Horóscopo chinês: veja as características do filho nascido no ano do boi

O Ano Novo chinês começou e trouxe com ele o signo do Boi de metal, regente de 2021. Saiba o que esperar dos bebês que estão chegando por aí!

Por Ketlyn Araujo Atualizado em 12 fev 2021, 12h06 - Publicado em 12 fev 2021, 10h00

Existem duas maneiras de interpretar o início do calendário chinês, que ao contrário do ocidental não se inicia no dia 1 de janeiro. Conforme explica Adriana di Lima, consultora e professora de Feng Shui e astrologia chinesa, o calendário oriental chinês considera tanto as referências do Sol – por meio de um calendário solar -, quanto da lua (com um calendário lunar).

Para a maioria das práticas de Feng Shui, diz Adriana, considera-se o calendário solar, que ocorre entre 3 e 5 de fevereiro. Já o calendário lunar, que costuma pautar as festas e celebrações populares do Ano Novo chinês, como o Festival da Primavera, desta vez considera o dia 12 de fevereiro, sexta-feira, como o primeiro dia do ano.

Com a entrada do ciclo chinês, comemora-se também o começo de um novo período astrológico, representado por um dos 12 animais que formam o zodíaco oriental: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Porco e Cão.

O animal que rege 2021 é o Boi ou Búfalo e, portanto, crianças nascidas a partir de 3 de fevereiro deste ano costumam apresentar algumas características comuns. Além dos nascidos em 2021, os últimos anos regido pelo animal ocorreram em 1961, 1973, 1985, 1997 e 2009, e o próximo ciclo do boi acontecerá somente daqui a 12 anos.

  • A criança de Boi de metal

    Adriana ressalta ainda que o horóscopo chinês também carrega influência dos cinco elementos da medicina tradicional chinesa, que são a madeira, o fogo, a terra, o metal e a água, e cada um acrescenta mais características a cada signo. Em 2021 (assim como em 1961), por exemplo, o elemento que acompanha o signo do Boi é o metal.

    “Quando nós falamos sobre o nativo do boi, de maneira geral, são pessoas que trazem características de muita paciência e perseverança em seus deveres. Elas aparentam certa calma, mas internamente podem ser um verdadeiro vulcão prestes a entrar em ebulição. Dependendo do elemento que a pessoa traz, ele pode ser mais metódico ou ter uma característica de liderança, mas, no geral, é um agente que traz uma energia de muita força para caminhar firme rumo aos seus objetivos”, fala a professora.

  • Para a astrologia chinesa, o boi ou búfalo traz consigo uma energia de disciplina e autoconfiança. Ao levarmos isso para a infância, portanto, o pequeno nascido neste signo, seja qual for o seu elemento regente, possivelmente será capaz de arcar com seus deveres sem grandes problemas. Responsável, leal e confiável, é o tipo de criança que, ao se comprometer com algo, vai lá e faz, sem muita preguiça.

    Para garantir proteção ao bebê, investindo em amuletos ou peças que possam funcionar como potencializadores de energia, Adriana recomenda que seja usada a própria imagem do signo em questão. Por exemplo, a criança pode ter a imagem do animal representante do signo sob o qual ela nasceu em seu quartinho, e melhor ainda se o tipo de material dessa imagem também for correspondente ao elemento da criança no zodíaco chinês.

    “Um bebê nascido depois do dia 3 de fevereiro de 2021 é do signo de boi de metal, então seria interessante ele ter alguma peça que remeta ao animal com o material de metal”, exemplifica.

    Continua após a publicidade

    Para saber qual o elemento que representa cada signo chinês em determinado ano, são feitos estudos com base na data, local e hora em que a criança nasceu, mas tabelas com essas informações também podem ser encontradas.

  • Os pais de boi ou búfalo

    Já pais e mães nascidos sob o signo de boi, por serem mais eficientes e fortes com relação ao que se propõem a fazer, possivelmente podem exigir demais de seus filhos.

    “Se eles transferirem aquilo que reconhecem em si como potencial de força, de capacidade e energia, e entenderem que os filhos também podem alcançar seus objetivos, possivelmente serão pais mais exigentes do que os de outros signos”.

  • Como será 2021 regido sob o boi?

    Já que o boi representa, na astrologia chinesa, toda essa energia de disciplina e responsabilidade, essas serão características mais marcantes em 2021. Como explicamos, cada elemento dá um tom diferente para isso, mas como neste ano estamos sob o signo do boi de metal, a tendência é de maior rigidez em sistemas e ações.

    Para Adriana, o senso de responsabilidade e trabalho da autoconfiança também serão fatores marcantes, inclusive em nível pessoal, e este não deve ser um ano de muitas viagens e criações: o boi tende mais a manter as coisas do que transformá-las.

  • Quem nasceu sob esse signo, portanto, tende a sentir mais esses acontecimentos, tanto as energias mais favoráveis quanto as desafiadoras.

    “Os nativos podem aproveitar as energias favoráveis, quando pretendem alcançar objetivos e metas, já que a disciplina é algo fácil e que vai atendê-los de uma forma mais natural. Pode acontecer também, uma maior estabilidade nas relações, se o nativo prestar atenção nelas e valorizar a confiança e a honestidade.

    “A parte desafiadora, que é a teimosia que o boi traz, com uma tendência de não olhar para os lados e de caminhar sempre na mesma estrada, pode limitar um pouco as experiências do nativo deste signo”, reforça Adriana.

    A dica, então, é deixar as coisas fluírem, para que se possa usar de outras referências na hora de resolver problemas, agindo de formas diferentes das habituais.

    Continua após a publicidade
    Publicidade