Correria, falta de dinheiro ou simplesmente esquecimento: não importa o motivo. Se não deu tempo de comprar um presente para este Dia dos Pais, não tem problema!
Separamos alguns tutoriais simples para que os pequenos produzam um mimo fofo, criativo e que com certeza vai agradar o papai. Afinal, bem sabemos que tudo que é produzido por estas pequenas mãozinhas tem muito mais valor!
Por isso, chama todo mundo e vamos fazer uma lembrancinha bem autoral e fofa para presentear no domingo!
É só escolher o seu preferido e dar o play:
1- Biscoitinhos dominó
Olha que ideia mais fofa de biscoitinho para dar para o papai e, de quebra, ainda jogarem uma partida de dominó. A massa é bem simples e com ingredientes básicos, como farinha, manteiga, baunilha, açúcar e ovo.
O charme fica por conta das gotinhas de chocolate para fazer as bolinhas de cada peça. Todo mundo vai querer tirar o duplo 6, né? Nham-nham!
2- Cupons de atividades e momentos felizes
Apesar do vídeo estar em inglês, a ideia é simples de entender. O intuito aqui é produzir um livreto de cupons com “vales ou vouchers” de atividades que o papai gosta, como “este cupom vale um café na cama” ou “use este cupom para trocar por uma noite de jogos com a família”, e por aí vai…
Para os menores, vale pedir ajuda da mamãe para escrever e as crianças só desenham em cada um dos vales. Caprichem nas ideias, tá? Vocês só irão precisar de papel, cola ou grampeador, canetinha e muita criatividade!
3- Origami fofo
O origami é nível intermediário, para quem já tem algum conhecimento, então vale dar uma ajudinha para os menores. Para finalizar a “camisa nova” do papai, escrevam uma mensagem bem carinhosa atrás. Ele vai guardar para sempre!
4- (Mini) álbum de fotos
O vídeo ensina a fazer direitinho cada passo, mas pode ser um pouco complicado para as crianças. Para simplificar, nossa sugestão é aproveitar a ideia central: pegar uma tira de papel tipo cartão ou cartolina e dobrar como se fosse uma sanfona.
Depois, em cada uma das faces, colar fotos da família. Se quiser incrementar, basta colar papel decorado para criar um fundinho.
Para finalizar, os pequenos podem caprichar no desenho da capa – uma sugestão fofa é usar macarrões como na foto de destaque da matéria e outros materiais para incrementá-la – e o álbum personalizado está pronto!
5- Bolinhas relaxantes
Se o papai anda muito cansado do trabalho, que tal fazer umas bolinhas anti-estresse para deixá-lo mais calminho? Aqui, a mamãe ou outro adulto responsável vai precisar ajudar a criança em alguns passos, ok?
O vídeo ensina vários tipos de bolinhas, algumas com materiais mais simples de ter em casa como maisena, água e glitter, e outros um pouco mais complicados como óleo de bebê transparente, mas todos usando bexiga. Só de ver já dá uma sensação gostosa, né?
6- Carteira de papel
Usando folhas coloridas, dobradura, tesoura e cola, este vídeo ensina a fazer uma carteira bem fofa para o papai.
O desenho da frente do item fica por conta das crianças e vale até fazer notas de dinheiro de mentirinha e colar uma foto 3×4 dos filhos na parte de dentro.
7- Cartão-raspadinha
Fácil de fazer, mas com resultado bem bacana! Primeiro, dobre uma folha formando um cartão e peça para as crianças desenharem dentro e na capa. Depois, cole fita adesiva transparente larga por cima do desenho interno e, usando um pincel, espalhe tinta guache. Espere secar e pronto! Ao presentear para o papai, explique que tem uma mensagem secreta que ele tem que raspar para descobrir.
Outra variação interessante desta brincadeira é criar uma raspadinha do amor: faça coraçõezinhos com “prêmios” escritos dentro, cubra com a fita adesiva e tinta. Aí é só pedir pro papai raspar para ganhar a prenda, que pode ser um abraço, um chocolate, um cafuné…
8- Porta-retrato de pedras
E não existe lista de crafts sem alguma ideia com palitos de sorvete, não é mesmo? Aqui, a ideia é criar um porta-retratos usando-os combinados com pedras bonitas que vocês encontrarem no parque ou no quintal de casa. Depois, é só caprichar no desenho do meio ou colar uma foto especial.
O vídeo é simples de entender e toda a parte usando cola em bastão as crianças podem ir fazendo. Já para a parte de usar a cola quente, é MUITO importante que apenas o adulto faça para evitar queimaduras, combinado?
Dica: caso prefiram não usar a cola quente, basta fazer com cola branca e esperar mais tempo para secar. Neste caso, melhor trocar as pedras maiores e mais pesadas por flores, folhas e outros itens mais leves e que permaneçam grudados apenas com a cola branca simples.