Maquiagem na hora do parto: é ou não permitido?

Consultamos especialistas para esclarecer se a vaidade tem lugar na hora da chegada do bebê. Veja o que eles disseram!

Na hora de organizar a mala da maternidade, produtos de higiene pessoal e que auxiliem na amamentação, pijamas, chinelos confortáveis e documentos pessoais estão na lista do que não podem faltar! Mas, para algumas mães, há outro item indispensável: a maquiagem.

Achou estranho? Se você acompanha fotógrafos especializados em partos no Instagram ou no Facebook, já deve ter se deparado com muitas imagens de mulheres que receberam os filhotes usando esmalte, rímel, blush e batom. Thais Fersoza e Karina Bacchi, por exemplo, estão entre as famosas que não abriram mão desses artigos de beleza ao dar à luz – tudo muito suave, é claro!

A verdade é que não precisa ser celebridade para se preocupar com a aparência nesse momento tão especial para qualquer gestante, que é a chegada de um filho. Mas isso não é uma unanimidade! Há mães que normalmente já preferem um visual mais natural e, portanto, deixam a maquiagem de lado na hora de parir. Outras mais vaidosas, no entanto, querem estar bonitas para eternizar esse primeiro encontro entre mãe e filho com fotos (ou vídeos) emocionantes.

Diante dos lindos cliques compartilhados nas redes sociais, fica a dúvida: mas será que é permitido? Para esclarecer a questão, conversamos com a obstetra Daniela Maeyama, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, de São Paulo, e com Thalita Castanha, responsável por registrar o nascimento de Melinda, Teodoro e tantos outros bebês. Confira:

View this post on Instagram

E como diz a música que a gente fez pra ele, "para alegrar e multiplicar o amor.. o Teodoro é um presente do Senhor.." Teodoro veio antes do previsto.. escolheu o dia dele.. e a gente não podia estar mais feliz! As contrações começaram, aumentaram, foi um corre danado e ele chegou! Do jeitinho que eu sempre desejei.. Sempre quis saber como eram as dores, sensações, a correria, o susto.. e esse pequeno me proporcionou essa alegria, essa descoberta! Dia 25/07/2017 as 00:47h com 49cm e 3.875kg de pura gostosura! Nosso gurizinho! Deus é maravilhoso! Que benção! Que milagre!!! Coração transbordando! Deus te abençoe, te proteja, te guarde, dê sabedoria, paz, amor e felicidade, filhote! Estamos e estaremos aqui, pra tudo, sempre! Vc é muuuuito fofinho! E agora a família está completa! Nossos amores.. Melinda e Teodoro juntinhos! ❤️💙👱🏻👩🏻👶🏼👶🏻💙❤️ 📸 @fotografa_thalitacastanha

A post shared by Thais Fersoza (@tatafersoza) on

View this post on Instagram

Minha maior riqueza …. ENRICO! BEM VINDO ! Que experiência mais poderosa essa de dar Vida a você meu filho…meu anjo … Temos sido cúmplices desde que vc foi encaminhado a mim . Naquele dia, a urgência por ter você passou a ser algo essencial à minha alma , ao meu desenvolvimento como mulher, ser humano, mãe ! Naquele momento fui nutrida de coragem e de luz pra gerar você … Sua história já começou cheia de garra- meu embriãozinho forte , vitorioso ! Nunca estivemos sós. Eu sabia que você viria – tinha certeza- era pra ser, era você …já estávamos conectados, nutridos de afeição. Eu, você, Deus, nossa fé ! Quanta coisa vivemos juntos nesses nove meses de você aqui dentro … Parcelas infinitas de amor …. Dançamos, rimos, até banho de leite nós experimentamos! Choramos de emoção, recebemos milhares de mensagens lindas ! Ajoelhamos com gratidão… A cada centímetro crescente na minha circunferência mais minhas mãos se sentiam imantadas a minha barriga, mais e mais queria te tocar, te proteger por tempo integral…. Vc sabia que minhas roupas se encheram de bolinhas na região da barriga de tanto eu acariciar vc?! ….Vc não viu mas vc se mexia e se virava achando graça, fazendo manha… Mesmo em meio a tanta expectativa, comemoramos cada instante, vivemos meses de extrema doçura, afinidade e intensidade… A ansiedade tinha pés ligeiros principalmente na reta final da gestação mas nosso estado contemplativo também absorvia cada vibração boa … cada presente da Vida . Você foi tão bom pra mim meu amor. Sem enjoos, sem asia, estrias, mudanças de humor, medo ou indisposição… Tudo fluiu em paz, só ficamos mais famintos não é mesmo ?! Tivemos a fase do abacaxi com sal, dos carboidratos, dos brigadeiros recheados de uva, da água com limão… saboreamos cada instante. Ficamos rechonchudinhos … rsss Foram mais de 20 quilos somando eu e vc … mas isso nunca foi um peso… cada curva está eternizada nas imagens que registramos…e isso é o que importa.Vc me completou de Amor ! ( continuação na foto seguinte) #babybacchi @enricobacchioficial #karinabacchi / foto @maymartinezphotography /

A post shared by Karina Bacchi (@karinabacchi) on

Existe alguma restrição médica sobre estar maquiada na hora do parto?

Não. “Se a mãe já usou todos os cosméticos durante a gestação e não teve nenhuma reação ou restrição do seu médico, não há motivos para evitá-los no parto”, explica Daniela Maeyama, obstetra da capital paulista. Nas mãos, o pedido é para que as mulheres mantenham as unhas mais curtas e usem apenas esmaltes clarinhos, para não atrapalhar os médicos no monitoramento de oxigênio e batimentos cardíacos feitos pelo oxímetro – aquele aparelhinho que vai no dedo. Essas orientações, é claro, valem para os casos de cesarianas, já nos partos normais não é possível prever ou programar esses tipo de cuidado. Segundo Daniela, se for necessário, a equipe de enfermagem está preparada para os imprevistos e consegue lidar com situações adversas, caso uma mãe chegue à maternidade com as unhas pintadas numa cor escura, por exemplo.

Qual é a recomendação sobre o uso de maquiagem no hospital?

“O ideal é que a mãe esteja o mais confortável possível na hora do parto. Se ela usa maquiagem todos os dias e é desta maneira que ela se sente bem, pode usar, sem problemas”, informa Daniela. Ou seja, a dica é que a gestante fique relaxada e não se sinta pressionada para estar toda arrumada ao trazer um filho ao mundo – ela só deve fazer isso se for algo que fará bem à autoestima dela.

É verdade que o número de mamães preocupadas com isso tem aumentado?

De acordo com a fotógrafa Thalita Castanha, que registra de 10 a 15 partos por mês, não. “O que mudou é que, agora, com todo mundo presente nas redes sociais, o acesso às fotos da chegada do bebê aumentou e acontece bem mais rapidamente. Isso dá a impressão de que mamães arrumadas no hospital virou uma moda. Mas não, sempre foi assim! A nova mãe quer se sentir bonita para receber seu filho – e não só para sair bem na foto”, conta.

 Confira alguns cliques de Thalita Castanha:

 Você usou maquiagem no parto do seu filho? O que pensa a respeito? Conte pra gente nos comentários!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s