Continua após publicidade

10 nomes compostos femininos para uma bebê cheia de personalidade

Eles são uma ótima opção para os pais que desejam homenagear a essência única da menina. Que tal escolher uma das nossas sugestões?

Por Ligia Moraes
1 nov 2023, 15h58

Escolher um nome composto para o bebê pode ser uma oportunidade única para dar um toque extra de individualidade à criança recém-chegada. É explorar um mundo de possibilidades e, como um quebra-cabeça, selecionar a opção que se encaixa perfeitamente para ela.

Há ainda a chance de oferecer à criança a flexibilidade de escolher como quer ser chamada. Além disso, as combinações têm o potencial de carregar histórias e tradições, sendo uma maneira bonita e sensível de homenagear avós, bisavós ou outras figuras significativas da família

Para trazer inspiração nessa decisão tão especial, selecionamos 10 nomes femininos compostos que prometem realçar a identidade singular da menina que está no forninho!

Maria Beatriz

“senhora soberana que traz felicidade”

Continua após a publicidade

Maria tem uma origem incerta, possivelmente vinda do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana, vidente”, ou do sânscrito Maryáh, uma referência a “pureza” e “virtude”. Já Beatriz se origina no latim Beatrice, indicando a “bênção que traz felicidade, mas também pode estar relacionado a Viatrix, derivado de “viajante”.

Ana Sophia

“sabedoria cheia de graça”

Ana vem no nome do hebraico Hannah, que quer dizer “graciosa” ou “cheia de graça”. Sophia tem origem no termo grego sophia, que pode ser traduzido como sabedoria.

Ana Liz

“graciosa e que seu Deus é Juramento”

Continua após a publicidade

Liz é uma abreviação para Elizabeth, nome inglês que possui origem no vocábulo hebraico Eliseba, uma alusão a “meu Deus é juramento” (deriva dos termos El, “Deus”, e sheba, “juramento”). E, como Ana quer dizer “graça”, o nome composto Ana Liz ganha um belo significado!

Nina Augusta

“pequena sagrada e sublime”

Nina é utilizado como abreviação de nomes italianos com essa terminação, como “Antonina” e “Giannina”. Por ser associado à ideia do “diminutivo”, ganha o sentido de “pequena”. Augusta, por sua vez, tem origem em Augustus, que quer dizer “sagrado”, “consagrado”, “elevado”.

Paola Fernanda

“pequena aventureira corajosa”

Continua após a publicidade

Paola é um nome feminino de origem italiana. Trata-se de uma variação de Paula, que tem origem no latim Paulus (“pequeno” ou “humilde”). O segundo componente desta combinação, Fernanda, apresenta raiz germânica. Sua etimologia está ligada às palavras fardi, que significa “viagem“, e nand, que remete a “ousadia”. Assim, o nome Fernanda é interpretado como “viajante ousada” ou aventureira corajosa”.

Larissa Beatriz

“agradável e cheia de alegria”

Larissa tem origem grega e mitológica, que está diretamente relacionado a uma ninfa conhecida como Lárissa.  Outro simbolismo grego para Lárissa está na associação com “acrópole” ou “cidadela”, uma fortificação construída em um ponto estratégico de uma cidade com o objetivo de protegê-la. Também pode significar “charmosa” e “agradável” O nome é uma boa combinação para a pequena Beatriz, que carrega alegrias.

Continua após a publicidade

Dora Alice

“dádiva de qualidade nobre”

Dora vem do grego dôron, que quer dizer “dádiva” ou “presente”. O nome Alice surgiu através das versões francesas Adaliz, Alesia, Aliz, cuja origem remete ao termo germânico Adelheid, formado pela união dos elementos adal, que simboliza nobre e haidu, uma referência a “qualidade”.

Maria Emília

“senhora soberana e que fala de modo agradável”

Maria, “senhora soberana”, forma uma junção interessante com Emília – nome que pode ter sido originado a partir da palavra em latim Aemilius, que tem o sentido de “rival”. Ligado à tradição grega, Aimylios – figura mitólogica – simboliza a pessoa “que fala de modo agradável”.

Continua após a publicidade

Sara Aline

“nobre princesa empática”

Sara tem raízes hebraicas e significa princesa. O nome provavelmente faz alusão a uma mulher esnobe, mas sensível e generosa. Aline é uma variante feminina do germânico Adalene, alusão a “nobre nativa”. A raiz germânica Adal significa “nobre” e ene é uma variação de Heid (“nativa”).

Ísis Aurora

“o trono daquela que brilha como o sol”

Ísis tem origem egípcia e é o nome da deusa da fertilidade, da maternidade e da magia. A palavra “Isis” ainda  deriva do termo egípcio aset, que se refere a “trono”. Do latim, Aurora simboliza o amanhecer e evoca imagens da aurora boreal, que ilumina e colore o céu noturno em regiões polares. Além disso, na mitologia romana, assim se chamava a deusa do amanhecer.

+ Encontre outras ideias (e descubra seus significados) na nossa ferramenta de nomes de bebê!

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade