Continua após publicidade

10 nomes femininos com significados místicos e dignos de um conto de fadas

Uma lista repleta de ideias inspiradas em deusas, cristais, fadas e outras criaturas mágicas! Perfeitas para uma garotinha encantadora!

Por Isabelle Aradzenka
Atualizado em 29 Maio 2023, 16h51 - Publicado em 29 Maio 2023, 16h41

Criaturas mágicas, pedras preciosas e deuses fantásticos muitas vezes estão presentes em um bom conto de fadas. Cada um traz sua própria essência para a história, e se inspirar neles é uma forma poderosa de estimular a força e a originalidade de menina que está chegando.

Publicidade

Selecionamos 10 opções de nomes de bebê fascinantes e com significados místicos – relacionados a divindades, cristais e seres encantados, por exemplo. Eles instigam qualidades excepcionais na pequena e são muito charmosos. Vamos lá!

Publicidade

Inaê

“Rainha do mar”

Inaê, assim como Janaína, é um dos nomes que se referem a Iemanjá! Ela é um orixá feminino, ou seja, uma divindade africana da Umbanda e do Candomblé que representa a “mãe das águas” ou a “rainha do mar”.

Publicidade

Maia

“Poder”, “magia, “mãe” e “renascimento”

Continua após a publicidade

Maia, ou Maya, faz referência à espiritualidade em diferentes origens! Do sânscrito, língua indiana, o termo alude a um “poder extraordinário, “ilusão”, “magia” e até mesmo “sabedoria”. Maya também é uma expressão que traz raízes indígenas: no tupi, significaria “mãe”. Para a mitologia romana, Maia era a deusa da fecundidade e da primavera.

Publicidade

Greta

“Pérola” e “criatura de luz”

Greta é um nome alemão e sueco que significa “pérola”, um símbolo da feminilidade, da pureza e do amor. Além disso, a nomenclatura, quando traduzida do grego, refere-se a uma “criatura de luz”.

Publicidade

Elora

“Raio de sol” e “rainha das fadas”

Continua após a publicidade

Um nome encantado! Elora, diminutivo de Eleonora, vem do grego e remete a “raio de sol”. Ou então do hebraico, simbolizando “Deus é minha luz”. Em uma antiga lenda celta, a nomenclatura também designava uma personagem mitológica, a rainha de todas as fadas.

Publicidade

Ágata

“Cura”, “proteção” e “bondosa”

Traduzido do grego Aghate, significa “bondosa’. A sugestão também se refere à pedra preciosa Ágata, uma variedade de quartzo que tem grande capacidade de cura e de proteção, além de ser ligada à terra, e trazer equilíbrio energético.

Nambi

“Deusa do céu”

Em algumas versões da mitologia de Unganda, Nambi é a filha de Ggulu, criador de todas as coisas do céu. O nome africano também é traduzido como “confiante” e “amada”.

Iara

“Mãe da água”

Iara se refere à bela sereia que vive no rio Amazonas, segundo o folclore brasileiro. Tem origem indígena, no tupi-guarani, e é uma alusão a “mãe da água” ou “beleza das águas”.

Continua após a publicidade

Áine

“Fada rainha”, “brilhante” e “feliz”

Este é o nome dado à Fada Rainha na mitologia irlandesa! Ela é a deusa soberana da terra e do sol, e o termo, popular na Irlanda, remete a “brilhante” e a “felicidade”.

Dália

“Deusa do destino”, “flor” e “esperança”

Na mitologia lituana, Dalia é considerada a deusa do destino, aquela que pode conceder ou tirar as coisas! Além disso, é assim que se chama a bela flor mexicana símbolo de esperança e de paz.

Continua após a publicidade

Flora

“Deusa da primavera” e “flor

O nome Flora significa “flor” na tradução do latim. Na mitologia romana, ela era a deusa da primavera, uma personificação da natureza e das plantas.

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade
Publicidade