7 maneiras lindas de exaltar o nome do seu bebê na decoração

Separamos ideias criativas para enaltecer o nome lindo que vocês escolheram para o bebê e, de quebra, ficar com uma peça linda para o quartinho.

Com a pandemia do coronavírus, pais precisaram abandonar o sonho de pendurar o enfeite com o nome do bebê na porta da maternidade, já que visitas estavam restritas e, quanto menos tempo no hospital, melhor é para a saúde da mãe e do filho. Mas isso não significa que a decoração precise deixar a clássica ideia de lado, afinal, adaptações são sempre bem-vindas.

Em vez de usar a entrada do hospital, a aposta aqui é ressignificar cada espacinho do quarto do pequeno para lembrá-lo do belo nome que vocês escolherem para ele. Inicialmente, estes itens serão decorativos e deixarão o ambiente mais fofo e personalizado. Mas com o passar dos meses (e anos), o objetivo é que eles se transformem em atividades ou brinquedos para a criança viajar com as mãozinhas, enquanto se diverte ao descobrir seu próprio nome. É um reforço das letras na fase de alfabetização e um incentivo na hora de começar a escrita.

As inspirações são lindas e cheias de texturas! Confira:

1. Bordados da moda

Se rolar o feed do Instagram também se tornou um passatempo durante a sua gestação, provavelmente você percebeu que muitas pessoas começaram a praticar atividades manuais na quarentena. Uma delas foi o bordado e adivinhe só? Os resultados são lindos itens decorativos!

Além do nome em si, a família pode adicionar outros detalhes na tela para representar a criança, como mostra a foto abaixo em que irmãs gêmeas estavam chegando e cada uma ganhou um bichinho fofo para simbolizá-las.

Outra ideia que também fica um charme é confeccionar o bordado inspirado no que os pais são fãs e que, possivelmente, a criança também terá contato no futuro. Nesta daqui, a escolha foi de um produto personalizado na temática de tênis. Mas vale esporte, filmes, séries, músicas – o que vocês preferirem!

2. Apenas as iniciais

E se acharem que o nome completo pode destoar da decoração, uma saída é aproveitar as iniciais. São letreiros coloridos, de diferentes materiais e que, às vezes, podem ter até luzinhas para criar um ambiente gostoso na hora de colocar a criança para dormir.

Já quanto ela estiver acordada, o letreiro no seu campo de visão – e também onde as mãos alcançam – pode ajudá-la a treinar a coordenação motora e começar a assimilar, desde cedo, qual é a letra do alfabeto que inicia seu nome.

No caso de irmãos que dividem o mesmo quarto, as iniciais também podem ajudá-los a entender qual é a delimitação do espaço de cada um. 

3. Madeira com relevo

Ainda pensando na diversidade de texturas para as crianças explorarem, a madeira é um material precioso para confeccionar decoração e, mais tarde, ser transformada em brinquedo. Neste tema clássico de Safari, ela ganhou bichinhos coloridos na mesma altura do nome.

Já neste aqui, a ideia é menos clássica e mais moderna. Ela é pendurada como se fosse em um puxador usado de prego na parede, com o nome confeccionado em formato de bandeira. Ah, e reparou no detalhe da cordinha de couro para prendê-la? Especial!

E como já respondemos por aqui, plantas não prejudicam a saúde do bebê quando colocadas em seu quarto. Por isso, um arranjo bonito de flores pode ser usado para complementar uma das bordas da placa de madeira. Além de linda, as diferentes texturas da peça vão ser um prato cheio para os dedinhos das crianças.

E para os pais que amam o significado do nome do filho, uma frase que o lembra pode ser moldada junto no penduricalho. Assim, são dois ensinamentos em uma tacada só: a grafia de como o filho se chama e o motivo!

4. Que tal bandeirinhas?

No esquema de varal, pregado na prateleira do quarto do bebê, o nome pode ganhar como se fosse bandeirinhas, tipo de festa junina, com uma letra desenhada em cada uma. A ideia deixa o cantinho ainda mais gracioso, e o alfabeto claro para os anos que se seguem na primeira infância.

Há também a opção do nome ser confeccionado em apenas uma bandeira, conhecida também como “tag” e, assim como os bordados, ser complementada com outros itens que seguem a temática de decoração do quarto infantil.

Ah, e além de bichinhos e outros itens fofos, se quiser também vale encaixar o significado do nome do seu filho na peça, viu?

5. Nomes iluminados

Para os pais fascinados por luminárias, o nome do pequeno pode vir escrito dentro dela. Já no período de aprendizagem, a ideia trará ainda mais funcionalidade do que apenas clarear o ambiente. Antes de dormir, a família pode segurá-la e usar a imaginação para contar histórias sobre os motivos que levaram a como o filhote se chama.

E se quiser trazer ainda mais personalidade para esta iluminação, opte por uma peça de um tema que agrade tanto os adultos quanto as crianças, como é o caso do famoso “Pequeno Príncipe”. Nesta sugestão, o personagem principal ainda ganhou características físicas mais próximas da dos pais, como o cabelo mais escuro e os olhos puxados.

6. Guirlanda tipo de Natal

Ho-ho-ho! Para quem ama o Natal, vale se inspirar nas famosas guirlandas na decoração do quarto do pequeno. Aqui, no caso, saem as bolinhas e pinhas, e entra o nome do pequeno.  Com muita textura e diferentes materiais, a primeira opção é o crochê. Ele também voltou a bombar nas confecções feitas em casa e criam peças gostosas de manusear.

Mas se você procura algo mais moderninho, ainda utilizando o material, prefira usá-lo apenas em detalhes, como o exemplo abaixo. Ele é um arco vazado, em que o crochê compões belos arranjos de flores e o nome da criança.

Outra fofura é a guirlanda almofadada, em que o nome do pequeno ganha outros detalhes como um menininho e nuvens de feltro, também colocados em alto relevo. Este tipo de objeto pode ser ainda melhor para os bebês, já que não há nenhuma parte pontiaguda caso ele queira explorá-lo com as mãos.

7. Amigo dos blocos

E se vocês decidiram comprar blocos de montar para garantir a diversão da garotada, saiba que trazer algumas peças para a decoração pode mesclar beleza e incentivo à alfabetização dentro do mesmo quarto. Nos exemplos abaixo, as letras aparecem em diferentes materiais, cores, tamanhos grandes (importante para evitar engasgos nos bebês, por exemplo) e figuras que complementam o nome.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.