Maquiagem na hora do parto: é ou não permitido?
Consultamos especialistas para esclarecer se a vaidade tem lugar na hora da chegada do bebê. Veja o que eles disseram!
Na hora de organizar a mala da maternidade, produtos de higiene pessoal e que auxiliem na amamentação, pijamas, chinelos confortáveis e documentos pessoais estão na lista do que não podem faltar! Mas, para algumas mães, há outro item indispensável: a maquiagem.
Achou estranho? Se você acompanha fotógrafos especializados em partos no Instagram ou no Facebook, já deve ter se deparado com muitas imagens de mulheres que receberam os filhotes usando esmalte, rímel, blush e batom. Thais Fersoza e Karina Bacchi, por exemplo, estão entre as famosas que não abriram mão desses artigos de beleza ao dar à luz – tudo muito suave, é claro!
A verdade é que não precisa ser celebridade para se preocupar com a aparência nesse momento tão especial para qualquer gestante, que é a chegada de um filho. Mas isso não é uma unanimidade! Há mães que normalmente já preferem um visual mais natural e, portanto, deixam a maquiagem de lado na hora de parir. Outras mais vaidosas, no entanto, querem estar bonitas para eternizar esse primeiro encontro entre mãe e filho com fotos (ou vídeos) emocionantes.
Diante dos lindos cliques compartilhados nas redes sociais, fica a dúvida: mas será que é permitido? Para esclarecer a questão, conversamos com a obstetra Daniela Maeyama, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, de São Paulo, e com Thalita Castanha, responsável por registrar o nascimento de Melinda, Teodoro e tantos outros bebês. Confira:
Existe alguma restrição médica sobre estar maquiada na hora do parto?
Não. “Se a mãe já usou todos os cosméticos durante a gestação e não teve nenhuma reação ou restrição do seu médico, não há motivos para evitá-los no parto”, explica Daniela Maeyama, obstetra da capital paulista. Nas mãos, o pedido é para que as mulheres mantenham as unhas mais curtas e usem apenas esmaltes clarinhos, para não atrapalhar os médicos no monitoramento de oxigênio e batimentos cardíacos feitos pelo oxímetro – aquele aparelhinho que vai no dedo. Essas orientações, é claro, valem para os casos de cesarianas, já nos partos normais não é possível prever ou programar esses tipo de cuidado. Segundo Daniela, se for necessário, a equipe de enfermagem está preparada para os imprevistos e consegue lidar com situações adversas, caso uma mãe chegue à maternidade com as unhas pintadas numa cor escura, por exemplo.
Qual é a recomendação sobre o uso de maquiagem no hospital?
“O ideal é que a mãe esteja o mais confortável possível na hora do parto. Se ela usa maquiagem todos os dias e é desta maneira que ela se sente bem, pode usar, sem problemas”, informa Daniela. Ou seja, a dica é que a gestante fique relaxada e não se sinta pressionada para estar toda arrumada ao trazer um filho ao mundo – ela só deve fazer isso se for algo que fará bem à autoestima dela.
É verdade que o número de mamães preocupadas com isso tem aumentado?
De acordo com a fotógrafa Thalita Castanha, que registra de 10 a 15 partos por mês, não. “O que mudou é que, agora, com todo mundo presente nas redes sociais, o acesso às fotos da chegada do bebê aumentou e acontece bem mais rapidamente. Isso dá a impressão de que mamães arrumadas no hospital virou uma moda. Mas não, sempre foi assim! A nova mãe quer se sentir bonita para receber seu filho – e não só para sair bem na foto”, conta.
Confira alguns cliques de Thalita Castanha:
Você usou maquiagem no parto do seu filho? O que pensa a respeito? Conte pra gente nos comentários!