Continua após publicidade

Por que esta animação indicada ao Oscar 2020 merece toda atenção dos pais

"Hair Love" conta a história de uma garotinha negra tentando fazer um penteado no cabelo afro e o seu pai a ajudando com muita sensibilidade.

Por Alice Arnoldi
14 jan 2020, 16h23

Prepare o lencinho, porque esse desenho vai emocioná-lo! Na última segunda-feira (13), os indicados ao Oscar 2020 foram anunciados e, entre as opções para a categoria de melhor curta-metragem de animação, “Hair Love” está concorrendo ao prêmio e a verdade é que ele realmente merece a atenção dos pais.

Lançada em dezembro de 2019 pela Sony Pictures Animation e escrita por Matthew A. Cherry, a animação conta a história da pequena Zuri, uma garotinha negra que está disposta a conseguir fazer um penteado no seu cabelo afro. Mesmo assistindo a um tutorial na internet, ela não consegue e seu pai, ao parar na porta do banheiro com um cesto de roupa, se depara com os fios crespos da filha bagunçados.

Em um primeiro momento, o curta aposta no tom divertido para mostrar possíveis desafios da figura paterna ao fazer um penteado. Entretanto, a história caminha para uma mensagem mais profunda sobre autoestima e o cabelo como forma de identificação com os pais, pois eles também são negros e têm uma textura de cabelo semelhante à dela. Representatividade importa e, muitas vezes, ela começa em casa, não é?

Mesmo sem spoilers por aqui, vale ter em mente que a produção também tem uma história especial sobre a mãe e ela é a única personagem com voz. A atriz escolhida para dublá-la foi Issa Rae, conhecida por ser a criadora da série “Insecure”, da HBO.

O curta tem apenas 6 minutos e 47 segundos, além de estar disponível no YouTube para todo mundo ver.

Confira:

Publicidade