Horóscopo chinês: veja as características do ano e da criança de Tigre

O ano novo chinês ocorre em 1° de fevereiro, pais, e podem esperar ares de renovação e muito movimento, já que 2022 é o ano do Tigre de Madeira!

Por Isabelle Aradzenka Atualizado em 29 dez 2021, 16h34 - Publicado em 1 jan 2022, 14h00

Se depender do horóscopo chinês, 2022 será acompanhado por ares de renovação e bastante movimento! Mas calma lá… Esta nova fase cheia de mudanças prevista pela astrologia oriental não se iniciará no primeiro dia de janeiro, como é comemorado no calendário que a grande parte dos brasileiros está familiarizada…

“O calendário chinês é lunissolar, ou seja, é baseado na lua e no sol, enquanto o calendário ocidental é baseado apenas no sol. Para as grandes celebrações, como o Ano Novo chinês, o calendário lunar é o utilizado e, por isso, esta data é móvel e geralmente cai entre o final de janeiro e início de fevereiro”, explica a consultora de metafísica chinesa, Marina Caramez (@bazi_by_marina)

Sendo assim, em 2022, as celebrações do ano novo chinês se iniciarão no dia 1 de fevereiro. E as diferenças não param pelas datas, Marina nos lembra que a astrologia chinesa é baseada na observação dos ciclos da natureza e cada ano é representado por um dos 5 elementos (Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira) e um dos 12 animais do zodíaco chinês: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Porco e Cão.

“Uma antiga lenda nos conta que o Imperador de Jade queria selecionar 12 animais para guardar o portão do céu através de uma corrida. Os que chegassem primeiro, teriam um lugar no calendário chinês como uma forma de homenagem. O primeiro a chegar foi o Rato, o segundo, o Boi, o terceiro, o Tigre e assim por diante”, revela a consultora.

2020 foi o ano do Rato de Metal, 2021 foi o ano do Boi de Metal e 2022 será o ano do Tigre de Madeira.

O que esperar do ano do Tigre de Madeira?

Marina explica que 2022 está relacionado com a estação da primavera, que é simbolizada pelas árvores e, por isso, pertencente ao elemento Madeira.  “A primavera contém a força dos recomeços e da expansão. Portanto, podemos esperar um ano mais próspero, com mais oportunidades de crescimento”, conta.

Ainda assim, não devemos esquecer das qualidades do animal deste ano na natureza: o Tigre, que geralmente não vive em grupo, nem compartilha os frutos de sua caça. “Assim, 2022 será uma fase com grande potencial de crescimento, mas combinada com alta competitividade. O Tigre chega cheio de energia, mas com muita fome também!”, explica a consultora.

E como será a criança de Tigre?

bebê-brincando-com-mãe
pixdeluxe/Getty Images

Sabemos que a astrologia ocidental dá grande ênfase ao mês do nascimento, já na chinesa o foco se volta ao ano em que a criança nasceu. Para os pequenos que chegam em 2022, ano do Tigre, podemos esperar bastante energia!

“Os bebês nascidos no ano do Tigre serão independentes, muito inteligentes e com grande habilidade intelectual, mas isso não é necessariamente sinônimo de notas altas na escola. Os Tigres focam mais naquilo que gostam, portanto, terão sucesso no campo que desperte o seu interesse”, conta Marina.

Continua após a publicidade

Também por conta dessa alma independente, as crianças nascidas do ano do Tigre vão se esforçar para fazer coisas além de seu alcance, mas podem apresentar certa dificuldade na hora de socializar.

Conselhos para os pais…

O pequeno ou a pequena de Tigre será bem sapeca e, por isso, o conselho da consultora vai no sentido de acompanhar de perto os avanços do filho, mas não interferir muito em suas decisões, ouviu, pais?

Ah, e se eventualmente a casa precisar de um sossego de toda a energia que o bebê de Tigre trará, os pais podem transformar as tarefas domésticas em grandes aventuras!

Não podemos deixar de ressaltar também a ajuda que o bebê de Tigre precisará quando for interagir com outras crianças, principalmente nos primeiros anos de escola. “Os pequenos Tigres são bons observadores, portanto, socializar com outras crianças pode se tornar um desafio. Seja paciente e gentilmente forneça orientação enquanto eles descobrem o seu lugar em cada círculo pelo qual se movem”, acrescenta Marina.

Atenção para os pais do ano do Macaco!

Os animais Tigre e Macaco possuem energias opostas, como explica a consultora. Sendo assim, para os pais que nasceram nos anos do Macaco (1956, 1968, 1980, 1992 e 2004), ou que apenas possuem o animal em alguma posição do mapa BaZi (mapa astral chinês), a chegada de um pequeno de Tigre pode se tornar um desafio.

Isso ocorre por que o Macaco traz a essência da sociabilidade, ao contrário do ar retraído e observador do Tigre. ”Talvez o papai ou a mamãe venham a se sentir frustrados, ou ainda achar que estão falhando em estimular o seu filhote a se socializar mais, quando, na verdade, o seu Tigrezinho só quer mesmo se divertir com aqueles dois ou três amiguinhos que ele ama de paixão!”, completa Marina.

Aceitem as transformações!

O ano do Tigre será um ano movimentado e de crescimento, bem diferente dos dois anos anteriores, Rato e Boi. Então, podemos ter certeza que os pais que receberão o seu pequeno Tigre em 2022 ganharão uma dose extra de movimentação!

“Não lute contra, acolha esse momento de grande transformação e mudanças, mas deixe seu pequeno Tigre saber quem é o chefe (ou seja, vocês, pais). Quanto mais cedo eles aprenderem que não podem dominar a todos, melhor será para eles e para todos ao seu redor no longo prazo”, aconselha a consultora.

Marina ainda complementa que, quando o pequeno mostrar o seu lado feroz e menos adorável (o que vai acabar acontecendo, pais), o ideal é esperar até que ele se acalme e, em seguida apontar gentilmente como resolver a situação da melhor maneira. “Não tente racionalizar quando eles estiverem chateados. Os Tigres responderão muito melhor a um gesto de simpatia!”, finaliza a consultora.

Continua após a publicidade

Publicidade