Alimentação durante a amamentação: quais cuidados a mãe deve ter?
Saiba mais sobre quais tipos de alimentos ajudam para quem busca um leite mais saudável para o bebê – e aqueles que devem ser evitados
Não há alimento que substitua o leite materno no começo da vida da criança. De fato, até o sexto mês de vida de um bebê, quando costuma começar a introdução alimentar, o peito da mãe deve ser a única origem dos nutrientes que eles ingerem. Mas, para esse leite ser saudável, ainda é preciso cuidar o que se coloca no prato – nesse caso, no prato da lactante.
Mães que estão dando de mamar aos seus filhos precisam ter atenção redobrada à própria alimentação e também à hidratação. Afinal, é a combinação dos benefícios nutricionais presentes na comida com a água que garante um leite com a riqueza e volume adequados para sustentar o bebê em seus primeiros dias e proporcionar um crescimento cheio de vitalidade.
Saiba quais cuidados devem ser observados na hora de garantir uma alimentação saudável e balanceada durante a fase de amamentação.
O que comer?
Priorize a chamada “comida de verdade”, isto é, alimentos que permaneçam o mais próximo possível de sua forma natural. Mantenha uma dieta equilibrada com boas doses de proteínas, vitaminas, fibras e outros nutrientes essenciais, priorizando frutas, verduras e hortaliças in natura – não se esqueça de lavá-las bem antes do consumo.
Pessoas que não têm restrição ao consumo de produtos de origem animal podem seguir comendo carnes e ovos durante o aleitamento materno, apenas com o cuidado para evitar o excesso de gorduras (como em preparados que envolvam fritura) e garantindo que estejam bem cozidos.
Já lactantes vegetarianas e veganas devem buscar orientação nutricional para garantir que o leite não esteja empobrecido de nutrientes que a criança precisa para crescer. Lembre-se: mesmo que sua dieta habitual funcione para você se manter saudável, nessa fase seu corpo exige mais comida (e água) pois também é de onde sai a alimentação de outro ser humano. É preciso se adaptar e incrementar.
O que evitar?
Aqui, vale a recomendação oposta: alimentos ultraprocessados, industrializados com muitos conservantes e outros produtos químicos devem ser evitados tanto quanto possível durante a amamentação. Embora possam ser saborosos (e calóricos), muitos deles são pobres nos nutrientes necessários tão necessários nessa fase da vida.
Além disso, gorduras, açúcares e sal também devem ser consumidos com muita moderação, bem como estimulantes que incluam cafeína, como o próprio café e alguns chás. O consumo de álcool também deve ser evitado durante o aleitamento, já que a substância pode passar (em pequenas quantidades) para o leite materno, além de inibir a sua produção.