Corredora grávida ensina seus treinos e faz sucesso na internet

Veja a inspiradora história da atleta olímpica, o que diz a ciência sobre exercícios intensos durante a gestação e prepare-se para suar a camisa!

Se ainda restam estereótipos sobre como uma mulher deve se exercitar enquanto espera um filho, Alysia Montaño está pronta para quebrá-los. A corredora norte-americana de 31 anos, grávida do segundo filho, divulga em seu Instagram vídeos incríveis com tutoriais para gestantes. Tudo enquanto empurra o carrinho da sua primogênita.

Ela ganhou fama em 2014, quando decidiu correr o campeonato nacional durante sua 34ª semana de gravidez. A ideia era aproveitar o evento para transmitir a mensagem de que grávidas podem fazer exercícios sem moderação. Sua participação virou notícia no mundo todo e ela não parou por aí.

Poucos meses depois do nascimento da sua primeira filha, Linnéa, em junho de 2015, a atleta disputou o nacional. Contra todas as expectativas, ela venceu. Hoje heptacampeã nacional nos 800 metros rasos, ensina na rede social os treinos que faz com seus treinadores, como esse, com direito a agachamentos e corridas de 50 metros:

PLYO POWER CIRCUIT: ❤️STROLLER ROLLERS READ ALL THE WAY TO THE BOTTOM❤️ It's time to GET IT #BOBTeamSF Stroller Rollers as we head into Week 2 Day 1! This workout was designed for Stroller Rollers, but can be modified by using an exercise ball for peeps looking for a great power circuit regardless of being a stroller roller! Here is your workout for Monday 6•26: After a 1-2 mile warm up 2 sets of: •Reverse Lunge x10 to a forward Walking Lunge x10 •sprint 25-35 strides or 50 meters • Ham curl •Sprint •Skiiers •Sprint •Single Leg Curl •Sprint •Jump Squats •Sprint Finish 1-2 mile cool down! •••••••••••••••••••••••••• Advanced runners please do a double run of 2-4 miles in the afternoon or in the morning, please be sure your run is spaced out at least 4 hours apart from this workout either before or after it! @bobgearus Video credit 🎥: @montanomedia

A post shared by Alysia Montaño (@alysiamontano) on

Enquanto o caçula não nasce, Linnéa já segue os passos da mãe, é uma menina ativa e curiosa pelos exercícios. E está aí um dos pontos positivos da atividade física: os benefícios se estendem para os filhos.

“Hoje sabemos que transmitimos aos filhos não só o código genético, mas também o modo como esses genes se manifestarão. Na prática, sugere-se que os pais que fazem atividade física terão crianças com melhores parâmetros de saúde”, aponta Carlos Roberto Bueno Júnior, educador físico e professor da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto.

Uma série de vantagens

Para as mães, há risco menor de desenvolver pré-eclâmpsia, a hipertensão específica da gravidez, diabetes gestacional e a possibilidade de controlar melhor o peso. “Além disso, mulheres que se exercitam nesse período têm menos dores lombares e pélvicas”, aponta Carlos. “De certa forma, é como se a atividade preparasse o corpo da mãe para o momento do parto. Tanto é que alguns estudos mostram que o exercício diminui a necessidade de cesáreas”, continua o especialista.

O incentivo vale também – e especialmente – para as sedentárias. A própria gravidez pode ser empurrãozinho para começar uma nova atividade. Nesse caso, vale checar com o médico se a malhação está liberada e partir em busca do que mais agradar. Para as mulheres que já estão acostumadas com a rotina de treinos, não há problemas em manter a carga se estiver tudo certo com a gravidez. Mesmo se ela for intensa!

Algumas condições, entretanto, proíbem a atividade física. Sangramentos vaginais, uterinos e doenças cardíacas e pulmonares restringem a prática, assim como a suspeita de estresse fetal ou não acompanhamento pré-natal. Já hipertensas e portadoras de diabetes precisam de maior supervisão e cuidado, mas podem e até devem fazer exercícios.

“Não gosto de usar o termo contraindicado, porque até pessoas que já estão doentes podem se beneficiar da atividade física, mas isso depende do profissional adequado para trabalhar com essas condições”, finaliza Bueno.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s