Continua após publicidade

Mulher bate recorde de doação de leite materno ao bombear 1,6 mil litros

Elisabeth Sierra, de Oregon (EUA), entrou para o Guinness. A americana tem a síndrome de hiperlactação e, em nove anos, já doou quase 10 mil litros de leite

Por Isabelle Aradzenka
Atualizado em 17 jul 2023, 17h12 - Publicado em 17 jul 2023, 16h15
elisabeth-sierra-anderson com o certificado do Guinnes
 (Guinness World Records/Divulgação)
Continua após publicidade

A norte-americana Elisabeth Anderson-Sierra, de Oregon (Estados Unidos), bateu o recorde de maior doação de leite materno, segundo divulgou o Guinness World Records na última sexta-feira (14)! A mãe de três filhos doou quase 1,6 mil litros a um banco de leite entre fevereiro de 2015 e junho de 2018 – o equivalente a 800 garrafas PET de 2 litros. E o marco registrado contabiliza apenas uma pequena parte de todo o alimento já coletado por ela!

Nos últimos nove anos, a mulher doou leite para famílias locais e crianças de todo o mundo, muitas delas prematuras ou abaixo do peso esperado para a idade. Estima-se que a quantidade total doada seja de mais de 10 mil litros.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Guinness World Records (@guinnessworldrecords)

Elisabeth foi diagnosticada com síndrome de hiperlactação, uma condição rara que causa produção excessiva de leite materno. Em entrevista ao Guinness, ela explicou que isso se deve à grande quantidade de hormônio prolactina em seu corpo.

Continua após a publicidade

A americana percebeu algo diferente na metade da sua primeira gravidez. “Com apenas 13 semanas, eu estava produzindo muito leite – cerca de 20 onças por dia [o equivalente a 600ml]”, contou em entrevista ao TODAY, em maio deste ano. Nos oito anos seguintes e depois de mais duas gestações, a quantidade aumentou quase dez vezes. “A produção nunca diminuiu ou parou. Agora, bombeio por volta de 6 litros ao dia”, afirmou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Elisabeth Anderson-Sierra CLC (@oneounceatatime)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Elisabeth Anderson-Sierra CLC (@oneounceatatime)

Segundo os médicos que acompanham o caso, sem intervenção médica, a produção de leite materno de Elisabeth não cessará. Para que isso aconteça, é necessário utilizar medicamentos que suprimem a prolactina no organismo. Outra alternativa é a realização de uma mastectomia dupla, que removeria o tecido glandular onde o leite materno é produzido.

No entanto, por ora, a americana pretende continuar bombeando leite. “Sempre há alguém que precisa e compartilhar ‘amor líquido’ é dar um dos melhores presente possíveis Mulher bate recorde de doação de leite materno ao bombear 1,6 mil litros”, disse em uma de suas publicações nas redes sociais.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Elisabeth Anderson-Sierra CLC (@oneounceatatime)

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.