11 nomes que você nunca pensou (mas deveria) com a letra “A”

Você quer passar longe das escolhas convercionais e inspirar o pequeno ou a pequena que está vindo a ser autêntico(a)? Essa é a lista certa!

Por Isabelle Aradzenka Atualizado em 8 nov 2021, 19h29 - Publicado em 2 nov 2021, 10h00

A, B ou C? Já pensou em escolher o nome do bebê por sua inicial? Isso mesmo! Já que o apelido do pequeno pode servir de inspiração para a personalidade e as decisões dele, analisar cada pedacinho da estrutura da palavra é uma ideia que vai facilitar a seleção.

E nada melhor do que começar pela primeira letra do alfabeto, perfeito para os que querem estar no começo na chamada na escola! Apesar de nomes como Alice e Arthur serem lindos e estarem sempre no topo da lista dos mais queridos pelos pais nos últimos anos, aqui você encontrará opções bem diferentes e cheias de originalidade que podem inspirar o bebê que está a caminho a ser uma pessoa decidida e independente. Confira!

Ayla

Para os pais conectados com a natureza, Ayla será uma representação completa do espírito da família. Já que o nome, de origem turca, traz como significado “luz do luar” e “carvalho”, fazendo menção às árvores e à própria lua.

Aquiles

Lembrado pela sua força e beleza, Aquiles é um dos personagens mais conhecidos da mitologia grega. Foi um dos protagonistas da Guerra de Troia e é fonte de inspiração para o famoso ditado “calcanhar de Aquiles”, que se refere à fraqueza de alguém. Apesar de trazer como significado “dor do povo”, o nome carrega em seu valor simbólico a bravura e o heroísmo.

Angelita

Nasceu como variação de Ângela, de origem grega, e ganhou um espaço no coração dos pais italianos. A pronúncia doce de Angelita acompanha o seu significado, que se refere a “anjo mensageiro”, e pode inspirar atributos como harmonia e tranquilidade na pequena.

Abiel

Trazendo apelidos como Biel, o nome de origem hebraica é uma opção tradicional (apesar da pronúncia diferente), que tem como significado “Deus é meu pai”. Além disso, a variação também faz menção ao avô do personagem bíblico Saul, primeiro rei de Israel.

Aimi

Direto da Ásia, Aimi é um nome de origem japonesa e, assim como a sua pronúncia meiga, traz em seu significado “amor bonito” ou “amável”. Também pode ser encarado como uma variação de Aimee, de raízes francesas, que faz alusão a “amor” ou ainda a versão inglesa Amy, “aquela que é amada”. De qualquer forma, sabemos que não faltará afeto nessa pequena.

Alden

Se a intenção é estimular a inteligência e o companheirismo do pequeno ou da pequena, já pode colocar Alden no topo da lista.

O nome unissex é de origem inglesa e traz como significado “amigo sábio” e “aquele que sonha”.

Continua após a publicidade

Antonina      

A origem de Antonina é diversa, mas isso não diminui a sua originalidade. O nome pode ser encarado como uma variação de Antônia, de raízes nobres romanas, mas também é uma opção presente em países nórdicos.

O seu significado se refere a “inestimável” e “preciosa” (assim como a pequena que está vindo, não é mesmo?) e carrega apelidos carinhosos como Nina – que por si só, já é charmoso e faz parte da tendência dos curtinhos.

Andrei

De origem russa, Andrei faz referência a “virilidade” e, assim como a sua pronúncia, carrega força e potência como atributos. Apesar disso, o nome também é visto como uma versão singular de André (e tão bonita quanto), que faz alusão a um personagem bíblico discípulo de Jesus.

Amora

Fazendo parte dos nomes românticos, Amora também carrega como significado “amor”, além de fazer referência direta ao fruto silvestre queridinho de muitos pais brasileiros. A sua origem é um pouco misteriosa, mas de raízes latinas.

Ainda podemos destacar algumas curiosidades delicadas do apelido, como a formação da palavra “aroma” ao ser escrito ao contrário.

Armani

Apesar de hoje fazer referência direta ao mundo das grifes, Armani traz em seu significado “guerreiro”. É um nome tradicional italiano e, no Brasil, também pode ser utilizado como a variação Armane.

Anastasia

De origem grega, Anastasia carrega uma pronúncia carinhosa e o significado de “aquela que ressuscita”, comumente ligado à espiritualidade ou à perseverança e resiliência. É uma variação popular na região da Rússia e, no Brasil, pode ser empregada como “Anastácia”.

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá!)

Continua após a publicidade

Publicidade