Saiba onde assistir aos filmes infantis imperdíveis indicados ao Oscar

"Soul" e "A Caminho da Lua" são duas das produções emocionantes que concorrem à melhor animação. Ainda dá tempo de assistir e torcer pelo seu favorito!

Por Flávia Antunes Atualizado em 26 abr 2021, 16h07 - Publicado em 23 abr 2021, 17h31

A premiação hollywoodiana mais esperada do ano está chegando! A cerimônia do Oscar acontece no domingo (25), e por conta da pandemia terá participações ao vivo de vários lugares diferentes.

Além de ser um evento bacana de acompanhar, ele é um bom pretexto para juntar a família inteira em torno do sofá para assistir às produções indicadas – e depois torcer bastante para que a favorita leve a estatueta para casa!

Nesta edição, temos 5 filmes infantis concorrendo na categoria de “Melhor Longa-metragem de Animação” que devem agradar tanto os pequeninos quanto os adultos. E o melhor: todos eles estão disponíveis nas plataformas de streaming.

Corre que ainda dá tempo de conferir!

Soul

Onde assistir: Disney+ (se você ainda não tem, clique aqui para assinar)

“Soul” é daqueles filmes que dispensa apresentações! Produzida pelos estúdios da Pixar, a animação conta a história de Joe Gardner, um professor de música frustrado que certo dia cai em um bueiro e ressurge em uma nova dimensão, cheia de “alminhas” com diferentes personalidades.

Além de tratar sobre morte (de forma lúdica e acessível para as crianças, claro), o longa tem o mérito de convidar os espectadores e pensarem sobre suas próprias existências – e sobre questões que, na correria do dia a dia, acabam ficando em segundo plano. Prepare o lencinho e vá já dar o play!

E se quiser saber mais sobre o enredo e outras reflexões que a animação suscita, veja a conversa que tivemos com o professor Leandro Karnal.

Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica

Onde assistir: Disney+

Elfos, centauros, fadas e outras criaturas habitam o universo dessa produção também conduzida pela Pixar. Mas com um único detalhe: nessa nova realidade, a magia foi substituída pela tecnologia – então não estranhe ao se deparar com carros, celulares e outros dispositivos no mesmo plano que os seres da fantasia.

O foco, contudo, é nos irmãos Ian e Barley, que vivem de formas diferentes o luto do pai. No aniversário de 16 anos do mais novo, ele recebe de presente um objeto capaz de trazer o patriarca de volta por um dia. Mas quando o encantamento dá certo só pela metade (literalmente) a dupla se une para concluir o feitiço. A jornada promete boas risadas e ensinamentos.

Continua após a publicidade
  • A Caminho da Lua

    Onde assistir: Netflix

    A Netflix mostrou que não está para brincadeira esse ano, tendo 35 de suas produções indicadas ao Oscar! Uma delas é a emocionante “A Caminho da Lua”, que acompanha a pré-adolescente Fei Fei e sua complicada trajetória lidando com o luto da mãe e com o novo noivado do pai.

    Inspirada pelas lendas que ouvia de sua cuidadora a respeito da deusa da Lua, a jovem decide criar um foguete e partir rumo ao satélite para confirmar a existência da divindade e assim impedir o casamento do pai. A viagem até o céu, porém, acaba sendo mais de autoconhecimento. De bônus, o longa ainda traz belos cenários e um pouquinho de aprendizagem sobre a cultura chinesa.

    Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-ataca

    Onde assistir: Netflix

    Quem aí se lembra do simpático Shaun? O carneiro e sua turma têm presença marcada nos lançamentos mensais da Netflix por conta do seriado e recentemente ganharam o segundo longa-metragem. Nesta continuação da comédia de 2015, os animais se metem em uma encrenca maior ainda!

    Isso porque, como se não bastasse terem que fazer tudo silenciosamente para não serem descobertos pelos humanos, deparam-se com um novo (e inusitado) habitante na vila: um alienígena, cuja nave espacial caiu na Terra. Enquanto todos tentam capturá-lo, Shaun e o rebanho assumem a missão de salvar a criatura e levá-la de volta para o seu planeta. Já adiantamos que não será fácil!

  • Wolfwalkers

    Onde assistir: AppleTV+

    Mais distante do radar da grande mídia, mas não menos envolvente é “Wolfwalkers”. A animação em 2D funciona como releitura de uma lenda do folclore irlandês sobre criaturas parte humanas e parte lobos, mas claro que em tom animado e cativante para os menores.

    Resumidamente, o conflito da trama acontece quando o caçador Bill é convocado pelo Lorde Protetor para se mudar de cidade, onde ajudará a exterminar os lobos que lá habitam para expandir as terras de plantio, mas para isso precisa deixar a filha Robyn. A corajosa menina não se contenta com a decisão e parte para uma aventura que a fará se confrontar com perigos e muita magia.

    O longa consegue desenvolver outras problemáticas sociais de forma leve, como as funções que eram designadas às mulheres na época e a relação predatória do homem com a natureza.

    Continua após a publicidade
    Publicidade