13 atividades de Páscoa incríveis e que você nunca pensou em fazer
Alinhavo de cenoura, quebra-cabeça de ovinhos... Se a ideia é fugir das brincadeiras tradicionais, temos aqui algumas ideias divertidas!
Simbologia religiosa para alguns, tempo de união e esperança para outros… A Páscoa traz um significado diferente para cada família, mas não podemos negar que para os pequenos a animação com a chegada do feriado está bastante ligada às atividades e guloseimas que essa época do ano propicia.
E as opções de divertimento não são poucas, viu? É possível apostar em brincadeiras mais clássicas, como a famosa caça aos ovos, ou então fugir do convencional e se inspirar em tradições de outras partes do mundo. Já para quem prefere atividades manuais, temos aqui um prato cheio!
Isso porque a temática de coelhinhos, ovos e cenouras permite um leque de ideias que esbanjam criatividade e prometem entreter a criançada por um bom tempo! Dá para fazer o próprio quebra-cabeça, criar um alinhavo temático e muitas outras opções que, de brinde, ainda exercitam habilidades motoras e ensinam a importância de reaproveitar os materiais.
Todos prontos? Então já forra a mesa da sala e vem conferir essas 13 atividades de Páscoa incríveis, que nunca devem ter passado pela sua cabeça antes!
1. Cada ovinho com sua metade
Que tal exercitar a coordenação motora e o raciocínio com um quebra-cabeça um pouquinho diferente? A ideia aqui é aproveitar a temática divertida da Páscoa e criar ovinhos com metades que se encaixam!
Para isso, separe dois retângulos de uma caixa de papelão. No que ficará por cima, faça recortes no formato oval (vale desenhar o ovo em um papel e utilizar como molde) e no de baixo convide o pequeno para soltar a imaginação com desenhos. O passo final é reproduzir o que foi desenhado nas peças soltas e deixar que o jogo aconteça!
2. Assopre sem parar!
Se a família pediu pizza na noite anterior (ou se encontrarem alguma caixa de papelão por aí), nada de descartar, pois a tampa pode se transformar em um tabuleiro perfeito para a brincadeira de sopro!
O passo a passo é simples: basta recortar coelhinhos, que serão fixados ao longo da caixa, deixando furos na região do rabinho. Em seguida, tenha um canudo em mãos e pompons, que podem ser substituídos também por alguma bolinha de plástico ou até de papel. Garantimos que a criançada ficará entretida por horas!
3. Coelhinho de folhas
Como já deu para perceber, a temática dessa época do ano é um prato cheio para artes de todos os tipos – até as que envolvem materiais tirados da natureza! Então já sabe: assim que encontrar folhinhas caídas no vaso ou jardim de casa, guarde e chame seu filho para criar a silhueta de coelhinhos. Para o rabo, é só soltar a criatividade!
4. Dedoches fofos
As opções de do-it-yourself (faça você mesmo) não param por aí! Na inspiração meiga da foto, foram criados dedoches de coelhinhos angelicais utilizando pedaços de caixas de ovos. Já a cabeça do animal foi feita com contas de madeira, mas até bolinhas de ping pong funcionam bem!
5. Acerte as bolinhas nos buracos!
Com certeza você já divertiu com um jogo parecido quando era criança! A proposta da brincadeira, que ganhou uma carinha toda especial por conta da Páscoa, é usar a concentração para mexer a caixa de forma com que as bolas coloridas cheguem nos respectivos buracos. De brinde, o pequeno ainda aprende mais um jeito bacana de reciclar e dar um novo propósito para os materiais!
6. Mochila temática
A caça aos ovos já é divertida por si só, mas temos aqui um jeito de deixá-la ainda mais lúdica (e duradoura) para os pequenos: criando uma mochila de costas, onde eles vão poder colocar os itens que encontrarem pelo caminho!
Os únicos materiais necessários são uma caixa de papelão (as de cereais tem o tamanho perfeito) e tinta ou giz de cera para personalizar. Todos equipados? Então é só ir atrás das pegadas do coelhinho!
7. Como o coelhinho está se sentindo hoje?
Como tudo na infância, reconhecer as próprias emoções também é um passo a ser aprendido, que ajudará a criança na relação com as outras pessoas, consigo mesma, além de ensiná-la qualidades como empatia e respeito.
E para dar uma forcinha nesse processo, que tal uma atividade divertida e que tem tudo a ver com a Páscoa? É só fazer o contorno do coelho e chamar o pequeno para ajudar na hora de desenhar as diferentes expressões do animalzinho (vale felicidade, surpresa, aborrecimento…). Quando for o momento de encaixar, aproveite e incentive o seu filho a nomear os sentimentos que vão surgindo!
8. Alimentando o coelho!
Essa atividade simples, mas muito fofa, promete agradar as crianças menores! Como em outras ideias aqui em cima, a caixa de papelão foi novamente utilizada (está aí um material versátil, hein?), recortando-se a área da boca do coelho. O pequeno pode participar da tarefa de criar as cenourinhas e depois colocá-las uma por uma dentro da caixa, como se estivesse alimentando o animal.
9. Craft com pregadores
O pregador de roupa ganhou uma nova função aqui! Junto com o item, deixe à disposição do seu filho papel sulfite ou algum mais durinho e pompons de artesanato ou que caíram de algum brinquedo. Mas se não tiverem este item, nada impede que o fucinho do coelho seja desenhado pela própria criança!
10. Transformando a sacola de papel
Quem disse que as atividades manuais exigem materiais super complexos? Talvez uma das mais fáceis de executar da lista, a criação só pede um único utensílio que você deve ter em casa: sacola de papel. Com recortes aqui e pinturinhas lá, dá para deixar o objeto com a carinha simpática de um coelho – e com certeza seu filho vai querer usá-lo na caça aos ovos!
11. Alinhavo divertido
O alinhavo é uma das atividades mais eficazes quando o assunto é exercitar a coordenação motora fina da criançada! Neste caso, ele foi feito no formato de uma cenoura e depois incrementado com papeis de laço verde, que imitam as folhas do legume. Ah, e se não tiverem à disposição a lã colorida, é possível adaptar usando um cadarço de tênis, desde que ele tenha as pontinhas duras para passar pelos furos.
12. Tosando o coelhinho
O pet shop é aqui? 😅 A sacada foi recortar o corpo do coelho e encher o recipiente de papel picado para que a criança se divirta “tosando” o pelo do animalzinho. Mas lembre-se de sempre usar tesoura sem pontas e manter a supervisão durante a atividade, viu?
13. Para soltar a criatividade!
Pratos descartáveis se transformam no rostinho de coelhos muito charmosos nessa inspiração! Para a customização, vale tudo: papeis coloridos, “olhinhos” de artesanato, flores, fitas e o que mais encontrarem por aí. Depois dá até para deixar o resultado exposto na parede do quarto, como item de decoração ou presentear alguém da família!