Continua após publicidade

10 nomes de bebê inspirados na mitologia nórdica e nos guerreiros vikings

Os mitos e os lendários exploradores presentes na cultura dos países do norte europeu podem trazer ideias poderosas para a família que espera um menino

Por Isabelle Aradzenka
Atualizado em 6 jun 2023, 17h37 - Publicado em 6 jun 2023, 17h12

As antigas regiões da Dinamarca, Noruega e Suécia abrigaram guerreiros destemidos, que compartilhavam diversos mitos fascinantes entre si! Se a família deseja um nome grandioso e que inspire muita força para o menino que está chegando, vale olhar com atenção para essa cultura.

Tanto a mitologia quanto os próprios Vikings são fontes de ideias únicas, que instigam o espírito aventureiro e a força da criança. A seguir, confira 10 nomes de bebê masculinos nórdicos que vão conquistar seu coração! Que comece a batalha para escolher o preferido rs!

Erik

“Governante eterno”

Um aventureiro destemido! Erik, o Vermelho, foi um renomado explorador e guerreiro viking. Assim, seu nome e as variações ganharam o sentido de “governante eterno”.

Arne

“Águia”

Continua após a publicidade

Esta opção curtinha é variação de Árni, uma referência a “águia”. Também é atribuído o sentido de “governante” ao termo, ou melhor, “aquele que reina como uma águia”.

Magnus

“Grande”

Este foi um nome muito utilizado por antigos governantes devido ao seu significado! Na tradução, alude a “grande” ou “ótimo”. Além disso, ainda hoje é uma escolha popular entre os escandinavos.

Sten

“Pedra”

Continua após a publicidade

Sten é uma tradução de Peter, ou Pedro, nas línguas germânicas. O nome escandinavo remete a “pedra”, e promete muita força para o pequeno!

Ragnar

“Guerreiro” e “conselheiro”

Ragnar foi um guerreiro lendário, que se tornou um rei dinamarquês. O vocábulo ainda faz referência à Ragnarök, o “fim do mundo” para a mitologia nórdica, atrelando à nomenclatura o sentido de “guerreiro” e “conselheiro”.

Continua após a publicidade

Ralph

“Lobo conselheiro”

Para um pequeno cauteloso e inteligente! Ralph deriva do nórdico antigo, através da expressão Ráðúlfr, e é traduzido como “lobo conselheiro”.

Igor

“Guerreiro” e “protegido”

Igor é um nome comum nas línguas eslavas, que surgiu através de Ingvar. Esta é uma nomenclatura nórdica que significa “protegido por Yngvi”, uma variação de Freyr, a deusa da fertilidade e da guerra.

Continua após a publicidade

Axel

“Pai da paz”

Para uma criança que promete ser cercada de tranquilidade! Axel, comum na forma de Aksel, é um nome escandinavo que remete a “pai da paz”.

Kai

“Guardião” e “guerreiro”

Kai tem origem incerta, mas traz belos atributos ao bebê! Em suas raízes escandinavas, pode simbolizar “aquele que guarda as chaves e a terra”. Além disso, recebeu o sentido de “guerreiro” em determinadas regiões.

Continua após a publicidade

Thor

“Trovão”

Um nome nórdico extremamente poderoso para o garotinho! Thor é uma alusão a “trovão”. Na mitologia, ele é o Deus do céu e filho de Odin, o mais importante dos deuses.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade