11 maneiras surpreendentes, divertidas e criativas de anunciar a gravidez

Saia do óbvio e solte a imaginação na hora de contar a novidade ao parceiro (a), amigos e família.

Por Ketlyn Araujo Atualizado em 22 jan 2021, 18h47 - Publicado em 24 jan 2021, 10h00

Depois de algum tempo desejando um bebezinho, finalmente você descobriu que está grávida. Antes de começar as comemorações, porém, pode ser que você não queira contar a novidade – seja para seu parceiro ou parceira, para a sua mãe ou para a melhor amiga – de um jeito sem graça ou banal. A notícia de uma gravidez por si só, pode ser uma alegria, mas se existem alternativas para tornar o momento ainda mais memorável, por que não lançar mão de algumas delas?

A seguir, reunimos 11 ótimas ideias para você anunciar a gravidez com bastante criatividade e fofura!

1. Para quem precisa fazer isso à distância, nada como uma ligação surpresa no Zoom

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

A post shared by The Danes Family (@thedanesfamily)

Na imagem: Nós não praticamos distanciamento social.

O ano de 2020 nos mostrou que chamadas de vídeo e reuniões virtuais podem ser tão gostosas quanto um encontro presencial. Se você não vai ter a chance de ver pessoalmente alguns dos amigos e familiares mais queridos para contar sobre a gestação, vale organizar uma ligação virtual surpresa especialmente para isso.

O ideal é deixar a câmera de vídeo de um outro celular a postos para gravar a reação das pessoas ao saberem da notícia, que pode ser contada coletiva ou individualmente. Depois, mande para elas os vídeos ou, se preferir, poste o momento nas redes sociais. Pode ser engraçadinha como esta aí em cima ou mais emocional, com algum elemento ou referência que só aquele grupo saiba.

  • 2. Use a fofura (natural) dos pets para anunciar a chegada do bebê

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by @nbalogh20

    Se você tem cachorro, gato ou outro animalzinho de estimação, que tal fazer dele o responsável por levar a mensagem? Você pode vestir o pet com uma roupinha que dê a notícia, fazer com que ele entregue o envelope do ultrassom para alguém (se, é claro, ele for adestrado), ou colocá-lo posicionado ao lado de uma plaquinha informativa.

  • 3. Faça um álbum de fotos com a trajetória do casal até aqui

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by ALBUMY NA ZDJĘCIA 📸 (@papierowesztuki)

    Se você gosta de fotos, esse é o momento de reunir as primeiras imagens do casal e aquelas de momentos que os dois/duas passaram juntos (as) até que chegassem até aqui. Trace uma linha do tempo, insira ingressos de eventos, cartinhas, frases relevantes para vocês e, no fim, use a criatividade para inserir a notícia da gravidez no álbum ou scrapbook, que pode ser indicada apenas por uma página em branco, representando o próximo capítulo da vida de vocês. O bom é que o álbum também pode servir para dar a notícia de surpresa aos avós, tios e outros familiares. Já caiu até uma lagriminha aqui!

  • 4. Invista no truque do biscoito da sorte

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Hello Emu (@helloemu)

    Parece complicado, mas na verdade é bem simples: compre biscoitinhos da sorte, de tradição chinesa, e troque a mensagem que geralmente vem dentro deles pelo comunicado da gravidez, escrito da maneira que for mais legal para você. Depois, é só esperar para ver a reação das pessoas!

  • 5. Mande um “save the date” para as pessoas mais importantes

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by HRDcards (@hrdcards)

    Um “save the date”, ou “salve a data” é bem comum para que convidados de eventos, como casamentos e festas de aniversário, não marquem nada para aquele dia. O que você pode fazer é enviar o convite por e-mail ou até por correio, para familiares e amigos mais íntimos. Se vocês já tiverem escolhido o nome do bebê, basta indicá-lo no comunicado, junto com o mês e ano previstos para o nascimento.

  • 6. Faça um ensaio fotográfico

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Austin Wedding Photographers (@ronyeanddom)

    Muitas são as maneiras de usar fotos para anunciar a gravidez, e quando isso já tiver sido contado para todo mundo que mora com você, por que não fazer um ensaio fotográfico profissional para divulgar a notícia aos amigos e demais membros da família?

    Dá para desenhar na barriga, novamente chamar os pets para os cliques, escolher cenários como um parque ou uma praia e usar a areia e as folhas para escrever a mensagem, incluir elementos como roupinhas e bichinhos de pelúcia… solte a imaginação!

  • 7. Se vocês já tiverem outros filhos, faça com que eles contem a novidade

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Kailan Malcolm Bolden (@lilman_kai)

    Dependendo da idade das crianças, vale conversar com elas para que sejam as responsáveis pelo momento de contar a notícia. Tudo, é claro, tem de ser muito bem ensaiado. Outra opção é vestir os pequenos com uma camiseta com, por exemplo, os dizeres “promovido para irmão mais velho”, “irmão do meio”, ou qualquer outra mensagem engraçadinha que revele as boas novas.

  • 8. Comida + criatividade = combinação perfeita

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Ashley Ninette Humble (@ashleyy_humble)

    São inúmeras as possibilidades ao usar comida para anunciar uma gravidez, seja para o parceiro(a) ou para outras pessoas. Você pode, por exemplo, personalizar caixas de bombons, cookies, cupcakes e outros docinhos. Ou, então, escrever a mensagem com tinta própria para louça em um prato, esperar secar e servir o jantar nele, para uma surpresa assim que a pessoa terminar a refeição. Outra ideia é usar os alimentos para escrever o anúncio, em um almoço surpresa, por exemplo.

  • 9. Grave um vídeo

    Quando estiver sozinha, grave um vídeo de coração aberto para anunciar a gravidez da maneira que preferir: você pode soltar a criatividade e deixar a vergonha de lado, cantando uma música ou até dançando, se você fizer a linha desinibida. Se a pessoa para quem você quiser enviar o vídeo trabalhar fora de casa, organize a surpresa com os colegas de trabalho dele/dela e combine um horário para enviar o arquivo durante o expediente, deixando alguns cúmplices a postos para que registrem a reação de quem receber o vídeo. Outra ideia é, quando possível, chamar os amigos e parentes em casa e, de repente, colocar na TV as imagens do ultrassom. O resto fica por conta de vocês!

  • 10. Não se esqueça dos clássicos

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by ale cleary (@alecleary.az)

    Algumas alternativas para anunciar a gravidez são tão clássicas quanto fofas, e provavelmente a mais popular delas envolve a compra dos sapatinhos do bebê. Para inovar ou deixar a opção mais completa, monte uma caixa cheia de elementos que remetem à gravidez, que pode ser personalizada de acordo com quem vai recebê-la: o teste positivo, os famigerados sapatinhos, um macacãozinho, as imagens do ultrassom… Depois, é só escolher o momento certo de entregar o presente.

  • 11. Selfie surpresa

    Ainda na pegada das fotos, uma ideia divertida para anunciar a gravidez é chamar o parceiro(a) ou os familiares para uma selfie (com temporizador, não se esqueça!) e, na hora que o flash piscar, anunciar que você está grávida. O resultado vai ser, no mínimo, engraçado – e as expressões de cada pessoa falam por si só!

    Continua após a publicidade
    Publicidade