Continua após publicidade

É verdade que grávida sente mais calor?

Entenda por que a temperatura do corpo da mulher aumenta durante a gestação e o período de amamentação

Por Carla Leonardi
8 jan 2023, 14h00

Muito se fala sobre os fogachos da menopausa, nome dado àquelas ondas de calor tipicamente noturnas da fase em que a mulher para de menstruar, mas pouco se comenta sobre a sensação mais acentuada de calor que é tão comum durante a gestação. “Aproximadamente uma em cada três gestantes se queixa disso. A causa não é totalmente conhecida, mas tem a ver com as modificações hormonais da gravidez, explica Igor Padovesi, ginecologista e obstetra pela USP e médico do Hospital Albert Einstein.

Segundo o médico, o estrogênio e a progesterona, que são produzidos em grandes quantidades pela placenta, causam a dilatação dos vasos sanguíneos e um aumento da temperatura do corpo. “Também pode haver um efeito desses hormônios sobre o centro de regulação da temperatura corporal no cérebro (hipotálamo), equivalente ao que ocorre com as ondas de calor da menopausa – embora na menopausa ocorra falta desses hormônios e, na gravidez, excesso”, detalha Padovesi.

Essa sensação de calor mais presente que o normal pode acontecer em qualquer período da gestação, mas é mais comum a partir da segunda metade – especialmente no final. Infelizmente, este é um dos típicos desconfortos da gravidez que não há como evitar ou amenizar, mas a boa notícia é que, depois do parto, ela passa, como conta o especialista: “Após cerca de 40 dias do parto (final do chamado puerpério) o efeito dos hormônios da gravidez acaba“.

Barriga de mulher grávida de pele branca. Ela está com os dois braços sobre a barriga, que está desnuda.
(LiudmylaSupynska/Thinkstock/Getty Images)

Sentir calor durante a amamentação também é normal

Apesar disso, a enfermeira obstetra Cinthia Calsinski lembra que a sensação de calor pode aparecer também durante a amamentação. Isso porque o estímulo provocado pela sucção do bebê leva à liberação de prolactina e de ocitocina, o que tende a elevar a temperatura do corpo da mulher. A orientação, aqui, é dar preferência para amamentar em locais mais tranquilos e arejados sempre que possível.

Durante a gravidez, a indicação é a mesma. “É importante que a gestante evite aglomerações, escolha lugares frescos e ventilados, hidrate-se bem, escolha alimentos frescos, leves e saudáveis, opte por roupas fresquinhas de fibras naturais, tome banhos quando achar necessário e até use spray de água termal, que pode ajudar a refrescar”, finaliza.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade