Crenças populares: 9 sinais de que você está grávida de um menino
Já adiantamos que nada é comprovado pela ciência, mas muito se fala sobre os indícios que o corpo da mãe dá em relação ao sexo do bebê
Será que é possível descobrir o sexo do bebê prestando um pouquinho de atenção nos sintomas e no formato do corpo da gestante? Bom, é isso o que prometem os mitos que estão na boca do povo! A sabedoria popular conta com inúmeras simpatias e crenças que poderiam revelar, antes de todos, se a gravidez é de menina ou de menino!
A verdade é que tais teorias foram repassadas ao longo do tempo de geração para geração e (nem todas) têm comprovação científica. O sexo do bebê é determinado na hora da fecundação e o único método válido para descobri-lo são os exames gestacionais. A amostra sangue, conhecida como sexagem fetal, pode ser colhida a partir da 8° semana de gestação. E, lá pela 16° semana, o ultrassom identifica, com segurança, se a criança é menina ou menino.
Se os exames ainda não foram feitos, as crenças populares podem dar algumas pistas para a família ansiosa! E, se a resposta já foi revelada, vamos tirar a prova! O que contam por aí é verdade ou não?
1. Pele seca
Se, na gravidez de menina, a pele tende a ficar mais oleosa (segundo a sabedoria popular), a gestante que espera um menino vai notar que o rosto parece mais seco e, até mesmo, com menos espinhas.
2. Enjoos matinais leves
As náuseas pela manhã são um sintoma comum no primeiro trimestre de gravidez. Caso os enjoos sejam menos intensos e apareçam com pouca frequência, é um sinal que você está grávida de um garotinho.
3. Urina escura
Verificar a cor do xixi é mais um dos tantos truques que prometem revelar o sexo do bebê. De acordo com os mitos, a urina com tonalidade mais opaca e escura indica que há um menino a caminho.
4. Pés frios
Os pés parecem ter ficado mais gelados com a gravidez – e as meias se tornaram companheiras fiéis da gestante? Há quem diga que isso é um sinal de garoto chegando por aí!
5. Ganho de peso na “frente” do corpo
A sabedoria popular garante que os quilos adquiridos na gestação podem dar algumas pistas sobre a criança. Se o aumento de peso da grávida está localizado na região dos quadris e da cintura, a gravidez é de uma menina. Agora, se a grávida engordou na parte da frente do corpo, perto da barriga, é um menino que irá nascer!
6. A frequência cardíaca do bebê é mais lenta
A frequência cardíaca normal do bebê varia entre 120 e 160 batimentos por minuto (bpm). De acordo com antigos mitos, os meninos, no entanto, costumam ter um ritmo mais lento (140 bpm ou menos) do que as garotinhas.
7. Desejo por comida salgada
Doces e chocolate? Bom, esses alimentos podem estar entre os desejos da grávida, mas caso as comidas salgadas prevaleçam no cardápio – como batatas, carnes e até picles -, diz-se que a gestante terá um menininho!
8. Linha nigra acima do umbigo
A linha nigra é comum na gravidez, resultado do acúmulo de melanina no centro da barriga da mulher. A sabedoria popular afirma que, se a linha se projetar para cima do umbigo, provavelmente a gestação é de um garoto.
9. Pelo crescendo mais rápido
Dizem por aí que as mulheres grávidas de meninos têm um crescimento mais rápido dos cabelos e pelos no corpo – principalmente nas pernas.