Pare e olhe ao redor. Os brinquedos estão espalhados pelo chão, as lições se acumulando e o trabalho não dá uma trégua no Whatsapp. Você não tem a menor ideia do que fazer de janta e as pressões se acumulam como a louça na pia. Olha, tá tudo bem estar exausta. E quer saber? Têm dias que não dá mesmo pra colocar tudo em ordem e vamos ter que dormir sem ter terminado a lista de tarefas.
Quando o desânimo bate e é hora de acolher o cansaço. Vamos acalmar, tomar um banho e, quem sabe, até trocar a janta por um balde de pipoca. Chama todo mundo pro sofá que listamos títulos que vão distrair a família toda. Batizados nos EUA de “feel-good movies” (em livre tradução algo como “filmes para se sentir bem”) eles dão um quentinho no e deixam aquela sensação gostosa de esperança quando acabam.
Dê o play nos trailers para entender o enredo e confira um bom motivo pra assistir cada um deles:
1. Up – Altas Aventuras
É bom porque… trata com delicadeza diversos assuntos difíceis – o luto, a solidão, a falta de amparo – mas nos faz lembrar que podemos confiar nos outros (ainda que muito diferentes de nós) para nos acompanhar em nossas jornadas pessoais. E mais: que podemos sonhar alto, bem alto!
Onde assistir? – Disney+
2. O retorno de Mary Poppins
É bom porque… é perfeito pra estes momentos em que nos encontramos tensos e desacreditados. Tanto a babá mágica do clássico de 1964, quanto a da continuação de 2018, nos fazem recordar da infância e de como era agradável acreditar que vivíamos num mundo com mais fantasia e possibilidades.
Onde assistir? Prime Video (E ei, se você ainda não tem a assinatura, clique aqui pra fazer agora!)
3. Viva a vida é uma festa
É bom porque… nos recorda de quem somos e das verdades que carregamos conosco, independente do que digam os outros. Também é uma boa lembrança de como o amor da família é fundamental na nossa trajetória e não deve ser esquecido.
Onde assistir? Disney+
4. A vida secreta dos bichos 1 e 2
É bom porque… nos faz perceber que a vida não acontece só quando estamos olhando. De uma maneira bem espirituosa, o longa de animação ensina que não temos tudo sob nosso controle.
Onde assistir? Netflix
5. A loja mágica de brinquedos
É bom porque… nos faz sentir crianças outra vez. O filme de 2007 nos faz lembrar de que a magia pode estar escondida no dia a dia e que tudo pode ser mais divertido se a gente encarar os problemas com mais pureza e menos malícia.
Onde assistir? Prime Video
6. Ratatouille
É bom porque… fala sobre sonhos, estereótipos e aquela velha máxima de que não podemos desistir quando sabemos que levamos algo verdadeiro no coração. Parece clichê, mas um filme com um protagonista rato desmonta a previsibilidade da lição.
Onde assistir? Disney+
7. Ponyo – Uma amizade que veio do mar
É bom porque… te lembra que é preciso ter coragem para defender os amigos e para trilhar o seu próprio caminho. O filme do famoso Studio Ghibli leva a marca do surrealismo do estúdio japonês ao retratar uma amizade entre um garotinho e um peixe que vira menina. Mas ei, pais, há quem diga também que existe um subtexto sobre parentalidade por trás desta fábula… #atentos!
Onde assistir? Netflix
8. Wall-E
É bom porque… te deixa com a sensação de que sempre dá pra recomeçar. No amor, nas relações e até no cuidado com o planeta – o filme tem essa mensagem ambiental bem forte -, dá pra reconstruir se houver propósito, vontade, dedicação e amor.
Onde assistir? Disney+
9. Divertida Mente
É bom porque… ensina para as crianças sobre emoções e como acabamos ficando “sob controle” de uma delas em alguns momentos. Para os pais, também é um recado de como todos os sentimentos importam e devem ser acolhidos. É ainda uma jornada sobre autoconhecimento, resiliência e flexibilidade diante de crises e mudanças. Um prato cheio pra família toda!
Onde assistir? Disney+
10. O pequeno príncipe
É bom porque… resgata aquela criança curiosa que ainda habita dentro de nós, pra quem tudo é novidade. Na versão nova desta clássica história de Antoine de Saint-Exupéry, o mergulho filosófico continua presente, mas com um visual bem interessante.
Onde assistir? Netflix
*Caso você decida assinar o Prime Video com o link desta matéria, nós podemos receber uma comissão da Amazon.