5 assuntos do mundo materno que foram notícia em 2017

Avanços da medicina a favor da maternidade e reflexões sobre racismo estão entre o que mais repercutiu ao longo do ano.

Com o fim de 2017 se aproximando, é inevitável pensarmos em tudo que ocorreu ao longo do ano, sejam coisas lindas ou não tão boas assim. No mundo da maternidade, os assuntos que mais repercutiram trouxeram um mix de emoções: deixaram as pessoas felizes, emocionadas ou surpresas e também levaram à reflexão.

Relembre aqui os cinco assuntos que se destacaram neste ano:

1. Avanços da medicina permitiram gestações surpreendentes

No começo de dezembro foi anunciado o nascimento do primeiro bebê saudável fruto de um útero transplantado nos EUA. O parto ocorreu no hospital Baylor University Medical Center, em Dallas (Texas). A pedido da mãe, não foram dadas informações mais detalhadas, como a data do nascimento, o sexo ou o peso do bebê. Mas esta notícia é um passo adiante nas evidências a favor do transplante de útero. Vale lembrar que, na Suécia, desde 2014 já nasceram oito bebês saudáveis gerados em úteros transplantados.

E pouco antes do Natal veio outra notícia ligada aos avanços da medicina no que diz respeito à maternidade: um bebê nasceu a partir de um embrião congelado há quase 25 anos. Emma (na foto abaixo) veio ao mundo em novembro, pesando mais de 3 kg e medindo 50 cm. O embrião foi doado para Tina e Benjamin Gibson pelo National Embryo Donation Center, instituição norte-americana que encoraja famílias que possuem embriões congelados, mas não querem mais ter filhos, a doá-los para quem realmente não possa gerar um bebê – caso do pai de Emma, que é infértil devido a uma fibrose cística.

 (BBC/Reprodução)

2. Alternativas para realizar o sonho da maternidade ganharam evidência

Duas famosas que desejavam muito realizar o sonho de serem mães, mas não se viram em condições para uma gestação “tradicional”, resolveram suas questões de formas alternativas.

No Brasil, Karina Bacchi revelou que partiu para uma produção independente depois de uma cirurgia de retirada de trompas e de se separar. A atriz fez uma fertilização in vitro e escolheu um doador em um banco de sêmen internacional. Enrico Bacchi nasceu em agosto, em Miami (EUA), onde ela escolheu ter o bebê.

Karina Bacchi e Enrico

Karina Bacchi e Enrico (@karinabacchi/Instagram)

Kim Kardashian e Kanye West optaram por uma barriga de aluguel para aumentar a família, que já conta com os pequenos North West e Saint West. Kim enfrentou o acretismo placentário – uma penetração da placenta na parede uterina – desde a primeira gestação. Como a condição pode levar a uma hemorragia severa, colocando sua vida em risco, a empresária decidiu seguir os conselhos de seus médicos e gerar o bebê no útero de outra mulher. O terceirinho do clã Kardashian-West deve nascer no começo de 2018.

3. Racismo contra Titi gerou indignação e reflexão

Titi, filha de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, é amada, linda, estilosa, anfitriã de festa de aniversário dos sonhos, daminha de honra exemplar. Impossível não se derreter por esta pequena. Mas houve quem tentasse azedar toda essa doçura em 2017: a socialite Day McCarthy publicou um vídeo em uma rede social ofendendo a menina com comentários racistas.

Giovanna, Bruno e Titi

Giovanna, Bruno e Titi (@gio_ewbank/Instagram)

Giovanna e Bruno se pronunciaram sobre o racismo contra a filha, contando que as devidas providências legais estavam sendo tomadas. Na sequência, muitos anônimos e famosos se manifestaram a favor de Titi e contra o preconceito, gerando uma rede de amor muito mais forte do que as ofensas que causaram todo esse transtorno.

4. Gestações de famosas brasileiras foram acompanhadas de pertinho

Em fevereiro, Thaís Fersoza revelou que estava grávida de seu segundo filho. Ela e Michel Teló se descobriram grávidos novamente quando a primogênita, Melinda, tinha apenas três meses de vida. Teodoro nasceu em julho e, um mês antes, ganhou um chá de bebê em clima de festa junina. A gravidez de Thaís foi estilosa, cheia de looks de gestante incríveis.

Thaís Fersoza, Melinda, Teodoro e Michel Teló

Thaís Fersoza, Melinda, Teodoro e Michel Teló (@micheltelo/Instagram)

Eliana passou por uma segunda gestação delicada. Anunciada em abril, a gravidez da apresentadora inspirou cuidados a partir do quinto mês, depois de um descolamento da placenta que exigiu repouso absoluto. Ela revelou que precisou fazer uma cerclagem uterina, para evitar um parto prematuro. Manuela nasceu em setembro e Eliana voltou ao trabalho menos de dois meses depois do parto.

Surpreendendo a todos, Ivete Sangalo contou ao mundo em setembro que está grávida novamente. A cantora, que já é mãe de Marcelo, de 8 anos, agora terá gêmeas. As meninas são fruto de uma fertilização in vitro e devem nascer em fevereiro de 2018.

5. Famílias tiraram beleza e conforto de eventos tristes

Infelizmente, nem tudo é perfeito e feliz no mundo da maternidade.

Em janeiro deste ano, um casal dos EUA realizou um ensaio newborn que foi a despedida de William, gêmeo da menina Reagan (que está viva). O menino não teve o desenvolvimento do coração completo e, por isso, os médicos acreditavam que ele sequer nasceria. Os profissionais erraram e William nasceu, mas resistiu apenas 11 dias no mundo exterior. As fotos ficaram como recordação para os pais, Lyndsey e Matthew, definidos pela fotógrafa do ensaio como pessoas gentis e muito fortes.

Reagan e William

Reagan e William (Lindsay Brown Photos/Reprodução)

Outro casal dos EUA tirou bondade e beleza de uma situação adversa. Keri e Royce Young decidiram levar a gravidez de uma menina anencéfala adiante para poder doar os órgãos de Eva, que viveu apenas poucas horas. Eles já são pais de um menino de 2 anos de idade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s