Temperatura em alta e crianças em casa: essa combinação pede brincadeiras divertidas – de preferência, lá fora! Ok, os pequenos são plenamente capazes de inventar o que fazer para curtir os momentos de lazer, mas, de vez em quando, o tédio bate e você pode dar uma ajudinha. Precisa de inspiração para estimular a criatividade dos seus filhos nessas férias de verão? Selecionamos aqui algumas atividades perfeitas para a temporada!
Pescaria
Ver essa foto no Instagram
Com uma bacia, aqueles elásticos de cabelo fininhos, de plástico, e palitinhos de churrasco você faz uma pescaria que vai deixar os pequenos ocupados por um bom tempo. Basta colocar água no recipiente, jogar os elásticos e dar um palitinho para cada criança (cuidado com as pontinhas!). A brincadeira é ver quem consegue pegar mais. Dependendo da idade dos participantes, dá para tornar o desafio mais difícil, associando um número de pontos a cada cor de elástico.
Bexiga “surpresa”
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade
Em um barbante, há bexigas de cores diferentes penduradas. A brincadeira é jogar um dado, em que cada lado corresponde a um balão. No vídeo, as faces do objeto têm as cores das bexigas, mas dá para colocar apenas números com canetinha hidrográfica, por exemplo, para identificar. Dependendo de como cair o dado, a criança senta embaixo do balão, que é estourado. Alguns podem ter água, outros um brinquedo, outros podem não ter nada… O legal é a surpresa mesmo. Atenção apenas aos pedaços de bexiga estourada, que tendem a ser perigosos. Oriente os pequenos a jogá-los fora imediatamente.
Tênis diferente
Ver essa foto no Instagram
Para jogar em dupla, a brincadeira pode acontecer tanto fora quanto dentro de casa, naqueles dias de chuva de verão. É uma espécie de tênis ou pingue-pongue com tudo improvisado. Então, a própria preparação já vira uma diversão! No meio, um tecido funciona como rede. As raquetes são feitas com pratinhos descartáveis, fita crepe e um pedaço de madeira (que pode ser qualquer outra coisa que você tenha em casa, como réguas escolares). Com tudo pronto, basta encher uma bexiga e começar o jogo. Que tal deixar as crianças definirem as regras? Não pode deixar a bola cair no chão, não pode encostar na rede…
Receitinha refrescante
Ver essa foto no Instagram
Que delícia tomar um picolé naquele dia quente de verão, né? A sugestão é que a família prepare seu próprio sorvete. Este aqui é de morango, mas dá para usar a fruta que tiver em casa. No liquidificador, bata morango, banana, iogurte grego, leite e sementes de chia. Depois, é só levar para as forminhas e colocar no freezer, até congelar. Se não tiver forminha, use palitos de sorvete e copinhos descartáveis.
Na era jurássica
Ver essa foto no Instagram
Nessa brincadeira, você usa aqueles pequenos dinossauros de brinquedo e coloca dentro de uma bexiga. Então, enche o balão com água e leva ao freezer. Quando endurecer, retire, corte a pontinha e tcharaaaan: você terá um ovo congelado com um dinossauro no meio! Dá para brincar com ele em uma bacia, na piscina, no banho, no jardim… É uma alegria esperar derreter e resgatar o bichinho lá de dentro.
Borboleta personalizada
Ver essa foto no Instagram
Fazer arte e transformá-la em brinquedo é uma atividade interessante para qualquer momento. Aqui, a ideia é pegar um pratinho descartável, cortar na metade, recortar o centro dos dois lados e uni-los pelas bordas opostas, formando uma borboleta. Improvise uma antena com barbante, lã, arame ou o que você tiver em casa. Preencha o vão das asas com papel contact ou com fita adesiva transparente. Dê pedacinhos de papel colorido recortados para a criança colar: celofane e papel de seda funcionam bem.
Tinta DIY
Ver essa foto no Instagram
Que tal fazer sua própria tinta de giz? A receita é fácil e pode render horas e horas de diversão (com muita criatividade). Em uma forminha, em potinhos ou no recipiente que você tiver em casa, ajude seu filho a misturar água, amido de milho e corante alimentício. Só um pouquinho de corante já rende bastante! Então, escolha uma superfície em que ele possa pintar à vontade e deixar a imaginação fluir. A tinta sai fácil com água, viu?
Brincando com sabão
Ver essa foto no Instagram
Você não precisa investir em brinquedos caros ou em itens sofisticados para arrancar os melhores sorrisos das crianças e criar memórias felizes. Algo simples e cotidiano, como espuma, já é mais do que suficiente! Use sabão e água, em um espaço em que não tenha problema molhar, e veja a mágica acontecer. Dá para complementar a brincadeira com itens que você tenha em casa, como esponjas e bacias. Um banho nas bonecas ou um lava rápido para os carrinhos podem fazer parte da diversão. Dependendo da idade do seu filho, só fique de olho para evitar que ele coloque o sabão na boca e nos olhos. Cuidado também para que não escorregue.
Fotos inusitadas
Ver essa foto no Instagram
Se sua família estiver em algum lugar em que seja possível apreciar o pôr do sol, que tal aproveitar o momento para tirar fotos com perspectiva forçada, como essa? Talvez o resultado dos cliques amadores não fique tão perfeito, mas dá para brincar e se divertir no processo.
Pulseira de plantas
Ver essa foto no Instagram
Mais simples impossível: para essa brincadeira, você vai precisar de fita crepe ou de qualquer outra fita adesiva. Enrole-a no pulso das crianças, com a parte colante para fora. Aí, é hora de começar a exploração! Em um passeio por um parque, na praça ou em casa mesmo, a ideia é procurar plantinhas e flores para colar e criar uma pulseira única – e belíssima!