Os bebês têm suas manias próprias – e algumas podem se tornar bem incômodas para certas pessoas! Ainda que causem muita bagunça ou transformem tarefas que deveriam ser simples em verdadeiros desafios, cada comportamento dos pequenos têm uma finalidade. Jogar comida para todo lado ou gritar aleatoriamente, por exemplo, são especialmente importantes para o desenvolvimento deles.
No Instagram, a terapeuta ocupacional Britni Kelleher e a fonoaudióloga Kelly Goldberg elencaram seis hábitos dos bebês considerados como mais “irritantes” pelos pais e o porquê, na verdade, não deveríamos impedi-los! Conhecer o propósito de cada um desses comportamentos pode ajudar a torná-los um pouco mais toleráveis, dizem as especialistas.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Britni Kelleher, MS, OTR/L 🌟 (@yourotmamafriend)
1. Gritos aleatórios
Enquanto você está tentando assistir a algo na TV ou está com a criança fora de casa, um berro ou outro podem ser particularmente desagradáveis. Mas essa é “uma etapa importante do desenvolvimento da linguagem”, afirma Kelly. É assim que o bebê descobre que tem voz – além de como pode usá-la para comunicar suas necessidades e chamar a atenção.
2. Fazer bagunça
Em um piscar de olhos, a criança consegue bagunçar a casa inteira, espalhando brinquedos e tudo que vê na frente pelo chão. Isso, na prática, é uma experiência importante de regulação sensorial para os bebês. “Eles começam a entender a diferença entre objetos pesados e leves”, explicam as especialistas.
3. Brincar com as páginas dos livros
São grandes os benefícios da leitura infantil! Mas pode ser cansativo tentar ler para a criança enquanto ela mexe em todas as folhas do livro. Ainda assim, esse comportamento é um passo importante na pré-alfabetização, e para que seu filho desenvolva as habilidades intelectuais. Quando o pequeno vira as páginas, diminui o ritmo da história e dá tempo para que ele “processe o que você diz”, conta Kelly.
4. Bater no rosto da mãe durante a amamentação
Amamentar traz desafios por si só, ainda mais quando o pequeno tenta, incessantemente, tocar no rosto da mãe durante a mamada. Na verdade, essa é forma de autorregulação, com efeito calmante para alguns bebês, além de “uma maneira pela qual eles se relacionam conosco e aprendem sobre nosso corpo”, explicam.
5. Jogar comida
Essa é uma das manias mais desafiadoras! Apesar da bagunça, as especialistas reforçam que devemos deixá-la acontecer. Isso porque permite que a criança se alimente sozinha, desenvolva habilidades motoras finas e grossas, e a ensina sobre causas e efeitos.
6. Se contorcer durante a troca da fralda
Rolar durante as trocas de fraldas, especialmente quando há cocô, é um problema! Mas é dessa forma que o bebê entende que pode ser autônomo e expressar suas vontades. Além de que o momento também permite que ele exercite a sua mobilidade.