Continua após publicidade

Guia de pais: o que esperar do desenvolvimento do bebê a cada mês

Especialistas detalham quais são as respostas físicas e emocionais que os pais podem esperar do primeiro ao décimo segundo mês de vida do bebê.

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 3 ago 2021, 16h07 - Publicado em 28 jul 2021, 18h50

Vivenciar a maternidade com atenção é interiorizar, dia após dia, que o processo de cada mãe único e o mesmo se aplica para o bebê. Mais do que características físicas singulares, como a cor dos olhos, tipo de cabelo e o peso, as crianças seguem trajetórias individuais de estímulos e respostas físicas e emocionais a partir deles.

Publicidade

Com isso em mente, o objetivo deste guia é construir uma base para nortear os pais a respeito do que esperar de seus bebês a cada mês. E para elaborar esta escala que permite monitorar o desenvolvimento da criança ouvimos as especialistas Jéssica de Moura Assunção, neuropsicóloga do Espaço Clínico Ápice; a pediatra Priscila Passarelli, pós-graduada em neurologia infantil; a psicóloga Anna Carolina Navatta, especializada em neuropsicologia; e consultamos o “O Grande livro do Bebê”, da pediatra Thatiane Mahet.

Publicidade

Vale ter em mente que, entre intervalos mais curtos, como do primeiro para o segundo mês, o bebê pode não demonstrar transformações tão visíveis, mas há sempre um refinamento acontecendo no que ele já vinha mostrando no período anterior e isso é essencial para o seu desenvolvimento.

Caso haja qualquer dúvida sobre a evolução esperada do pequeno, tenha o contato do pediatra que o acompanha em mãos para que ele possa acalmar as angústias que surgem quando nos questionamos: “será que meu filho está fazendo isso no tempo certo?”. Assim, o médico poderá analisar o caso do seu filho e lembrá-la que, como toda jornada, essa também envolve paciência, atenção e respeito.

Publicidade

Vamos aos sinais de desenvolvimento:

1º mês

2º mês

3º mês

Bebê-erguendo-a-cabeça-e-o-tronco-no-chão
(Picsea/Unsplash)

4º mês

5º mês 

 

Publicidade

Leia também: Bebê deve ser estimulado a segurar objetos desde o nascimento, diz estudo

6º mês

Bebê-sentado
(Mahmud Ahsan/Unsplash)

7º mês

8º mês

9º mês

Pais-ajudando-filha-a-dar-os-primeiros-passos
(Priscilla Du Preez/Getty Images)

Entre 10º e 11º mês 

12º mês 

Publicidade
Publicidade