preciso inflar muito os balões, ok?

Caso os participantes sejam pequenos, ainda com pouco repertório de palavras, você pode montar uma bandeja com potinhos que tenham amostras do que foi colocado dentro dos balões. Assim, a criança poderá comparar as texturas das bexigas e do que está nos recipientes, até descobrir quais são os correspondentes!

6. Vôleixiga 

@luianegbur FDS é final de semana né??? #brincadeira #bexiga #agua #fyy ♬ Monkeys Spinning Monkeys – Kevin MacLeod & Kevin The Monkey

Já para as famílias que gostam das tradicionais brincadeiras que envolvem bexiga e água, trouxemos esta que é carinhosamente chamada de “Vôleixiga”.

Em uma rede de vôlei improvisada, forme duplas: cada um deverá segurar na ponta de um pano e, juntos, arremessarão o balão cheio d’água para o outro lado. Perde quem deixá-lo estourar primeiro. Valendo!

7. Encaixe os copos

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dani e Gabi (@maeseprofessoras)

Continua após a publicidade

Propor problemas que os pequenos são capazes de solucionar é uma forma poderosa de aumentar sua autoconfiança e estimular o raciocínio. É o que propõe esta brincadeira, em que o objetivo é a criança conseguir encaixar um copo dentro do outro por meio da pressão que o entorno da bexiga faz dentro do recipiente, movimentando-o.

Tenha calma durante a brincadeira, tá? É importante respeitarmos o tempo de cada criança até que ela encontre o seu jeito de solucionar o desafio.

8. Balões que não caem

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Gümüş Sandık (@gumus_sandik)

Continua após a publicidade

Ainda pensando na criançada que gosta de surpresinhas na hora de brincar, este boneco feito de bexigas irá encantá-las. Isso porque, quando apoiado em uma superfície, ele não sai voando ou sequer tomba. Vamos aprender a fazer?

Separe as bexigas e coloque uma única bolinha de gude em cada uma delas. Quando ela chegar no fundo, a envolva com o balão e prenda com um elástico fino de cabelo. Por fim, vire a bexiga do avesso, encha-a normalmente e pronto: a mágica foi feita! Agora é só desenhar rostinhos e chamar a criançada para brincar!

9. Qual é a cor?

@rounzz How i spend time with my toddler 🌈🎨🥰#fyp #kuwait #art #toddler #activity #kids #colors #balloon ♬ オリジナル楽曲 – アフネコ!

Já para quem ainda quer aproveitar a brincadeira da bexiga com água, mas sem fazer muita sujeira pela casa, aqui está a sua próxima atividade favorita.

Em uma bacia ou até mesmo dentro da banheira de casa, coloque balões pequenos e transparentes, que foram enchidos com água e corante – dê preferência para o alimentício.

A diversão acontece quando o pequeno tenta adivinhar qual é a cor e, ao estourá-los, descobre se acertou ou não!

10. Lança-confetes caseiro

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Неподдельные поделки (@nepoddelki)

Continua após a publicidade

A primeira vez que sugerimos esta ideia foi em um compilado de brincadeiras divertidas para fazer no Carnaval (mesmo em casa). Mas como o lança-confetes caseiro promete arrancar boas risadas da família em qualquer época do ano, ele está de volta!

Para fazê-lo, é bem simples: basta usar um rolo de papel higiênico que chegou ao fim e decorá-lo. Corte a bexiga nas duas pontas e envolva o rolinho, deixando sobrar na parte de baixo. Dê um nó e prenda as bordas com fita isolante. Tá pronto! Para curtir a folia, é só colocar alguns pedacinhos de papel dentro do cano e ver o lança-confetes fazer sucesso entre os pequenos!

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade