Continua após publicidade

10 atividades para aproveitar os dias de calor com as crianças

O verão está aí e as férias também! Para garantir a diversão, selecionamos algumas ideias incríveis para curtir com os pequenos

Por Da Redação
18 dez 2023, 11h15

Temperatura em alta e crianças em casa: essa combinação pede brincadeiras divertidas – de preferência, lá fora! Ok, os pequenos são plenamente capazes de inventar o que fazer para curtir os momentos de lazer, mas, de vez em quando, o tédio bate e você pode dar uma ajudinha. Precisa de inspiração para estimular a criatividade dos seus filhos nessas férias de verão? Selecionamos aqui algumas atividades perfeitas para a temporada!

Pescaria

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por KELLY KONDO (@keellykondo)

Com uma bacia, aqueles elásticos de cabelo fininhos, de plástico, e palitinhos de churrasco você faz uma pescaria que vai deixar os pequenos ocupados por um bom tempo. Basta colocar água no recipiente, jogar os elásticos e dar um palitinho para cada criança (cuidado com as pontinhas!). A brincadeira é ver quem consegue pegar mais. Dependendo da idade dos participantes, dá para tornar o desafio mais difícil, associando um número de pontos a cada cor de elástico.

Bexiga “surpresa”

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tiago Oliveira (@otiaguinhorecreacao)

Continua após a publicidade

Em um barbante, há bexigas de cores diferentes penduradas. A brincadeira é jogar um dado, em que cada lado corresponde a um balão. No vídeo, as faces do objeto têm as cores das bexigas, mas dá para colocar apenas números com canetinha hidrográfica, por exemplo, para identificar. Dependendo de como cair o dado, a criança senta embaixo do balão, que é estourado. Alguns podem ter água, outros um brinquedo, outros podem não ter nada… O legal é a surpresa mesmo. Atenção apenas aos pedaços de bexiga estourada, que tendem a ser perigosos. Oriente os pequenos a jogá-los fora imediatamente.

Tênis diferente

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Integrated Learning Strategies (@ilslearning)

Para jogar em dupla, a brincadeira pode acontecer tanto fora quanto dentro de casa, naqueles dias de chuva de verão. É uma espécie de tênis ou pingue-pongue com tudo improvisado. Então, a própria preparação já vira uma diversão! No meio, um tecido funciona como rede. As raquetes são feitas com pratinhos descartáveis, fita crepe e um pedaço de madeira (que pode ser qualquer outra coisa que você tenha em casa, como réguas escolares). Com tudo pronto, basta encher uma bexiga e começar o jogo. Que tal deixar as crianças definirem as regras? Não pode deixar a bola cair no chão, não pode encostar na rede…

Receitinha refrescante

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Alexi McIntosh | Food Blogger – Easy Family-Friendly Recipes (@eatwell.withlex)


Que delícia tomar um picolé naquele dia quente de verão, né? A sugestão é que a família prepare seu próprio sorvete. Este aqui é de morango, mas dá para usar a fruta que tiver em casa. No liquidificador, bata morango, banana, iogurte grego, leite e sementes de chia. Depois, é só levar para as forminhas e colocar no freezer, até congelar. Se não tiver forminha, use palitos de sorvete e copinhos descartáveis.

Continua após a publicidade

Na era jurássica

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Miss Kissinger (@misskissingerskorner)


Nessa brincadeira, você usa aqueles pequenos dinossauros de brinquedo e coloca dentro de uma bexiga. Então, enche o balão com água e leva ao freezer. Quando endurecer, retire, corte a pontinha e tcharaaaan: você terá um ovo congelado com um dinossauro no meio! Dá para brincar com ele em uma bacia, na piscina, no banho, no jardim… É uma alegria esperar derreter e resgatar o bichinho lá de dentro.

Borboleta personalizada

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por HOMER (@learnwithhomer)


Fazer arte e transformá-la em brinquedo é uma atividade interessante para qualquer momento. Aqui, a ideia é pegar um pratinho descartável, cortar na metade, recortar o centro dos dois lados e uni-los pelas bordas opostas, formando uma borboleta. Improvise uma antena com barbante, lã, arame ou o que você tiver em casa. Preencha o vão das asas com papel contact ou com fita adesiva transparente. Dê pedacinhos de papel colorido recortados para a criança colar: celofane e papel de seda funcionam bem.

Continua após a publicidade

Tinta DIY

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por BrightPath Kids (@brightpathkids)


Que tal fazer sua própria tinta de giz? A receita é fácil e pode render horas e horas de diversão (com muita criatividade). Em uma forminha, em potinhos ou no recipiente que você tiver em casa, ajude seu filho a misturar água, amido de milho e corante alimentício. Só um pouquinho de corante já rende bastante! Então, escolha uma superfície em que ele possa pintar à vontade e deixar a imaginação fluir. A tinta sai fácil com água, viu?

Brincando com sabão

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jennie Monness (@jenniemonness)

Você não precisa investir em brinquedos caros ou em itens sofisticados para arrancar os melhores sorrisos das crianças e criar memórias felizes. Algo simples e cotidiano, como espuma, já é mais do que suficiente! Use sabão e água, em um espaço em que não tenha problema molhar, e veja a mágica acontecer. Dá para complementar a brincadeira com itens que você tenha em casa, como esponjas e bacias. Um banho nas bonecas ou um lava rápido para os carrinhos podem fazer parte da diversão. Dependendo da idade do seu filho, só fique de olho para evitar que ele coloque o sabão na boca e nos olhos. Cuidado também para que não escorregue.

Fotos inusitadas

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por MIUI (@miuiofficial)

Se sua família estiver em algum lugar em que seja possível apreciar o pôr do sol, que tal aproveitar o momento para tirar fotos com perspectiva forçada, como essa? Talvez o resultado dos cliques amadores não fique tão perfeito, mas dá para brincar e se divertir no processo.

Continua após a publicidade

Pulseira de plantas

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patricia Marinho e @patcamargo (@tempojunto)

Mais simples impossível: para essa brincadeira, você vai precisar de fita crepe ou de qualquer outra fita adesiva. Enrole-a no pulso das crianças, com a parte colante para fora. Aí, é hora de começar a exploração! Em um passeio por um parque, na praça ou em casa mesmo, a ideia é procurar plantinhas e flores para colar e criar uma pulseira única – e belíssima!

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade