O que não pode faltar na mala de maternidade da mamãe

Você já organizou os itens do pequeno, mas ainda nem começou a pensar no que vai providenciar para você no período em que estiver no hospital? Confira a lista que preparamos para ajudá-la a manter tudo em ordem nesse momento especial!

Durante os nove meses, a gestante se depara com muitos preparativos: a decoração do quartinho do filhote, o planejamento do chá de bebê, a escolha das lembrancinhas que serão entregues aos visitantes e a montagem da mala de maternidade do pequeno. Com isso, muitas vezes, a mamãe esquece de organizar os itens que precisará levar para ela ao dar à luz. “As grávidas se preocupam muito com a mala do bebê e não lembram das delas. Para não sobrecarregá-las, o ideal é deixar que outras pessoas fiquem responsáveis pelas lembrancinhas e o enfeite da porta da maternidade“, sugere a personal organizer Carol Rosa.

É importante ter em mente que a mala não precisa ser grande, mas funcional. Para que você não fique correndo contra o tempo, tudo deve estar pronto pelo menos um mês antes da chegada das 39 semanas. A especialista dá uma boa dica, que também serve para a montagem das malas dos bebês: colocar as peças em saquinhos e anotar os dias em que elas serão usadas, pois isso evita excessos e torna o processo mais prático. Apesar dos hospitais entregarem uma lista do que deverá ser providenciado, reunimos itens gerais que não podem faltar na mala de maternidade da mamãe. Saiba quais são eles e prepare-se com antecedência!

1. Pijamas

Eles são essenciais para o pós-parto. “É importante levar em média quatro camisolas ou pijamas. Dê preferência aos que acompanham roupões ou casaquinhos porque provavelmente você receberá visitas no hospital”, explica Carol Rosa. Além disso, vale ressaltar que as gestantes devem procurar peças confortáveis com aberturas que facilitem a amamentação.

2. Sapatos 

Provavelmente, você só usará chinelos no hospital. Por isso, coloque pelo menos dois pares na mala: um de borracha para o banheiro e outro de pano para ficar no quarto. Lembre-se também de que você precisará de um calçado confortável para ir embora quando receber alta.

3. Produtos que auxiliam a amamentação 

Coloque na lista conchas e absorventes para os seios, extensores de sutiãs, pomadas preventivas e o que mais achar interessante. “Leve os itens que podem ajudá-la no início da amamentação, até mesmo para que você teste-os no hospital com o auxílio de especialistas”, sinaliza a personal organizer. Afinal, esse é o momento para você aprender sobre a pega correta do bebê e tirar as demais dúvidas do aleitamento materno com enfermeiros e médicos.

4. Roupas íntimas

Acrescente na mala sutiãs de amamentação – de preferência os que não têm rendas e costuras que podem incomodar. Leve uma quantidade considerável de calcinhas, já que você pode ter sangramentos e, se possível, opte por modelos próprios para o pós-parto. Meias também são importantes para aquecer os pés. Escolha peças confortáveis, que não apertam e não causam desconfortos.

5. Itens de higiene pessoal 

Leve para a maternidade escova de dente, pasta dental, desodorante, escova de cabelo, absorventes e outros produtos semelhantes. Se achar necessário, pode colocar maquiagens na mala também.

6. Roupas 

Normalmente, as mamães preferem usar pijamas enquanto estão internadas. Mesmo assim, é interessante levar casacos para não correr o risco de ficar com frio. Coloque também uma roupa para sair da maternidade com o filhote nos braços – escolha algo confortável, que possibilite a amamentação e a faça se sentir bem nesse momento especial!

7. Documentos pessoais 

Não se esqueça do RG, CPF, carteirinha do plano de saúde e outros documentos que o hospital pede. Anote o que você precisa levar para a maternidade e recorra ao papai para que ele confira se está tudo certo!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s