10 lojinhas do Instagram comandadas por mães para conhecer e contribuir

Apoie o empreendedorismo materno e fique por dentro de marcas com propostas artesanais, sustentáveis e customizáveis.

Por Ketlyn Araujo Atualizado em 29 jan 2021, 18h43 - Publicado em 30 jan 2021, 14h00

Ser mulher e empreendedora, em muitos casos, não é tarefa fácil. Ser mulher, mãe e empreendedora, então, costuma demandar ainda mais tempo, esforço e trabalho (físico e mental). Isso porque, mesmo com uma rede de apoio ativa, muitas mães têm de administrar, de uma só vez, os cuidados com os filhos, a realização de boa parte das tarefas domésticas e as demandas do negócio.

O empreendedorismo é escolha de diversas mulheres, tanto por vontade quanto por necessidade, apesar dessa última ser a realidade da maioria das mães empreendedoras brasileiras. Isso porque o mercado de trabalho, por mais que tenha demonstrado alguns avanços, ainda exclui mães, e a angústia do fim da licença-maternidade costuma surgir em muitas delas, que acabam ressignificando suas prioridades e necessidades no pós-parto.

  • Para completar, em 2020 veio a pandemia do coronavírus, ainda sem data certa para terminar. Se o setor econômico tradicional já foi severamente impactado, o de pequenos negócios sofreu danos ainda maiores – e também inchou, por conta das muitas famílias que tiveram membros demitidos e precisaram de um plano B. Mas nem tudo são más notícias, e mães empreendedoras estão aí, se reinventando e usando as redes sociais como ferramenta de apoio e reconhecimento.

    O Instagram é um ótimo local virtual para comprar de mães, e a variedade de produtos oferecidos por essas mulheres é um bônus. Para que você possa conhecer, consumir e contribuir com o empreendedorismo materno, selecionamos 10 lojinhas que encontramos por lá comandadas por mães.

    Ah! E a plataforma Compre das mães, iniciativa vinculada à nossas parceiras do Maternativa, também vale a olhada com carinho. Trata-se de uma vitrine virtual do trabalho de mães pelo Brasil todo.

  • UniverSOU Presentes Afetivos e terapêuticos

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by UniverSOU Presentes Afetivos (@universou_oficial)

    A premissa da UniverSOU, marca formada por 4 mulheres que também são mães, é promover o autocuidado por meio de produtos naturais, terapêuticos e sustentáveis. Com preço acessível, é possível encontrar por lá velas aromatizadas, banhos energizantes, óleos, pedras e cristais, só para citar alguns itens. Destaque, também, para os kits da UniverSou, ótimas opções para presentear alguém querido.

  • Canecas da Gabi

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Canecas da Gabi (@canecasdagabi)

    Como o nome já adianta, a Canecas da Gabi é uma marca especializada nos itens de porcelana artesanais, personalizáveis e feitos à mão, que agora também conta com chaveiros divertidos. A dona do negócio, Gabriela Mori, deixou o mundo corporativo para se dedicar a toda a produção, que se destaca pela qualidade e capricho dos desenhos e frases. Mais uma ideia das boas para dar de presente (inclusive para si mesmo/a).

  • Ana Taturana

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Anataturana (@oanataturana)

    Artesanato e maternidade se juntaram para dar vida à ideia de Ana Júlia, dona da marca Ana Taturana, que faz bonecas, naninhas e acessórios com design minimalista fofíssimo. Com proposta autoral e sensorial, os produtos chegam em poucas unidades, e são recomendados para crianças de todas as idades (incluindo bebês).

  • Lab Bordado

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Daniella Alves (@labbordado)

    Mãe solo, Daniella Alves é formada em Design Gráfico e expert em bordados, que na Lab Bordado enfeitam camisetas, quadros, chaveiros e outros acessórios, tudo personalizável de acordo com o desejo do/a cliente. O trabalho manual, aqui, é minucioso, e as peças são de muito bom gosto.

  • Cozinha da andorinha

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Cozinha da Andorinha (@cozinhadaandorinha)

    Com proposta vegana e opções de bolos e doces diversos recomendados para crianças pequenas e bebês, a Cozinha da andorinha apresenta um cardápio livre de produtos de origem animal, como leite e ovos, por exemplo. Instagramáveis, as delícias são baseadas na culinária afetiva, e permitem que os pequenos se deliciem tanto quanto os adultos.

  • Panah Natural

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Panah Natural (@panahnatural)

    Eli Monteiro, dona da Panah Natural, tem como principal intenção garantir o bem-estar de quem compra os produtos de sua marca. Entre as opções, todas com pegada natural e consciente, estão óleos vegetais e essenciais, cremes corporais, sabonetes, águas de beleza e kits de ervas, que servem para banhos energizantes e escalda-pés.

  • Um Toque de verde

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Suculentas, Cactos & +Verde. (@umtoquedeverde)

    Aimê Araujo é mãe, paisagista e empreendedora que decidiu transformar a paixão pela natureza em negócio. Na Um Toque de Verde, marca carioca, você vai encontrar suculentas, cactos e outras plantinhas, que servem tanto para a decoração da casa quanto para lembrancinhas diversas.

  • Flore o Ser

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by FLORE O SER colares BOTÂNICOS (@flore_o_ser)

    Se você gosta de acessórios criativos e que fogem do comum, a Flore o Ser é uma marca paulista de colares, brincos e pulseiras com design inspirado em folhas e flores. De produção artesanal e criado por Adriana Ferreira em meio a uma depressão pós-parto, o negócio começou para que ela trabalhasse o autoconhecimento, e acabou se expandindo.

  • Amor, pan y vino

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Amor, Pan y Vino (@amorpanyvino)

    Criada em maio passado em meio ao isolamento social ocasionado pela pandemia de coronavírus, a Amor, Pan y Vino é fruto de um casal formado por uma brasileira e um uruguaio, pais de duas meninas. Os dois resolveram juntar o talento na cozinha com as tradições de ambos os países, e hoje vendem quiches, antepastos e pães de diversos tipos em kits gastronômicos personalizáveis.

  • Débora Cassiano ateliê

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Débora Cassiano Ateliê (@ateliedeboracassiano)

    Débora Cassiano, não teve outra saída após a maternidade a não ser largar o ambiente corporativo e se dedicar ao próprio negócio. Inspirada pelos métodos Waldorf e Montessori, ela que tem mais de uma década de experiência como artesã, produz bonecas e bonecos de pano tão fofos quanto ricos em detalhes.

    Continua após a publicidade
    Publicidade