9 dicas para distrair as crianças em viagens de carro
Vai pegar a estrada com os pequenos? Selecionamos algumas ideias para ajudar seu filho a curtir o caminho
Você arruma as malas, prepara alguns lanchinhos, instala todo mundo na cadeirinha e coloca o pé na estrada, para aproveitar as férias. Mal fazem a primeira curva, na esquina de casa, lá vem a famosa pergunta: “A gente já tá chegando?”, com variações, como: “Falta muito?” ou “vai demorar quanto tempo?”. E assim vocês seguem até o destino final… Distrair as crianças no carro é um verdadeiro desafio!
Isso acontece, segundo a psicóloga infantil Cynthia Wood, da clínica Crescendo e Aprendendo (SP), porque os pequenos não têm a mesma noção de tempo que nós. “Para eles, é difícil compreender a dimensão de meia hora, uma semana, um mês, um ano. O tempo é uma eternidade”, explica. Portanto, seja em uma viagem curta, seja em um trajeto mais longo, eles vão perguntar do mesmo jeito. Ficar parado no carro, por tanto tempo, é um desafio para uma criança pequena, cheia de energia para gastar.
Por isso, com a ajuda da psicopedagoga Carol Braga Ferraz, da plataforma Conversa de Quintal, listamos algumas ideias que vão tornar a viagem de carro muito mais divertida para os pequenos – e para os adultos também! Anote aí!
1. Observem a paisagem
É simples, é um clássico, mas, muitas vezes, nos esquecemos do valor de simplesmente olhar ao nosso redor e ver o que há de diferente – e estimular nossos filhos a fazerem o mesmo. Chame a atenção para os campos, as montanhas, as casinhas na beira da estrada, as nuvens… Crianças adoram quando aparecem vacas e cavalos no caminho. Os túneis também são uma atração à parte. Ao entrar neles, vocês podem combinar de fingir que estão em uma montanha-russa e todo mundo levanta os braços. São detalhes básicos que divertem e ficam na memória.
2. Qual é a cor do carro?
Cada membro da família elege uma cor e todos começam a observar os carros que passam ao lado. Surgiu um veículo do tom escolhido por alguém? A pessoa ganha um ponto! Vence quem acumular mais pontos no final. Simples e rende boas risadas!
3. Playlist
Antes de viajar, preparem em grupo uma playlist com canções selecionadas por todos da família. Quando a música tocar, tentem lembrar quem foi que escolheu cada uma. E soltem a voz para cantar juntos também!
4. Jogos musicais
A ideia é fazer um “continue a música”. Nesse caso, a pessoa que começa a brincadeira canta um trecho de uma canção e para. Ganha quem souber continuar cantando, com a letra certa. Outra sugestão é alguém falar uma palavra e o restante do grupo pensar em músicas que contenham aquele termo.
5. Dó-Ré-Mi
Essa é uma proposta para fazer com crianças que já tenham iniciado a fase da alfabetização. Exige um pequeno preparo, que é pegar sete pedaços de papel e escrever uma nota musical em cada um: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Dobre-os e coloque em uma caixinha ou em um saquinho. Misture. Na hora de brincar, o primeiro participante pega o papelzinho e mostra o que está escrito. Se retirar a nota “mi”, por exemplo, todos devem dizer uma palavra que comece com essa sílaba – como “milho”, “mico”, “migalha”. Quem não souber ou quem citar um termo já dito fica fora de uma rodada.
6. Bingo de placas
Para essa brincadeira também é preciso um preparo prévio, mas tudo simples. Antes da viagem, faça cartelas como as de jogo de bingo, com nove números de duas casas cada (exemplos: 25, 34, 87). Fique de olho para que não haja duas opções iguais, ok? No caminho, cada pessoa ganha um lápis e uma cartela. Uma delas deve ser sorteada para ser o “líder” do jogo. Ela vai observar as placas dos carros que passarem perto para cantar os números vistos. Os participantes vão marcando e, quando uma fileira inteira for preenchida… Bingo!
7. Como chegamos até aqui?
Alguém começa a brincadeira falando uma palavra qualquer. A próxima pessoa diz uma palavra que tenha alguma relação com a anterior e assim por diante. No final, o grupo lembra do primeiro termo e do último, para tentar entender qual a relação entre eles. Por exemplo: cadeira > mesa > móveis > casa, e assim por diante.
8. Continue a história
Nessa brincadeira, todos colaboram para criar uma narrativa original. Uma pessoa começa e as próximas vão acrescentando sua parte no roteiro. Por exemplo, a primeira conta: “Era uma vez, uma galinha que estava na fazenda…”. Então, a seguinte continua: “A galinha encontrou um cavalo…”. O próximo complementa: “E aí o cavalo disse: ‘Olá, dona galinha, que lindo dia, não?’”. No final, a família terá uma história única!
9. Histórias para ouvir
Ler no carro é complicado, porque pode causar incômodos, como enjoos e dor de cabeça. Mesmo assim, dá para mergulhar em boas histórias no caminho, naquele momento em que todo mundo começa a se cansar das brincadeiras. Hoje, há vários podcasts com leituras para crianças. Selecione algumas antes de viajar e faça o download (para o caso de o sinal de internet na estrada estar ruim). Vai dar um soninho… Quando as crianças acordarem, já chegou!