5 aplicativos simples que facilitam a hora da amamentação

Monitorar as mamadas, os intervalos e fazer anotações podem auxiliar na rotina do aleitamento. E por que não fazer isso de uma forma prática e tecnológica?

Por Isabelle Aradzenka Atualizado em 11 nov 2021, 17h53 - Publicado em 13 nov 2021, 14h00

Receber um bebê na família vira a rotina de cabeça para baixo! É preciso cuidar do sono, dos banhos e, principalmente, assegurar que todas essas atividades estão sendo feitas da melhor forma possível para evitar complicações para a saúde do recém-nascido.

E quando o assunto é amamentação, o acompanhamento é intenso: é preciso se certificar de que a pega esteja correta para que o bebê não machuque o seio da mãe, crie calos na boca ou sugue muito ar e acabe com cólicas, além de entender o tempo de esvaziamento de cada mama e os intervalos entre uma e outra visando que o recém-nascido esteja bem alimentado e apto para crescer saudável.

Mas sim, se você é uma mamãe de primeira viagem e adepta da livre demanda, muitas vezes é complicado pensar em tudo isso a cada mamada. Mas é aí que entra um facilitador: por que não recorrer a um ajudante, ou melhor, um app para auxiliar no aleitamento?

Claro que ele não substitui a orientação de uma consultora de aleitamento ou do pediatra, mas pode ser um item a mais para auxiliar na rotina das mamadas. Desde registros simples de horários do leite até gráficos complexos sobre o desenvolvimento da criança,  os aplicativos de amamentação disponíveis no mercado podem atuar como um apoio para a lactante. Confira alguns que valem a pena testar:

1. Bebê + | Seu registro do bebê

app-Bebê+
GooglePlay/Reprodução

O que é? – Um dos mais completos apps da categoria, o Bebê+ é a opção perfeita para a mãe que quer controlar e entender cada pedacinho da rotina com o bebê, mas não abre mão de uma interface fofa e personalizável!

O monitoramento da amamentação é feito com apenas um clique no seio direito ou esquerdo e as estatísticas organizadas em um gráfico separado entre datas e horários. O app não deixa na mão os pequenos que estão começando a introdução alimentar ou que adoram uma mamadeira, já que dispõe botões de controle de extração do leite e dos sólidos.

Além de dados da amamentação, é possível adicionar informações do bebê, como seu crescimento, vacinação, temperatura, medicação e até monitorar a situação da fralda (suja, mista, molhada) e os picos de choro ou sono. Ufa! Não vão faltar estatísticas para serem acompanhadas.

Por que é legal? – É a aba de “Memórias” que torna o app especial. Nela, a mãe pode fazer anotações em forma de diário, monitorar o crescimento dos dentinhos do pequeno, registrar a data de marcos especiais (primeiros sorrisos ou balbucios) e, melhor de tudo, criar uma galeria personalizado do filho, com fotinhos diárias do seu rostinho ou de ocasiões inéditas (como o primeiro passeio ou a primeira refeição).

Para finalizar, o app também oferece guias sobre cuidados básicos com o pequeno, sugestões de atividades para cada idade, organização de datas de consultas, músicas especiais para a hora do soninho e muito mais.

Disponível para… IOS e Android

2. Meu Bebê – Diário da Amamentação

app-Meu-Bebê-Diário-da-Amamentação

O que é? – Se a mãe prefere praticidade e uma interface simples e objetiva, talvez a melhor escolha seja o Meu Bebê. O app concentra todas as suas funcionalidades em uma única aba e os registros são organizados em um gráfico por data.

Por que é legal? – Apesar da simplicidade, o aplicativo é tão eficiente quanto os demais. A amamentação é monitorada com apenas um clique em cada seio e há espaço para adicionar registros de mamadeira, papinha e extração de leite.

As outras ferramentas funcionam da mesma forma. Entre elas, temos o acompanhamento do sono, do estado das fraldinhas, banhos, crescimento do bebê, consultas médicas, etc.

E o toque fofo do aplicativo está no fato de que a mãe pode adicionar uma foto do pequeno em cada informação que ela registra no app. Além disso, também consegue monitorar o humor do bebê (alegre, chorando, bem…) e anotar a data de marcos importante, como a primeira palavra ou dentinho.

Disponível para… IOS

Continua após a publicidade

3. LactApp

app-LactApp

O que é? – O LactApp (originalmente em inglês, mas pode ter o idioma alterado nas configurações) é um dos aplicativos focados na amamentação. Mas o seu diferencial está no fato de que, além de registrar os dados do pequeno, ele serve como fonte de informação e apoio para a mãe. A página inicial conta com um blog recheado de publicações sobre conceitos básicos do aleitamento, da pega adequada, dores na mama e muito mais.

Por que é legal? – A mulher tem a possibilidade de criar um plano personalizado para conciliar situações como a amamentação e a volta ao trabalho ou até a relactação.

O LactApp ainda permite que a mãe controle as pegas do pequeno de duas formas: rápida ou detalhada. Na primeira opção, o controle é feito pelo tempo, com apenas um clique. Já na segunda, o app permite que a mulher preencha parâmetros como intensidade de dor, formato e cor do mamilo, presença de pontos brancos e até estado emocional. Bem específico!

As outras funcionalidades controlam de forma simples o peso do bebê e o cocozinho para a mãe conseguir visualizar por completo o progresso da alimentação do pequeno.

Disponível para… IOS e Android

4. Amamentação – Diário de Atividades do Bebê

app-Amamentação-Diário

O que é? – Esse app está entre um dos mais baixados da categoria de amamentação, entretanto, cada sistema operacional apresenta uma interface do aplicativo. Para o IOS, o app ganha o nome de “Amamentação – Diário do Bebê” e a interface é um pouco mais arcaica. Já no Android, o app pode ser encontrado por “Amamentação – Diário de Atividades do Bebê” e tem visual mais moderno.

Por que é legal? – As funcionalidades são as mesmas em ambas as versões e o foco é controlar a alimentação do pequeno de forma descomplicada. Assim como os demais apps, a mãe pode cronometrar cada mamada com apenas um clique e obter relatórios organizados por datas.

Além disso, também estão disponíveis outros parâmetros, como sono, retirada de leite, fraldas e até passeios. Sem falar dos lembretes, que notificam a mãe nos horários de cada atividade.

Disponível para… IOS e Android

5. Registro de Amamentação

app-Registro-de-amamentação

O que é? – Seguindo a linha dos apps de interface simples, o Registro de Amamentação é focado nas atividades básicas do pequeno. Se a mãe procura apenas anotações de datas e horários do tetê ou do sono, por exemplo, ele pode ser uma boa opção.

Por que é legal? – Para quem não tem tempo ou interesse de ficar navegando por muitas funcionalidades, o aplicativo possui apenas uma aba e, apesar de permitir o monitoramento da troca de fralda, crescimento e até de atividades do bebê, todas as ferramentas funcionam da mesma maneira.

Disponível para… Android

Continua após a publicidade

Publicidade