Continua após publicidade

9 dicas para distrair as crianças em viagens de carro

Vai pegar a estrada com os pequenos? Selecionamos algumas ideias para ajudar seu filho a curtir o caminho

Por Da Redação
Atualizado em 29 abr 2023, 09h39 - Publicado em 22 dez 2022, 10h03
Salve Vidas e Evite Multas: Guia para Escolher a Cadeirinha de Bebê Ideal
Salve Vidas e Evite Multas: Guia para Escolher a Cadeirinha de Bebê Ideal  (Cavan Images/Getty Images)
Continua após publicidade

Você arruma as malas, prepara alguns lanchinhos, instala todo mundo na cadeirinha e coloca o pé na estrada, para aproveitar as férias. Mal fazem a primeira curva, na esquina de casa, lá vem a famosa pergunta: “A gente já tá chegando?”, com variações, como: “Falta muito?” ou “vai demorar quanto tempo?”. E assim vocês seguem até o destino final… Distrair as crianças no carro é um verdadeiro desafio!

Isso acontece, segundo a psicóloga infantil Cynthia Wood, da clínica Crescendo e Aprendendo (SP), porque os pequenos não têm a mesma noção de tempo que nós. “Para eles, é difícil compreender a dimensão de meia hora, uma semana, um mês, um ano. O tempo é uma eternidade”, explica. Portanto, seja em uma viagem curta, seja em um trajeto mais longo, eles vão perguntar do mesmo jeito. Ficar parado no carro, por tanto tempo, é um desafio para uma criança pequena, cheia de energia para gastar.

Por isso, com a ajuda da psicopedagoga Carol Braga Ferraz, da plataforma Conversa de Quintal, listamos algumas ideias que vão tornar a viagem de carro muito mais divertida para os pequenos – e para os adultos também! Anote aí!

1. Observem a paisagem

É simples, é um clássico, mas, muitas vezes, nos esquecemos do valor de simplesmente olhar ao nosso redor e ver o que há de diferente – e estimular nossos filhos a fazerem o mesmo. Chame a atenção para os campos, as montanhas, as casinhas na beira da estrada, as nuvens… Crianças adoram quando aparecem vacas e cavalos no caminho. Os túneis também são uma atração à parte. Ao entrar neles, vocês podem combinar de fingir que estão em uma montanha-russa e todo mundo levanta os braços. São detalhes básicos que divertem e ficam na memória.

2. Qual é a cor do carro?

Cada membro da família elege uma cor e todos começam a observar os carros que passam ao lado. Surgiu um veículo do tom escolhido por alguém? A pessoa ganha um ponto! Vence quem acumular mais pontos no final. Simples e rende boas risadas!

3. Playlist

Antes de viajar, preparem em grupo uma playlist com canções selecionadas por todos da família. Quando a música tocar, tentem lembrar quem foi que escolheu cada uma. E soltem a voz para cantar juntos também!

Continua após a publicidade

4. Jogos musicais

A ideia é fazer um “continue a música”. Nesse caso, a pessoa que começa a brincadeira canta um trecho de uma canção e para. Ganha quem souber continuar cantando, com a letra certa. Outra sugestão é alguém falar uma palavra e o restante do grupo pensar em músicas que contenham aquele termo.

Lei da cadeirinha: Guia de segurança para transporte de crianças em veículos
(Thinkstock/Getty Images)

5. Dó-Ré-Mi

Essa é uma proposta para fazer com crianças que já tenham iniciado a fase da alfabetização. Exige um pequeno preparo, que é pegar sete pedaços de papel e escrever uma nota musical em cada um: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Dobre-os e coloque em uma caixinha ou em um saquinho. Misture. Na hora de brincar, o primeiro participante pega o papelzinho e mostra o que está escrito. Se retirar a nota “mi”, por exemplo, todos devem dizer uma palavra que comece com essa sílaba – como “milho”, “mico”, “migalha”. Quem não souber ou quem citar um termo já dito fica fora de uma rodada.

6. Bingo de placas

Para essa brincadeira também é preciso um preparo prévio, mas tudo simples. Antes da viagem, faça cartelas como as de jogo de bingo, com nove números de duas casas cada (exemplos: 25, 34, 87). Fique de olho para que não haja duas opções iguais, ok? No caminho, cada pessoa ganha um lápis e uma cartela. Uma delas deve ser sorteada para ser o “líder” do jogo. Ela vai observar as placas dos carros que passarem perto para cantar os números vistos. Os participantes vão marcando e, quando uma fileira inteira for preenchida… Bingo!

Continua após a publicidade

7. Como chegamos até aqui?

Alguém começa a brincadeira falando uma palavra qualquer. A próxima pessoa diz uma palavra que tenha alguma relação com a anterior e assim por diante. No final, o grupo lembra do primeiro termo e do último, para tentar entender qual a relação entre eles. Por exemplo: cadeira > mesa > móveis > casa, e assim por diante.

8. Continue a história

Nessa brincadeira, todos colaboram para criar uma narrativa original. Uma pessoa começa e as próximas vão acrescentando sua parte no roteiro. Por exemplo, a primeira conta: “Era uma vez, uma galinha que estava na fazenda…”. Então, a seguinte continua: “A galinha encontrou um cavalo…”. O próximo complementa: “E aí o cavalo disse: ‘Olá, dona galinha, que lindo dia, não?’”. No final, a família terá uma história única!

9. Histórias para ouvir

Ler no carro é complicado, porque pode causar incômodos, como enjoos e dor de cabeça. Mesmo assim, dá para mergulhar em boas histórias no caminho, naquele momento em que todo mundo começa a se cansar das brincadeiras. Hoje, há vários podcasts com leituras para crianças. Selecione algumas antes de viajar e faça o download (para o caso de o sinal de internet na estrada estar ruim). Vai dar um soninho…  Quando as crianças acordarem, já chegou!

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.