Embora os cuidados com a pele não devam ser abandonados durante a gravidez, os produtos de skincare da gestante precisam ser ajustados. Afinal, há substâncias que não podem ser utilizadas durante esse período.
O principal ativo proibido na gestação e durante o aleitamento é o ácido retinoico. “Ele tem alguns efeitos indesejados para o bebê”, explica a dermatologista Maria Paula Del Nero, que participou do talk Procedimentos estéticos que cabem na sua rotina e te ajudam a manter sua melhor versão, na Casa Clã, ao lado da também dermatologista Maria Fernanda Tembra.
A substância é conhecida por reduzir linhas de expressão e estimular a produção de colágeno. No entanto, pode causar malformação no feto e afetar o desenvolvimento da criança. O mesmo vale para o ácido salicílico.
Enquanto os ácidos devem passar longe da pele da gestante, há produtos que são indispensáveis para a rotina de skincare. “Na gravidez, o mais importante é usar o filtro solar. Principalmente para evitar as manchas do melasma”, explica Maria Paula.
O melasma é um distúrbio muito comum durante a gestação. Mas, com o uso do protetor solar, é possível evitar e amenizar seus efeitos. Além do filtro, um cosmético à base de vitamina C também pode estar presente no nécessaire da grávida. “Eu recomendo muito na gestação! A vitamina C tem efeito antioxidante, rejuvenescedor, clareador e pode ser usada pela gestante”, diz a dermatologista.
Quer saber tudo que aconteceu na Casa Clã? Clique aqui!
Casa Clã
A Casa Clã aconteceu na Casa Higienópolis (Av. Higienópolis, 758), de 8 a 11/3. O evento foi promovido por Bebê, CLAUDIA, Boa Forma e Elástica, e reuniu uma série de convidadas mulheres muito especiais para celebrar e discutir assuntos do universo feminino.
Com patrocínio de MSD, BuscoFem, mais apoio de Kia, Intimissimi, Calzedonia, LinkedIn e Galderma.