Continua após publicidade

Como aplicar o Feng Shui no banheiro para favorecer a energia da família

Para a antiga filosofia chinesa, o cômodo é visto como um sugador de energia vital. Ela propõe que se crie uma atmosfera tranquila e relaxante no ambiente

Por Isabelle Aradzenka
Atualizado em 29 Maio 2023, 18h10 - Publicado em 27 Maio 2023, 10h00

Você sabia que existem fatores que influenciam diretamente na energia da casa – e, consequentemente, na energia pessoal de quem a habita? Esse é um dos princípios básicos do Feng Shui: ordenar a fluidez dos espaços. “Ele é muito importante quando queremos, através da harmonização da casa, mudanças e melhoras significativas na vida”, explica Mago Luiz, especialista e consultor da plataforma de esoterismo iQuilíbrio.

O que é Feng Shui?

O Feng Shui é uma antiga prática chinesa baseada no estudo de componentes da natureza. “Ele busca equilibrar o ‘chi’ [força vital] e corrigir falhas energéticas”, diz a arquiteta energética e terapeuta do ambiente Kelly Curcialeiro. Consiste em uma análise profunda das energias de ambientes, que afetam o bem-estar físico, mental e emocional de quem os frequenta.

A palavra Feng significa “vento”, enquanto shui quer dizer “água”. “A filosofia se baseia no equilíbrio entre elementos, que, quando bem trabalhados e harmonizados em um espaço, criam um padrão vibracional capaz de atrair boas energias”, conta Mago.

A ideia, portanto, é reorganizar espaços, seguir algumas regras e ensinamentos, a fim de atrair influências positivas para a família e neutralizar as negativas. Nem sempre são necessárias mudanças de layout, porém as pessoas costumam utilizar a técnica na decoração, nas cores e na disposição de móveis.

Continua após a publicidade

Por que aplicar Feng Shui no banheiro?

No Feng Shui, o banheiro é considerado uma área importante. “Ele é visto como um sugador de energia vital”, diz Kelly. É no toalete onde realizamos nossas necessidades fisiológicas e nos preparamos para o dia a dia. “Por isso, é fundamental que esse ambiente esteja em harmonia com as energias que nos cercam”, explica Mago.

Um banheiro bem projetado e harmonizado pode ter um impacto positivo no bem-estar emocional das crianças e dos pais. Aplicar as técnicas de Feng Shui evita o acúmulo de “energia estagnada” e a dispersão de “energia vital”. Isso contribui para uma sensação de equilíbrio em toda a casa, eliminando mal-estar, fadiga e pessimismo.

Sem falar que um banheiro limpo, organizado e bem cuidado é essencial para a higiene e a saúde da família. “A filosofia incentiva a manutenção regular, criando um ambiente mais saudável e promovendo a sensação de limpeza e frescor”, completa a arquiteta energética.

Continua após a publicidade

Dentro da sabedoria chinesa, o banheiro é também um local da casa que tem ligação com o fluxo do dinheiro e com as emoções. “Ele representa a prosperidade que desejamos ter em nossas vidas”, acrescenta Mago. Com técnicas adequadas, objetivos profissionais, sonhos pessoais e projetos de vida podem entrar no curso das energias positivas.

10 nomes coreanos para iluminar o bebê
(Tang Ming Tung/Getty Images)
Continua após a publicidade

Como aplicar o Feng Shui no banheiro

Algumas técnicas e elementos naturais podem criar uma atmosfera tranquila e relaxante no banheiro, contribuindo para a redução do estresse e a promoção do equilíbrio emocional do ambiente. Vem ver!

Cores

Procure utilizar cores mais claras e suaves na decoração do banheiro. “Evite o azul neste ambiente”, diz Mago. Isto porque essa tonalidade está associada ao elemento água – que já é bastante presente nos sanitários. Como o objetivo do Feng Shui é que as energias estejam equilibradas, o excesso dele não é recomendado. Toalhas e tapetes podem ser utilizados em tons terrosos, alaranjados ou amarelos para harmonizar o fluxo energético.

Iluminação e ar

Se possível, invista em um espaço arejado e com uma boa iluminação natural. “Grandes janelas são superindicadas”, orienta Kelly. Além de ajudar a não deixar o ambiente abafado, as energias negativas terão por onde sair sem afetar o restante da casa. O ar precisa circular e não pode ficar preso no banheiro.

Continua após a publicidade

Plantas, pedras e óleos

Coloque plantas naturais nesse ambiente. Pode ser um pequeno vaso na pia ou algo maior no chão, a depender do tamanho do cômodo. “Use plantas como zamioculca, lírio da paz e orquídeas, elas irão filtrar as energias”, diz a arquiteta energética. Cristais também são bem-vindos! “Tenha um no banheiro, pode ser em formato de lustre ou somente uma pedra”, indica Mago. Ametistas, turmalinas, quartzos rosas ou piritas ajudam na purificação. Velas com óleos essenciais, com aromas de lavanda e eucalipto, também proporcionam relaxamento.

Organização

Organização e limpeza são fundamentais. Não deixe toalhas e tapetes molhados no banheiro, evite guardar medicamentos no local (prefira armazená-los na cozinha) e mantenha o sanitário sempre limpo e organizado. “Não transforme o recinto em depósito de produtos de limpeza e outros itens”, diz Mago.

Espelhos

Aposte em espelhos grandes! “Eles podem ajudar na cura, ao emanar o chi, a energia vital”, afirma Kelly. Lembre-se de colocá-los numa altura que não corte a cabeça das pessoas que vão se olhar nele.

Continua após a publicidade

Fluxo de energia

Mantenha a tampa do vaso sanitário sempre abaixada quando não estiver em uso e os ralos tampados para que as boas energias não sejam eliminadas por esses locais.

Além disso, deixe as portas fechadas. “Isso impede que o fluxo energético do local vá para outros ambientes e vice-versa”, orienta Mago. Garanta que os encanamentos e sistemas de drenagem do banheiro estejam em bom funcionamento, evitando vazamentos ou problemas que possam afetar negativamente o fluxo de energia e financeiro. “O espaço para banho também deve ser separado do vaso sanitário por uma cortina, box de vidro ou acrílico”, completa.

Dicas de compra

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade