10 nomes bíblicos nada óbvios para meninos
Buscando inspiração para encontrar o nome do bebê que está chegando? Reunimos 10 sugestões da Bíblia para ajudar nessa escolha cheia de força e significado.
Inspirar-se no Antigo e no Novo Testamento na hora de buscar um nome para o bebê que está a caminho pode render uma escolha linda e cheia de simbolismo. Mas além das nomenclaturas usuais – repletas de tradição – há outras opções que podem dar ainda mais personalidade ao garotinho que vem para completar a família.
Confira, a seguir, 10 lindas sugestões de nomes bíblicos para meninos e seus respectivos significados!
Benjamim
No Antigo Testamento, é o filho mais novo de Jacó e Raquel, cuja história está no capítulo 35 do livro de Gênesis. Benjamim significa “o bem amado” e “o filho da felicidade”. Atualmente, o nome aparece com derivações, como com a terminação em “n” ou o curtinho e moderno “Ben”.
Davi
Conhecido por derrotar Golias na narrativa bíblica, Davi significa “o amado” e “o querido” – características especiais para o bebezinho, não é mesmo? Essa história representa a força divina na luta contra os males gigantes. Além disso, de sua linhagem, nasceu Jesus, o que garante uma representação ainda mais forte à escolha.
Samuel
Primeiro profeta após Moisés e último juiz de Israel no Antigo Testamento, Samuel tem como um de seus significados “aquele que ouve a Deus”. Traz consigo a ideia de justiça e determinação, e é popular em diversas línguas.
Joaquim
Um dos reis de Judá, entre outras representações na Bíblia, também aparece na tradição cristã como o pai de Maria e avô de Jesus Cristo. Joaquim carrega a ideia de uma pessoa firme e leal, que é confiável e está sempre disposta a ajudar.
Zion
A opção nada convencional simboliza a Terra Prometida, já que é o nome da colina conquistada pelo rei Davi, perto de Jerusalém (em português, o equivalente a Monte Sião), que acaba designando toda a região nas montanhas da Judeia. Traz modernidade aos papais que querem sair do óbvio, não?
Emanuel
Com o significado “Deus está conosco”, Emanuel é uma das formas para fazer referência a Jesus Cristo, conforme as descrições do Antigo Testamento. Podendo aparecer nas derivações Manuel ou Manoel, indica alguém com sensibilidade para reconhecer o valor real das coisas.
Noah
Traduzido em português como Noé, uma das mais conhecidas figuras bíblicas por ser a escolhida por Deus para salvar a humanidade, Noah tem aparecido cada vez mais entre os nomes de meninos brasileiros. Curtinho e moderno, representa ainda “repouso”, “descanso” e “de vida longa”.
Daniel
Composto pela junção dos termos hebraicos “dan” (aquele que julga) e “El” (que se refere a Deus), o nome se mostra uma escolha bonita e profunda para o bebê. Levando consigo a representação da força e da sabedoria, Daniel foi ainda um profeta hebreu que sobreviveu à cova dos leões.
Natan
Essa é uma derivação de Natã, que significa “presente de Deus”. Na Bíblia, aparece como profeta e também como um dos filhos de Davi. Pode ser, ainda, uma forma abreviada de Natanael, conhecido pelos povos cristãos como um poderoso anjo.
Levi
Terceiro filho de Jacó e Lia, deu origem aos “levitas”, uma das tribos de Israel. O nome tem entre seus significados “ligado” ou “unido” e, no Novo Testamento, é o nome de Mateus antes de ser tornar um dos apóstolos de Jesus.