6 atividades para a criança reaproveitar papéis rabiscados
Aprenda brincadeiras que ajudam a desenvolver a coordenação motora reutilizando folhas que iriam diretamente para a reciclagem!
Sabe aquela pilha de rascunhos – impressões que deram errado, folhas em que os pequenos desenharam, textos que você não quer mais guardar…? – antes de mandar tudo para a reciclagem, ainda dá para aproveitar um pouquinho mais! Elencamos aqui algumas atividades com papéis usados para bebês e crianças que, além de divertir, trabalham a coordenação motora. Veja a seguir:
1. Desembrulhar objetos
Quem tem bebê na família sabe a diversão que é “descobrir” algo. Seja seu rosto atrás da coberta (repetidas e repetidas vezes), seja um objeto camuflado. A ideia desta atividade é simples: basta escolher alguns itens e embrulhá-los com os papéis para que a criança os desembrulhe. Não precisa de fita adesiva nem nada elaborado. A intenção é justamente que o pequeno consiga fazer tudo sozinho, com suas próprias mãozinhas. Também não se prenda a brinquedinhos – apresente outros objetos da casa.
2. Picar papel
Sim, a sugestão é simplesmente esta: rasgar papel. Ideal para os bebês que estão começando a explorar do que as mãos são capazes. Mostre como se faz e deixe que ele siga o exemplo. Esta atividade é fácil e contribui para o desenvolvimento da coordenação motora.
3. Treinar o uso da tesoura
Você não precisa esperar a escolinha para apresentar a tesoura ao seu filho. Com todo cuidado, escolhendo um modelo adequado à infância e quando você achar que a criança está pronta para começar, vale sugerir a seguinte atividade: corte uma folha em tiras de aproximadamente dois centímetros de largura e mostre como cortá-las em quadradinhos a partir de uma das pontas. Essa é uma habilidade que parece simples, mas exige treinamento.
4. Treinar com cola
Depois de cortar, uma boa ideia é usar a cola com os pequenos! Mostrar que é possível grudar um pedaço de papel em outro tem um efeito encantador na primeira infância. No início, a versão em bastão tende a ser uma opção melhor, pois não exige força para apertar o tubo e faz menos sujeira.
5. Fazer dobraduras
Que tal transformar velhos rascunhos em origamis? Eles podem ser simples ou mais elaborados, não importa. A ideia é que a criança se divirta enquanto trabalha a coordenação, a atenção e a destreza dos dedos.
+ Clique aqui para ver 10 tutoriais de dobraduras fáceis para fazer com as crianças
6. Embrulhar objetos
Se para os pequenininhos a graça é desembrulhar, para os crescidinhos o desafio é justamente o oposto. Com habilidades de cortar o papel, ter noção de tamanhos, usar fita adesiva e outras, esta é uma atividade e tanto para a coordenação das crianças maiores. Vale embrulhar um livro, uma caixa de sapato ou o que a imaginação mandar!