7 tutoriais de pintura facial que valem como uma fantasia para as crianças

Se a família ficou sem fantasia neste carnaval, aposte nas pinturas faciais para passar a data. São fáceis e superdivertidas de serem feitas!

Por Isabelle Aradzenka Atualizado em 25 fev 2022, 16h22 - Publicado em 27 fev 2022, 10h00

Este ano os pequenos ainda não poderão aproveitar a folia do carnaval pelos bloquinhos de rua, mas nada impede que a família faça uma comemoração muito animada com outras crianças da família ou amiguinhos próximo! E mesmo em uma festa caseira, o que não pode faltar de jeito nenhum são as tradicionais fantasias supercoloridas e cheias de glitter.

Mas se por aí não deu tempo (ou faltou grana) para preparar um traje especial para a ocasião, não se desesperem pais! As crianças ainda podem curtir o carnaval a caráter com a ajudinha de acessórios caseiros – que tal uma fantasia de pirata ou uma tiara a la Frida Kahlo? – ou com uma opção mais fácil ainda: uma pintura facial!

As pinturas, além de serem chamativas e contarem como uma fantasia por si só, podem ser feitas em questões de minutos com a ajudinha de tutoriais bem explicadinhos como os que separamos a seguir. Os vídeos contam com a participação de profissionais para nos inspirar a criar lindos desenhos no rosto das crianças. Lembrando que você sempre pode adaptar as ideias para as cores e formatos que os pequenos mais gostarem!

Para acompanhar os tutoriais, você vai precisar de um kit de tintas faciais infantis e alguns pinceis de maquiagem. Antes de usar os produtos, preste bem atenção nas recomendações de aplicação e certifique-se de que ele é adequado para a criança.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reforça que a pele dos pequenos é mais fina e sensível que a dos adultos e, por isso, é recomendado o uso de cosméticos à base de água. Vale também fazer um teste de contato antes de aplicar no rosto todo e muita atenção a qualquer sinal de irritação ou reação alérgica, combinado?

Pincéis a postos? Vamos lá!

1. Pintura de arco-íris

Vamos começar com uma ideia mais simples, mas que vai arrasar! Neste vídeo, você vai precisar basicamente de um kit de tintas faciais em “block”, ou seja, que venham compactadas na embalagem para facilitar a pintura. As cores da maquiagem podem ser fiéis ao nosso conhecido arco-íris ou algo mais original, com os tons favoritos da criança.

A produção vai precisar da ajuda de uma esponjinha e um kit de pincéis, sem esquecer da tinta branca para os detalhes finais. A partir daí, é só seguir os passos do vídeo para fazer um lindo desenho de arco-íris.

2. Maquiagem de cachorrinho

As clássicas pinturas de animais não podiam ficar de fora da lista e para facilitar um pouco o trabalho por aí, vamos nos inspirar nesta make fofíssima de dálmata. O vídeo está em inglês, mas se você tiver por perto um kit de pincéis e tintas nas cores preto, branco, vermelho e marrom, vai dar tudo certo!

Para os primeiros passos, se preocupe em delimitar quais vão ser as “manchinhas” de base, que podem aparecer nos olhos, nariz, boca e até na bochecha. Com elas prontas, podemos partir para os detalhes que vão dar a vida para esta pintura: os bigodinhos e algumas pintas. Se o pequeno quiser, vale desenhar uma língua de fora e finalizar tudo com bastante glitter pelo rosto!

3. Unicórnio colorido

Os unicórnios não saem de moda entre as crianças e apostar numa pintura inspirada neles é sucesso na certa! Para este tutorial, separe uma paleta de tintas bem colorida e fofinha que combine com o look que o pequeno ou a pequena irá usar.

A pintura não tem segredo, comece delimitando a área do chifre e das orelhas com uma tinta branca e depois contorne-as com as demais cores escolhidas, acrescentando também alguns detalhes bonitinhos como o vídeo indica. Para dar um acabamento na maquiagem, pode apostar em um contorno com tinta preta pelo desenho e bastante glitter, afinal, é carnaval!

Continua após a publicidade

4. Inspirada no Homem-Aranha

Outra paixão dos pequenos e das pequenas são os personagens da cultura pop. Nesta inspiração, você pode criar uma máscara do queridíssimo Homem-Aranha em poucos minutos, então já deixe aí separado as tintas branca, preta e vermelha para esta aventura.

Assim como as demais artes, o começo desta pintura é delimitando as áreas brancas, acima dos olhos, e depois completando o resto da testa e bochechas com a cor vermelha. Com isto feito, desenhe as teias em preto pelo rosto e finalize separando uma blusa azul para combinar com a maquiagem da criança!

5. Rainha ou rei de gelo

Neste vídeo aqui, a inspiração vem direto do mundo gelado de “Frozen”, mas nada impede que você adapte as cores e detalhes da maquiagem para formar uma linda pintura atemporal! E assim como a nossa inspiração de arco-íris, aqui também utilizaremos as queridinhas tintas em “block”.

Neste vídeo, a mãe começa formando os “gominhos” da tiara com um lindo efeito degradê. Com eles prontos, podemos partir para aplicar o glitter e até algumas pedrinhas brilhantes pelo rosto e finalizar com detalhes chamativos em tinta branca!

6. Make perfeito para quem ama dinossauro

Algumas crianças podem preferir uma pintura delicada, mas sempre tem aqueles pequenos e pequenas que vão pedir algo mais selvagem! Se este for o caso, aposte nesta inspiração de dinossauro (que também pode ser feita em outras cores, pais)!

O primeiro passo consiste em desenhar uma máscara ao redor dos olhos da criança com a cor base da maquiagem. Em seguida, acrescente os espinhos e os detalhes do dinossauro com uma tinta branca e finalize contornando o desenho com preto.

7. Chamando todas as sereias!

Esta inspiração pode parecer um pouquinho mais complexa, pais, mas podemos facilitar a pintura diminuindo o número de cores que vamos utilizar como base e ainda assim deixar o pequeno ou a pequena super alegre com uma maquiagem digna de sereia.

Comece depositando com uma esponjinha as cores de tintas escolhidas pela criança e depois utilize um molde (pode ser uma meia-calça arrastão ou uma redinha de frutas) para aplicar a tinta branca por cima desta camada, como demonstrado no vídeo. Com isto pronto, é só finalizar a pintura com detalhes em branco, bastante glitter e pedrinhas brilhantes. Um show, não é mesmo?

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade