Sejam elas “boas” ou “más”, uma coisa é inegável: as bruxas são personagens femininas fortes e que não têm medo de lutar pelo que acreditam – com a ajudinha de talentos e dons especiais. Sendo assim, já passou pela cabeça da família utilizar a imagem dessas feiticeiras encantadoras para buscar uma inspiração de nome para a bebezinha? Essa pode ser uma forma divertida de estimular indiretamente a independência dela (e ainda homenagear uma personagem queridinha dos pais).
Para facilitar a tarefa por aí, recolhemos os nomes mais conhecidos – e muito poderosos – de bruxinhas que estrelam filmes, séries e até histórias em quadrinhos. Aqui, a ideia é mesclar a força trazida pelo caráter da personagem com a potência dos significados de cada nomenclatura e, quem sabe, assim a família não decide logo como irá chamar a menininha que está chegando. Abracadabra e vamos lá!
Wanda
Direto do Disney+, Wanda estrela a série “WandaVision” e representa uma personagem forte, que nasceu com alguns talentos especiais para a magia. Já a nomenclatura em si é de origem alemã e carrega como significado “aquela que volta”, por extensão, “viajante”. Encantador, né?
Sabrina
Sabrina é uma bruxinha bastante conhecida entre as gerações passadas, visto que estrelou a série de televisão “Sabrina, Aprendiz de Feiticeira” nos anos 90 – sem falar que a nomenclatura ainda dá a cara para outras personagens mágicas em produções mais recentes. A sua raiz é inglesa e o nome era utilizado para se referir a “princesa” em uma antiga lenda da região da Inglaterra.
Bella
A versão curtinha Bella é inspirada em uma personagem bastante destemida: a bruxa Bellatrix, da saga de Harry Potter. Em sua etimologia, a nomenclatura é encarada como diminutivo do nome italiano Isabella – que representa “aquela que é pura” -, mas em seu sentido literal pode representar “aquela que é bela”.
Eva
No longa de sucesso dos anos 1990 que ganhou um remake em 2020, “Convenção das Bruxas”, Eva era a feiticeira líder (e mais temida) de todas as personagens. Já a nomenclatura, de origem do hebraico, carrega como belo significado “aquela que é cheia de vida”, complementando a simbologia da bruxinha.
Agatha
Agatha é mais uma personalidade da cultura pop que faz uma aparição na série “WandaVision”, sendo a feiticeira mais poderosa da produção e mentora da protagonista. E o significado de seu nome acompanha com sucesso o papel da bruxa: Agatha vem do grego para representar “aquela que é respeitada” e “perfeita”.
Alex
Conhecida pela sua impulsividade e autoconfiança, Alex é a bruxinha principal da série de televisão adolescente “Os Feiticeiros de Waverly Place”, da Disney. Por sua vez, o nome no Brasil pode ser utilizado no feminino como diminutivo de Alexandra, de origem grega, e que significa “a que defende a humanidade” ou “protetora”.
Ravenna
Ravenna é o nome dado à temida feiticeira da produção “Branca de Neve e o Caçador”, estrelada em 2012. Além de forte e bastante única, a nomenclatura – em sua variação Ravena – era utilizada no inglês antigo para representar o corvo, animal conhecido pela sua inteligência.
Theodora
Conhecida como “A Bruxa Má do Oeste”, Theodora é a feiticeira que estrela o longa de 2013, “Oz: Mágico e Poderoso”. Acompanhando a simbologia da bruxa na narrativa, a encantadora nomenclatura – de origem do grego – ainda tem como significado “dádiva divina”.
Bonnie
A produção adolescente de sucesso “The Vampire Diaries” também carrega personagens fortes e com belos nomes para inspirar a família por aí, como acontece com a poderosa bruxa Bonnie. O significado da nomenclatura em sua origem francesa pode ser vista como “aquela que é boa”, já na versão irlandesa é vista como “amada”.
Samantha
A bruxa mais querida da TV entre as décadas de 1960 e 70, Samantha ficou conhecida pelos truques que fazia ao mexer a ponta do nariz, ganhando as telas do cinema em 2005 interpretada por Nicole Kidman. O nome pode ter se originado de Samuel, do hebraico, e significa “flor que tem o nome de Deus”.