6 dicas para mães que querem empreender

Conheça a história de Nivea, que trocou o consultório pelo escritório em casa e começou um projeto para inspirar outras mulheres

Empreender é um desejo e frequentemente uma necessidade para muitas mães. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas de 2017, mais da metade das mulheres que tirou licença maternidade está desempregada até dois anos depois do nascimento do filho. A maior parte das demissões se dá sem justa causa e por iniciativa do empregador.

“Não só elas são demitidas quando acaba a licença maternidade e a estabilidade [garantida por lei], mas às vezes o próprio modelo corporativo atual não atende mais à mulher com um bebê em casa”, aponta Nívea Salgado, 39 anos, do blog Mil Dicas de Mãe, parceiro do Bebê.com.br.

Em 2010, quando ainda trabalhava como dentista, ela teve sua filha, Catarina. Em 2012, criou o blog sobre maternidade, primeiro como um hobby. “Mas sempre tive o sonho de transformar ele num negócio”, diz Nívea. Depois de dois anos conciliando a rotina no consultório com o blog, a renda do projeto pessoal cresceu e Nívea passou a se dedicar somente a ele.

Ela transformou a experiência que teve em seu novo projeto Mães Ricas, plataforma para compartilhar experiências e inspirar mulheres com filhos que querem ter seu próprio negócio. “O empreendedorismo materno é um nicho ainda mais específico e desafiador do que o feminino, pois a mãe tem que equilibrar mais pratos de uma vez”, comenta.

Veja algumas dicas dela para as mães que já são ou querem se tornar empreendedoras!

1. Conheça seus talentos

As possibilidades são muitas. Antes de decidir onde quer empreender, descubra no que você é boa e quais são seus pontos fortes. Fique atenta aos elogios que os amigos e à família fazem, ou tente lembrar os hobbies da adolescência e juventude, pesquise e faça testes.

2. Planeje-se

Se você já escolheu a área onde quer atuar, estude bastante sobre ela e o mercado. O site do Sebrae, por exemplo, dá até ideias de negócio e dicas mais práticas sobre formalização e administração. Veja quais são os principais concorrentes e destaques na área que você quer atuar e como pode se diferenciar deles.

3. Comece em paralelo

Dificilmente um empreendimento começa a ser lucrativo logo de cara. Por isso, caso você esteja empregada, pode dar seus primeiros passos enquanto mantém o emprego formal. Com o fácil acesso a internet você pode, com um custo baixo, começar a divulgar seu trabalho, estudar e fazer novas conexões.

4. Prepare o bolso e a mente

Diferente da lógica do emprego, que paga um salário todo mês, como dona de um negócio a situação financeira tende a ficar bem mais incerta. “Você tem que ser apaixonada pelo que faz, porque, mesmo que a gente saiba que o retorno financeiro demora para vir, na prática é muito difícil lidar com isso”, aponta Nívea.

5. Aproveite o tempo sozinha

As horas que os filhos passam na escola ou dormindo são uma ótima oportunidade para trabalhar focada, sem distrações. Deixe as outras tarefas mais cotidianas, como supermercado, para fazer com o filho quando possível. Vale também aproveitar o tempo de espera no médico ou em outras situações para responder dúvidas de clientes, postar nas redes sociais dos seus negócios e responder e-mails, coisas que demandam menos concentração.

6. Tenha uma rede de apoio

Ao decidir empreender, a família toda precisa entrar junto nessa! Vale repensar a rotina, passar novas tarefas ao pai das crianças e pedir ajuda para a família também. Outra dica bacana é fazer contatos com outras mães que empreendem, e talvez até na mesma área que você, por que não? Os concorrentes podem virar parceiros em projetos maiores, e ter um ombro amigo que entende o que você está passando faz diferença!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s