Pós-parto: dicas para você dormir bem após o nascimento do bebê

Confira algumas maneiras de você conseguir descansar e restaurar suas forças durante o puerpério.

Uma das coisas que toda gestante costuma ouvir durante a gravidez é: “Aproveite para dormir agora, porque depois do parto será quase impossível dormir bem”. E a verdade é que tanto os cuidados com o bebê como as tarefas de casa acabam mesmo deixando pouquíssimo tempo para descansar. Mas saiba que dormir bem é muito importante durante o puerpério. Garantir boas horas de sono irá ajudá-la a manter uma adequada produção de leite, além de ficar mais atenta (e com um humor bem melhor) para cuidar do seu filho.

Por isso, preparamos algumas dicas para você conseguir descansar no pós-parto:

1. Organize sua alimentação

Prepare a comida em maior quantidade e aproveite para congelar em pequenos potes que irão ajudá-la a fazer uma rápida refeição. Congele porções individuais de carne, frango ou peixe para que estejam prontas para serem descongeladas facilmente. Assim você ganhará tempo e conseguirá descansar após comer. Preparar um cardápio com ideias para toda a semana também ajuda na hora da correria (e de fazer as compras no mercado).

2. Peça para os parentes e amigos ligarem antes de visitá-la

Receber visitas é uma alegria, mas também pode ser bastante cansativo, já que você se sentirá obrigada a fazer sala para elas, mesmo quando o bebê estiver dormindo. Então, que tal mandar um carinhoso e-mail (ou mensagem no grupo do WhatsApp) com a foto do bebê, dizendo que a família irá adorar receber visitas, mas pedindo gentilmente para que liguem para dizer quando pretendem vir? Assim você pode dizer a eles quando estará mais tranquila para recebê-los. Se conseguir marcar as visitas para quando seu companheiro ou amiga próxima estiverem presentes, melhor ainda. Nesse caso você se sentirá mais à vontade para se retirar e tirar uma soneca se estiver exausta.

3.Durma quando seu bebê dormir

A pilha de roupas para lavar e passar pode estar enorme, a casa de pernas para o ar e a louça toda empilhada esperando por você, mas lembre-se: sua prioridade agora é o bebê. Então, quando ele adormecer, vá dormir também. Descanse, renove suas forças e deixe as tarefas de casa para depois. Ao acordar você estará de bom humor e preparada para amamentar seu filho tranquilamente. Se você tiver um filho mais velho, reserve as horas em que ele estiver na escola para você dormir. Assim você pode aproveitar para curtir mais tempo ao lado dele quando ele retornar.

4. Aceite ajuda

Tenha companhia mais vezes na semana de pessoas que apoiem esse descanso e o vínculo entre a mãe e bebê. Alguém que te leve água enquanto você amamenta, que te diga o quanto é bom você ficar com seu bebê no colo e que se sinta à vontade para realizar as tarefas que a casa está precisando. Não se sinta constrangida em aceitar a ajuda de pessoas próximas que respeitem suas escolhas. Sim, porque é importante que esse apoio seja integral, não adianta ter ao seu lado alguém que desencoraje a amamentação exclusiva, por exemplo. É verdade que as coisas não estarão do seu jeito. Mas é apenas um período que logo passará, vale a pena não se preocupar com essas coisas.

Veja também

5. Crie um ambiente de descanso

Você decidiu que vai aproveitar para dormir um pouco, então, desligue tudo o que pode atrapalhar esse momento: televisão, luzes e até mesmo o telefone. Já deixe seu marido e mãe avisados de que, se você não atender às ligações deles, está tudo bem, trata-se apenas do seu tão merecido descanso.

6. Encontre posições confortáveis para amamentar

Certifique-se de que seu bebê está seguro e aproveite as mamadas para relaxar também. Uma almofada própria para amamentação costuma ser muito útil, pois diminui a força que você precisa fazer com os braços. A posição deitada pode ser utilizada para amamentar, porque irá ajudá-la a descansar – só fique atenta para não adormecer sobre o bebê, por isso vale a pena ter alguém acompanhando você nesse momento.

Veja também

7. Conte com seu companheiro

Amamentar é a única coisa que só você pode fazer, mas seu companheiro pode ajudá-la (e muito!) nos cuidados com o bebê. Aliás, isso é superimportante para a criação do vínculo entre pai e filho. Combine que, depois que ele chegar em casa do trabalho e conseguir tomar um banho e comer, é ele quem ficará responsável pelas trocas de fraldas e colinho. O mesmo pode ser feito de madrugada: você amamenta e ele acorda para trocar a fralda, fazê-lo arrotar e dormir novamente. Assim você ganha uns minutinhos a mais para descansar. O mesmo combinado pode ser feito nas manhãs dos finais de semana.

8. Faça um plano pós-parto

Que tal fazer um breve roteiro com todas as dicas acima para se organizar após o parto e conseguir descansar melhor? Deixe tudo por escrito: quem pode ajudá-la, quando gostaria de receber as visitas, receitas práticas de alimentos para o dia a dia, lista de telefones úteis e tudo o mais que você acha importante. Esta listinha pode ser feita ainda durante a gravidez. Um plano para o pós-parto pode ajudar muito, mas tenha flexibilidade para mudar aquilo que achar necessário, conforme as suas necessidades.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s