7 mudanças no corpo da grávida que quase ninguém conta
Elas não acontecem, necessariamente, com todas as gestantes e, apesar de comuns, não são alterações tão comentadas. Saiba mais!
A barriga cresce, os seios aumentam, a pele muda, as estrias podem aparecer… Algumas transformações corporais são evidentes na gestação e mais que conhecidas, mas não são as únicas que surgem ao longo das (mais ou menos) 40 semanas. Aqui, contamos outras alterações que, embora menos faladas, são normais e podem ou não acontecer. Confira a seguir!
1. Os mamilos escurecem
Na gravidez, há um maior estímulo dos melanócitos (células que produzem melanina) associado a alterações de progesterona e estrogênio, o que aumenta a deposição de melanina na pele. É isso que leva ao escurecimento dos mamilos e das aréolas, podendo formar até o chamado sinal de Hunter, uma espécie de aréola secundária. Essas mudanças são comuns no segundo trimestre e podem voltar ou não depois do nascimento do bebê.
2. Surge a linha nigra
Pelo mesmo motivo, pode aparecer uma linha mais pigmentada no meio da barriga, em sentido vertical: é a chamada linha nigra. Seu surgimento é possível em qualquer fase da gravidez, mas é mais frequente a partir do quinto mês. Ela tende a sumir de forma natural, de três a seis meses depois do parto.
3. O nariz aumenta
Além de partes do corpo já conhecidas por serem acometidas pelos inchaços, como pés e tornozelos, há a possibilidade de outras áreas também serem afetadas. É o caso do nariz – sim, isso mesmo! Algumas mulheres notam um aumento do tamanho do nariz durante a gestação, que pode ainda ficar mais larguinho. A “culpa” é dos hormônios aumentados (progesterona, estradiol e prolactina), bem como da circulação sanguínea prejudicada.
4. A vulva incha e muda de cor
Como acontece um aumento da vascularização local durante a gravidez, é normal que a genitália externa inche, já que há uma maior irrigação sanguínea. Além disso, a vulva pode adquirir um tom levemente azulado e é possível ainda que a textura mude. Os corrimentos vaginais (de coloração clara e esbranquiçada), em geral, aumentam. Depois do parto, essas mudanças tendem a ser revertidas.
5. Os pés crescem e alargam
Além do inchaço, que leva a um aumento do tamanho dos pés, acontece ainda um relaxamento dos ligamentos das articulações na gravidez. Com essa frouxidão, eles podem ficar maiores e mais largos, e não é incomum que não voltem mais ao tamanho que tinham antes.
6. O cabelo muda
Textura, formato, oleosidade e até cor! Por causa dos hormônios, o cabelo fica suscetível a diversas transformações durante a gestação. No pós-parto, novas mudanças podem aparecer, inclusive com a queda acentuada dos fios, mas tendem a voltar ao que eram antes com o tempo.
7. Axilas e virilha escurecem
Mais uma vez, é a quantidade de melanina na pele que leva ao escurecimento de axilas, virilha e parte interna da coxa. Assim como acontece com os mamilos, pode ou não voltar (total ou parcialmente) após o nascimento do bebê.