Continua após publicidade

14 atividades divertidas para estimular os filhos de 0 a 6 anos em casa

As brincadeiras são divididas para cada fase e o objetivo é que o pequeno possa se divertir enquanto aprende!

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 1 ago 2020, 14h00 - Publicado em 1 ago 2020, 14h00

Entreter as crianças em casa não é fácil, especialmente depois de tanto tempo em isolamento social para combater o novo coronavírus. Mas a consciência de que a medida continua a ser a mais efetiva para proteção das famílias tem levado instituições a organizarem materiais gratuitos de atividades para que pais possam receber apoio mesmo de longe.

Publicidade

Recentemente, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) desenvolveram o “Guia de brincadeiras para famílias com crianças do nascimento aos 6 anos”. Como o documento reforça, a ideia não é que pais e cuidadores substituam creches ou pré-escolas. Mas possam contribuir para o desenvolvimento da criança como ser humano.

Publicidade

“Promover a brincadeira, dar afeto, interagir e se comunicar com o bebê ou a criança é o que de melhor você pode fazer por eles neste momento para continuar incentivando o desenvolvimento em casa. O que mais eles precisam é de você junto deles neste momento”, enfatiza o guia.

Principalmente para as crianças menores, vale ter em mente que está tudo bem se ela não quiser brincar naquele momento com o que você indicou. Mas amanhã ou na próxima semana, pode ser que uma nova oportunidade apareça. Sempre que puder, ofereça novas ideias e também observe quais têm sido as escolhas do seu filho. Percebê-lo como uma pessoa em formação que também tem suas preferências é essencial.

Publicidade
Continua após a publicidade

Com este cuidado, as instituições liberaram 20 brincadeiras diferentes para cada faixa etária, mas sinta-se livre para tentar as atividades de outra fase também. O importante é levar o pequeno em consideração e se divertir!

Veja só algumas ideias:

Publicidade

Para bebês de 0 a 18 meses

Para crianças de 17 meses a 3 anos e 11 meses

Para crianças de 4 a 5 anos e 11 meses

Publicidade

Publicidade