Continua após publicidade

20 nomes masculinos de bebê que prometem estar em alta em 2024

Miguel e Davi permanecem entre os mais escolhidos, mas há novidades que devem vir com tudo no ano que vem!

Por Ligia Moraes
Atualizado em 18 dez 2023, 10h08 - Publicado em 11 dez 2023, 16h15

2023 está quase acabando e, com o novo ano, vêm também novas tendências para os nomes de bebês – certamente, sem deixar de lado opções que estão há tempos entre as mais escolhidas, como Miguel e Davi.

Publicidade

Para dar uma ajudinha às famílias que já estão esperando por um novo membro (ou àquelas que pretendem engravidar no ano que vem), a empresa de marketing digital Gambling listou as nomenclaturas que provavelmente estarão entre as mais populares em 2024.

Publicidade

Quer se inspirar? Confira a seguir!

Miguel

“Quem é como Deus?”

Publicidade

Miguel tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh e El, significando “quem é como Deus?”. Além disso, é citado na Bíblia como um arcanjo, tido como um símbolo de humildade diante de Deus.

Arthur

“Pedra” ou “grande urso”

Publicidade
Continua após a publicidade

Arthur, provavelmente, tem origem no termo celta artwa, que quer dizer, literalmente, “pedra”. Outra possibilidade seria a união dos elementos art, que significa “urso”, e ur, que representa “grande”. É um nome, portanto, que carrega simbolismos de força e bravura. 

Gael 

“Belo e generoso”

Publicidade

Acredita-se que o nome tenha surgido do bretão Gwrnäel. O seu significado vem da junção das palavras gwenn, que significa “branco”, “belo” ou “abençoado”, e hael, que quer dizer “generoso”.

Heitor

“Protetor”

Publicidade

Tem origem no grego Héktor, a partir da raiz ekhein, que quer dizer “possuo, tenho em meu poder”. Dessa forma, o nome tem o sentido de “aquele que guarda” ou “aquele que possui”. Frequentemente, a nomenclatura é associada ao herói da Guerra de Tróia.

Continua após a publicidade

Theo

“Deus”

É um nome grego que surge a partir de théos, cujo sentido literal é “Deus”. Por isso, traz fortes simbolismos atrelados à espiritualidade – além de ser lindo!

Davi

“Amado”

Tem origem no nome hebraico Dawídh, que significa “o amado”, “querido”, “predileto”. Davi foi o mais famoso rei de Israel, que liderou o povo durante o século 10 a.C..

Bernardo

“Forte como um urso”

Continua após a publicidade

Esse é o nome para celebrará a força do bebê!  De origem portuguesa, Bernardo, que também compartilha raízes francesas, é traduzido como “menino forte como um urso”.

Gabriel

“Homem de Deus”

Gabriel tem origem no hebraico e é composto pela união dos elementos gébher, que significa  “homem forte, e el, que quer dizer “Deus”.

Noah

“Descanso”, “de longa vida”

Noah tem origem hebraica, através de noach, que significa “descanso”. É uma versão de Noé, e sua simbologia garante uma referência a “longa vida” e “paz”.

Continua após a publicidade

Levi

“Unido”

Levi tem origem no hebraico Lewi e significa “ligado”, “unido” ou “vinculado a”. Conhecido como um nome bíblico, no Novo Testamento, é o nome de Mateus antes de ser tornar um dos apóstolos de Jesus.

Benjamin

“O bem-amado”

Tem origem no hebraico Bin-yamín, composto por elementos que significam ben, “filho” e yamin, “mão direita”, de cuja junção resulta “filho do lado direito” e, por extensão, “o bem-amado”. 

Pedro

“Pedra”, “rochedo”

Continua após a publicidade

Pedro tem origem no nome grego Pétros,  que significa, literalmente, “pedra, rochedo”. Assim, pode-se inferir o sentido de força e resistência nesse nome. Além disso, o personagem bíblico Pedro foi um dos discípulos mais próximos de Jesus.

Lucas

“Luz”

Lucas tem origem na palavra latina lux, que significa, literalmente, “luz“. Por isso, esse nome clássico e atemporal carrega consigo o  simbolismo de “luminoso”.

Rafael 

“Curado por Deus”

Rafael tem origem no hebraico Rephael, nome composto pela união dos elementos Repha, que significa “curou”, e el, que quer dizer “Deus”. Portanto, “Deus curou” ou “curado por Deus”.

Matheus

“Dom de Deus”

O nome Mateus pode ter origem hebraica, a partir de Mattiyyah, ou latina, derivada de Mataeus. O nome traz o significado de “dom de Deus” ou “dádiva divina”.

João

“Cheio de graça”

João é um nome masculino atemporal e um dos mais populares de todos os tempos.  Ele surge dos termos em hebraico Yehokhanan e Iohanan, que significam “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus” ou “cheio de graça”.

Samuel

“Aquele que ouve Deus”

Samuel é um nome bíblico – do primeiro profeta depois de Moisés. Ele deriva do termo hebraico Shemu’el. A expressão pode ser traduzida como “dito por Deus” ou “aquele que ouve Deus”.

Daniel

“Deus é meu juiz”

Daniel tem origem no hebraico Daniyyel e é formado pela junção dos elementos dan, que significa “aquele que julga, juiz”, e El, que quer dizer “Senhor, Deus”.

Enzo 

“O que vence”

De origem italiana, Enzo é uma forma diminutiva do nome Lorenzo, derivado do latim Laurentius, que, por sua vez, é originado da palavra laurus. Essa última significa “loureiro” ou “vitorioso”, dando ao nome uma aura de sucesso e vitória.

Lucca

“Luz”

Lucca é uma variante italiana do nome latino Lucas, mostrand0-se como uma opção cheia de personalidade para um nome clássico e atemporal.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade