10 nomes de bebê que são variações de Maria em português e outros idiomas
Estas sugestões trazem grafias diferentes, que são tradicionais em outras partes do mundo, além de simbologias encantadoras!
Tão tradicional no Brasil e no mundo, Maria é um nome que lembra a bebê do quanto ela é amada pela família! Sua origem é hebraica e a nomenclatura está presente na Bíblia, através da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. Com a popularidade, Maria ganhou uma tradução para cada idioma, além de versões diferentes da que estamos acostumados.
Algumas se distinguem apenas na escrita – com uma letrinha a mais ou a menos. Outras garantem simbologias diferentes para a chegada da pequena. Confira 10 nomes femininos que são variações de Maria. Eles podem ser uma forma de homenagear um parente ou ousar um pouquinho na escolha!
Mariah
“Pura”, “amada” e “soberana” e “estrela do mar”
Com a letrinha “H” no final, Maria ganha um charme, ainda que Mariah compartilhe o mesmo significado: “pura”, “soberana”, “amada” e “estrela do mar”.
Marie
“Pura”, “amada”, “soberana” e “estrela do mar”
Esta é a versão francesa do tradicional nome hebraico. Com um toque de delicadeza, Marie foi bastante utilizado pela realeza da França – como vemos na rainha Marie Antoinette (Maria Antonieta, em português).
Mari
“Estrela do mar”, “verdade”, “inteligente”, “pura”, “amada” e “soberana”
Curtinho e, muitas vezes, um apelido para Maria, a sugestão é a tradução galesa do nome. Além disso, quando se considera a origem japonesa, pode significar “verdade”, “amor” e “inteligente”.
Marisol
“Mar e sol”, “estrela do mar”, “pura”, “amada” e “soberana”
Radiante e rodeada de energia positiva! Este é, tradicionalmente, um nome de origem espanhola que significa “mar e Sol”. No entanto, suas raízes também remetem ao hebraico Maria, evocando sua simbologia para a bebê.
Marília
“Pura”, “amada”, “soberana” e “estrela do mar”
Esta versão tradicional brasileira carrega apelidos fofíssimos e originais para a garotinha, como Lili, Lilica ou Mari. Já o significado do nome é idêntico ao original, do hebraico, Maria.
Poliana
“Graciosa”, “pura”, “amada”, “soberana” e “estrela do mar”
A opção é o equivalente ao nome composto Ana Maria. Isso porque Polly é uma antiga versão de Mary (Maria, em inglês). Assim, o significado desta junção charmosa inclui “cheia de graça” à simbologia.
Mara
“Aquela que vem do mar” e “guerreira”
Pode ter surgido da mesma raiz hebraica que Maria, com uma referência a “estrela do mar” ou à “que vem do mar”. No entanto, marã também é uma palavra na língua indígena tupi, que remete a “guerra”.
Mia
“Lua”, “pura”, “amada”, “soberana” e “estrela do mar”
Além de ser uma versão curtinha de Maria, Mia tem raízes australianas, através da língua noongar, idioma do povo originário Noongar, que significa “lua” e “mês”.
Miren
“Rebelde”, “pura”, “amada”, “soberana” e “estrela do mar”
Miren é a versão falada de Maria no basco. Além de dividir o mesmo significado com a nomenclatura hebraica, esta opção pode fazer uma alusão a “rebelde”.
Mirelle
“Mar luminoso”, “admirada” “pura”, “amada” e “soberana”
Mirelle é uma versão cheia de significados! O nome pode ser uma tradução de Maria em línguas eslavas. Traz ainda significados próprios do irlandês muirgheal, que se refere a “mar” e “brilhante”, e do francês mireille, “admirar”.