Continua após publicidade

12 nomes de bebê com significados ligados à ideia de renovação

O início de um novo ciclo pode ser uma linda inspiração para homenagear a criança que logo chegará ao mundo

Por Ligia Moraes
31 dez 2023, 11h15

O desejo de renovar as energias costuma ser muito frequente no final do ano – não à toa, tanta gente aposta em simpatias e rituais. Queremos deixar as coisas ruins para trás e nos preparar para as coisas boas que a nova fase que está chegando pode nos proporcionar.

Então, pensando nas vibrações positivas que estão por vir, selecionamos 12 nomes de bebê masculinos e femininos com significados que simbolizam renovação. Inspire-se!

Mika

“Beleza do verão”

Mika vem do japonês mi (美) – beleza/ ka (夏) – verão, que quer dizer beleza do verão. É um nome muito utilizado para homenagear as meninas nascidas nessa estação, que, no Brasil, coincide com o início do ano. Ou seja, pode simbolizar a beleza do início de um novo ciclo.

Aurora

“O nascer do sol”, “aquela que brilha como o ouro”

Continua após a publicidade

De origem latina, Aurora significa amanhecer e remete a imagens da aurora boreal, que ilumina e colore o céu noturno nas regiões polares. Além disso, na mitologia romana, assim se chamava a deusa do amanhecer

Chloe

“Florescendo”

Chloe é proveniente do grego chloé, que faz alusão a florescendo e a fertilidade. É um nome de forte ligação com a beleza da natureza, mais especificamente associado à primavera, ao florescer e ao desabrochar das flores.

Kia

“Começo de uma nova estação”

Kia é um nome presente em várias regiões, como Oriente Médio e Escandinávia, trazendo simbologias diversas, como rainha ou ainda aquela que carrega Cristo. Mas, talvez, um dos seus significados mais bonitos venha do galês: o começo de uma nova estação. 

Continua após a publicidade

Zoe

“Vida”

O nome se origina da palavra grega zoe, uma referência a vida ou a vidente. Na mitologia, Zoe, símbolo da imortalidade, era uma das irmãs de Zeus. A sugestão também tem ligação com o judaísmo, quando os religiosos de fala grega começaram a usar o termo em substituição a Eva.

Anastácia

“Ressurreição”, “vida nova”

Trata-se de um nome feminino proveniente da palavra grega anastasis, (aquela que tem força para ressuscitar). Tem uma definição intimamente ligada à fé, por isso pode ser a escolha ideal para um bebê que nasce perto do Natal ou da Páscoa

Renato 

“Renascido” e “aquele que sobrevive”

Continua após a publicidade

Renato vem do latim renatus, traduzido como nascido de novo ou renascer. Também é atribuído o sentido de aquele que sobrevive à nomenclatura.

Fabiano 

 “Dotado de sorte e prosperidade”

Fabiano surge partir do latim faba, que remete a fava. Na antiguidade, a fava representava prosperidade para os romanos e também era utilizada para dar sorte. Dessa forma, é possível entender Fabiano como aquele é dotado de sorte e prosperidade.

Tales 

“O que floresce”

Continua após a publicidade

Florescer e verdejar são simbologias para Tales, uma derivação da palavra grega tháles. É um nome ligado à ideia de prosperidade e de uma conexão especial com a natureza.

Neo 

“Novo”

Neo vem do grego néos, uma alusão a novo. A sugestão ficou mais famosa por conta do sucesso do protagonista da franquia Matrix, interpretado por Keanu Reeves.

Lucas 

“Luz”

Aqui, estamos falando de um nome que se origina na palavra latina lux, cujo significado é luz. Lucas é uma opção clássica e atemporal, que carrega o  simbolismo de “luminoso”. 

Continua após a publicidade

Amil 

“Esperança”, “novos começo”

Amil tem origem árabe e é um nome muito presente em locais como Azerbaijão, Índia e Filipinas. No Híndi, língua oficial indiana, por exemplo, é associado ao sentido de transformação, esperança e a novos começos.

+ Veja aqui mais opções de nomes de bebê!

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade