7 ótimos podcasts infantis que as crianças vão adorar conhecer

Opções com episódios curtinhos, temáticas interessantes e capazes de entreter crianças (e adultos) das mais diferentes idades.

Por Ketlyn Araujo Atualizado em 12 ago 2021, 12h02 - Publicado em 13 ago 2021, 10h00

Se você tem filhos e é alguém já familiarizado com o universo dos podcasts, deve saber que opções feitas especialmente para o público infantil não faltam dentro dos serviços de streaming de áudio – e para os pais também.

Já se você, pelo motivo que for, ainda não se aventurou na podosfera ou não é tão fã assim do formato, saiba que os programas voltados aos pequenos podem ser uma verdadeira mão na roda para entreter crianças, ensiná-las algo novo ou introduzi-las ao universo das histórias narradas. Geralmente, podcasts infantis possuem episódios curtos e de fácil entendimento, o que desperta a curiosidade da criança sem deixá-la cansada ou entediada.

Portanto, para te ajudar a escolher as melhores opções preparamos uma curadoria esperta que reúne sete diferentes programas: curiosidades, ciências, narrativas criativas e até mindfullness estão entre as temáticas. Clique no nome do podcast e pode dar o play!

Conta pra mim?

Recorrer a canais de contação de histórias é um dos jeitos mais fáceis de fazer com que crianças se interessem pelo universo dos podcasts. Com episódios curtinhos e tendo o storytelling como premissa principal, ‘Conta pra mim?’ foi criado por Thiago Queiroz, do Paizinho Vírgula, e pela youtuber e contadora de histórias Fafá Conta.

Ele traz não apenas as narrativas sobre temas diversos, mas também a presença de música e de efeitos sonoros que vão prender a atenção dos pequenos.

E se… podcast

Neste podcast feito para crianças e com a participação de crianças, perguntas sobre os mais diversos assuntos são respondidas a cada semana, na intenção de matar a curiosidade de maneira divertida e em poucos minutos.

Arqueologia, cinema, olimpíadas, cultura indígena e animais são apenas algumas das temáticas já abordadas por Luiza, Bruno, Sr. E Sra. Leite, Tio Samuel e convidados.

Coisa de criança

Outra opção perfeita para aguçar a curiosidade e despertar o interesse do público infantil pelos mais variados tópicos, ‘Coisa de Criança’ usa a ciência para sanar dúvidas comuns da infância, que vão desde ‘Por que precisamos tomar banho?’ a ‘Por que soltamos pum?’.

Primeiro podcast do Brasil feito exclusivamente para crianças, já conta com três temporadas, todas com ambientações sonoras que variam de acordo com os assuntos abordados.

Continua após a publicidade

Fafá Conta podcast

Além de integrar a equipe do ‘Conta pra mim?’, a atriz, youtuber e contadora de histórias profissional Fafá Conta possui também seu próprio podcast homônimo, no qual transporta as histórias já presentes em seu canal do YouTube em material sonoro.

Narrativas clássicas e já conhecidas do público estão entre os episódios disponíveis, que também trazem enredos inéditos – todos curtinhos e fáceis de agradar aos pequenos.

Scikids

O podcast ‘Scikids’, conforme o nome já prevê, é mais uma alternativa para crianças curiosas e interessadas em ciência. Com o mote ‘crianças perguntam, cientistas respondem’, os episódios trazem perguntas literalmente gravadas por crianças das mais diferentes faixas etárias, que logo em seguida são respondidas por profissionais da ciência. Tudo, é claro, de forma inteligível e divertida para atrair o interesse dos pequenos.

Historinhas para dormir bem

Pensado especialmente para crianças de 4 a 8 anos, este podcast foi lançado em junho de 2020, em meio ao isolamento decorrente da pandemia de coronavírus. Com episódios semanais, liberados às sextas-feiras, ‘Historinhas para dormir bem’ traz narrativas ambientadas na ‘casa dos vovôs’, que falam sobre temas relacionados à amizade, amor e empatia.

Além disso, o projeto foi inspirado em histórias que Renzo Querzoli, autor do podcast, contava para os próprios netos.

Manual Para crianças sapecas

Lançado pelo Spotify Studios há um ano, o ‘Manual Para crianças sapecas’ segue a vida do garotinho André (um personagem fictício) e de sua babá Mariana, que juntos ensinam o público infantil a aplicar técnicas de mindfulness no dia a dia.

Com uma temporada completa e episódios com duração de, no máximo, nove minutos, o podcast tem a intenção de fazer com que as crianças desacelerem, respirem e foquem no momento presente, seja através da respiração, de metáforas ou analogias.

(P.S: Ei, e se tem alguma mamãe à espera de bebê por aí, não deixe de conferir também o nosso podcast “Da Gravidez ao Primeiro Chorinho”, tá?)

Continua após a publicidade

Publicidade