Óculos de realidade virtual cria simulação de parto para treinar grávidas
A Gestaverso, empresa que oferece o serviço, acredita que a experiência imersiva no metaverso faz toda a diferença no momento de dar à luz
Há muitas formas de se preparar para o nascimento do bebê, seja física ou emocionalmente. Mas uma empresa espanhola resolveu apostar na tecnologia para tentar tornar esse momento um pouco menos desafiador: com óculos de realidade virtual e alguns outros recursos, é possível vivenciar algo próximo à experiência de dar à luz, com o objetivo de diminuir a ansiedade no dia em que tudo acontecer para valer.
A Gestaverso, nome da companhia, foi fundada em Madrid por María Cantos e Juan Carlos Domínguez, que são parteiros por profissão. Desde março deste ano, a empresa oferece esse serviço para mulheres grávidas que querem uma espécie de “treino” para a hora H, e garante que ele faz toda a diferença.
Trabalho de parto no metaverso
A simulação começa em um ambiente virtual doméstico e as contrações, embora de mentira, provocam dor nas mulheres, dizem os fundadores. “Nós pressionamos determinados pontos com as mãos para gerar essas sensações. É preciso que elas conheçam seus picos de dor e aprendam a controlar recursos como respiração, movimento da pelve, uso do chuveiro, da bola de Pilates, das bolsas térmicas e também o tempo, para não irem cedo demais ao hospital”, explicou María Cantos ao jornal espanhol El Mundo.
Ver essa foto no Instagram
Em uma, duas ou nove horas, estando em um espaço com objetos como bola de Pilates e até um boneco bebê, a experiência, garante a Gestaverso, é completa. “É tão imersivo que, depois do parto de verdade, as mulheres nos dizem que estavam tranquilas, porque já haviam passado por aqui”, relata a parteira.
Ela e Juan Carlos criaram a empresa a partir do conhecimento prévio que tinham ao ver as grávidas nas aulas de preparação. Além do medo do desconhecido, eles notaram que aquelas mulheres não entendiam bem todo o processo que existe até o momento de dar à luz.
Certamente, não é viável simular 20 horas de trabalho de parto, mas, segundo eles, saber como funciona cada etapa já ajuda muito na compreensão do virá. “O objetivo é entender primeiro para aproveitar depois”, finaliza María.
Os pacotes variam de 115 a 550 euros (algo entre 600 a 2800 reais). Assista, a seguir, a um pouquinho do que é vivenciado na simulação:
Ver essa foto no Instagram
O que você achou da proposta?