Semana a semana você acompanhou sua barriga crescer, sentiu o bebê mexer dentro dela, observou o seu desenvolvimento através de ultrassonografias e preparou cada detalhe para a sua chegada. Mas, então, você se encontra nas últimas semanas da gestação e parece que o tempo parou de vez, não é mesmo?
É muito comum sentir-se ansiosa nesse período, afinal, você não vê a hora de conhecer o rostinho de quem você tem imaginado desde o momento que descobriu a gravidez. Além disso, tem todo o desconforto do barrigão que já não te deixa encontrar posições na hora de dormir, sem contar o nervosismo por não saber ao certo quando e como será o parto. Por isso, selecionamos 11 dicas especiais para você relaxar e curtir esse finalzinho de gestação de uma maneira gostosa e divertida.
1. Presenteie-se com uma massagem
Que tal uma bela massagem relaxante? “A drenagem linfática contribui para a eliminação do excesso de líquidos e toxinas pela urina, além de aliviar tensões, dores musculares, inchaços e aumentar a imunidade da grávida”, afirma a fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher Polyana Martucci Mayer, de São Paulo. As pressões suaves feitas durante a massagem ajudarão a eliminar o excesso de líquido e, de quebra, dar uma boa relaxada. Mas não se esqueça de perguntar ao seu médico se você está liberada para fazer a drenagem linfática.
2. Escreva uma carta para o seu bebê
Esta é uma deliciosa forma de mandar embora a ansiedade por conhecer logo o seu filho. Sente-se tranquila e deixe a emoção vir à tona. Escreva sobre como você está se sentindo, sobre como ele foi planejado e como é desejado por você. Aos poucos, você vai se conectando com o bebê e deixará registrada uma carta muito especial que poderá ser lida para ele, anos mais tarde.
3. Curta com o seu parceiro
Inchaço, preocupações, cansaço, o próprio tamanho da barriga… Estes são alguns dos motivos que podem fazê-la não estar entusiasmada em manter relações sexuais neste momento final da gestação. Entretanto, nada impede que você e o seu parceiro encontrem outras maneiras de manter a conexão, como beijos, troca de carinho e até mesmo uma conversa honesta sobre os desejos e anseios deste momento. O importante é encontrar aquilo que a faça se sentir confortável e, se for em boa companhia, melhor ainda!
4. Divirta-se com filmes
Rir é relaxante, então, que tal assistir algumas comédias ou filmes mais leves? O momento pode ser ideal para pedir um delivery, escolher a coberta mais quentinha do armário, ajeitar as almofadas no sofá e manter a mente no aqui e agora com a história rolando na TV.
5. Faça uma checklist
O que ainda falta fazer para a chegada do bebê? Prepare uma lista com tudo o que você acha que seja fundamental estar pronto antes dele nascer. Roupinhas lavadas, quarto montado, cadeirinha para o carro, mala da maternidade, lembrancinhas pensadas para enviar à distância, fraldas… ufa! É mesmo muita coisa e só com uma listinha mesmo para darmos conta de não esquecer nada.
6. Crie uma cápsula do tempo
Escolha uma caixa bem bonita – de preferência que possa ser trancada – e guarde lá coisas que lhe tragam boas memórias sobre a sua gravidez. Pode colocar um pendrive com músicas que você tem ouvido, pedaços de jornais e revistas desse período, fotos marcantes, impressões de coisas que você postou nas redes sociais ou que alguém tenha escrito para você e não se esqueça do exame de gravidez com aquele lindo resultado positivo.
Também é legal deixar lá alguns objetos que possam ter marcado esses meses de gestação ou, até mesmo, algumas notas e moedas para que, daqui há 10 anos, quando você e seu filho forem abri-la, vejam como as coisas mudaram nesses anos que se passaram. É muito importante guarda-la em um local bastante seguro para só abri-la na data planejada. Será emocionante rever esses itens depois de tanto tempo.
7. Leia um bom livro
Depois que o bebê nascer, levará um bom tempo para que a família adapta-se à nova rotina, especialmente ao precisar conciliar os novos horários aos das mamadas e sonecas do bebê. Ter a oportunidade de ler um livro novamente, sem pausas, poderá demorar um pouco. Então, aproveite estas últimas semanas para se dedicar a uma nova obra e povoar a cabeça com boas ideias.
8. Faça um book
Guarde como recordação uma seleção com fotos lindas do seu barrigão. Pode acreditar, depois do parto, você sentirá falta dele e de como conseguia sentir seu bebê se mexer lá dentro. Vale pedir a ajuda do seu parceiro ou, quem sabe, de uma amiga, se não tiver condições de pagar um profissional para fazer os registros.
9. Planeje o pós-parto
O pós-parto é um momento de adaptação e muito emoção e, por isso, planejá-lo tende a ser fundamental para que ele transcorra sem estresse. Faça uma lista com orientações sobre quem e a partir de quando poderá visitá-la e de que forma avisá-los. Além da sua rede de apoio possível, converse com o seu parceiro para que vocês façam uma divisão justa das tarefas tanto de casa quanto com o recém-nascido.
10. Saia para caminhar se possível
Em um local seguro, sem aglomerações, caminhe sem pressa, curta a paisagem e respire tranquilamente. Aproveite e convide seu companheiro para ir junto e façam um romântico passeio de mãos dadas. Exercícios moderados são ótimos para gestantes e, na reta final – após 37 semanas – , podem ajudá-la a entrar em trabalho de parto.
11. Curso de papinhas
Ok, seu bebê só começará a comê-las depois dos 6 meses de idade, mas que tal aproveitar o tempo agora para aprender a prepará-las? E, melhor ainda, se puder fazer isso sem sair de casa. O curso on-line Como fazer Papinha Orgânica, com a chef Luana Budel, oferece 4 aulas em vídeo com a possibilidade da participante tirar suas dúvidas com a professora. Está disponível no site Gastronomia Sustentável.