Empreendedora com Síndrome de Down é homenageada pela Turma da Mônica
No Dia Internacional da Síndrome de Down, a jovem Jessica Pereira foi a escolhida como mais uma das homenageadas no projeto "Donas da Rua".
No Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, a Turma da Mônica abriu espaço para mais uma homenagem muito especial no projeto “Donas da Rua”: Jéssica Pereira, dona do Bellatucci Café e primeira empreendedora formalizada com Síndrome de Down no Brasil.
Para quem não conhece ainda o projeto, saiba que, infelizmente, não veremos Jéssica nas historinhas por aí. A empreendedora faz parte dessa iniciativa da Mauricio de Sousa Produções, criada em 2016, que visa trazer destaque para mulheres notáveis e que inspirem meninas a ocuparem os espaços que desejam.
A ideia é criar um Hall da fama de personalidades relevantes, sempre representadas por alguma personagem que já existe na turminha. No caso de Jéssica, ela foi ilustrada pelos traços da personagem Tati, a amorosa garotinha com Síndrome de Down que já faz parte da turma do Bairro do Limoeiro, desde 2009.
Além das personagens homenageadas no “Donas da Rua”, a iniciativa permite que mulheres de todo o Brasil compartilhem as suas histórias inspiradoras através do site, produzindo um espaço que discute o empoderamento e a igualdade de oportunidades através de exemplos reais.
Jessica Pereira: quem é a empreendedora?
A mais nova integrante do projeto é dona do Bellatucci Café, localizado em São Paulo. Desde sua fundação, em 2017, a empresa coleciona prêmios que discutem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado, como o Selo Municipal Direitos Humanos e Diversidade (2018), e outros que valorizam as delícias culinárias servida ali na cafeteria, como o famoso nhoque de mandioquinha da Jéssica.
A empreendedora não deixa dúvidas de que cozinhar sempre foi parte da vida e da infância dela e define o Bellatucci como um empreendimento de impacto social, carregando como lema “estamos sempre em treinamento” e oferecendo trabalho para pessoas com deficiência.
“O caminho para a inclusão de verdade é muito mais longo e árduo, não é feito só de flashes e curtidas. E nós temos plena consciência que ainda precisamos batalhar e percorrer uma longa estrada na luta da inclusão real. Estamos no começo para chegarmos, de fato, a um exemplo de empresa (seja ela a primeira, segunda, terceira ou milésima cafeteria, ou não) inclusiva”, conta em a empresa em seu site.
O que é o Dia Internacional da Síndrome de Down?
Desde 2006, é comemorado no dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi oficialmente reconhecida somente em 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, no Brasil, também entrou para o calendário das comemorações nacionais.
A data tem o objetivo de discutir sobre a inclusão e a visibilidade social de pessoas com a síndrome e, por isso, é tão significativa a homenagem da Turma da Mônica.