Conseguir regular os próprios sentimentos diante de um desentendimento não é fácil, ainda mais para as crianças que possuem menos recursos emocionais do que os adultos. No entanto, um diálogo honesto em que os sentimentos do pequeno são validados pelos pais é uma ferramenta poderosa para contornar a situação. E foi o que mostrou a mãe Destiny Bennett ao consolar um dos seus filhos após uma briga entre irmãos.
Em um vídeo capturado pela câmera de segurança na porta de entrada da casa, Destiny aparece agachada na frente do seu filho Cash, de cinco anos, com os seus olhos na mesma altura. Ela explica para ele sobre a importância de acolhermos sentimentos desafiadores, como a raiva, para que possamos entender o momento certo de deixá-los ir embora.
“Eu sei como você está bravo e quero que se sinta melhor. Às vezes, se sentir melhor é conseguirmos o que queremos, só que nem sempre temos o que desejamos. E tudo bem sentir com raiva por isso, mas nós temos que ser capazes de deixar esse sentimento ir embora também, e encontrar outra forma de fazer o nosso corpo se sentir melhor”, explica a mãe para o filho.
E se a cena que viralizou no TikTok já estava emocionante, com o pequeno prestando atenção no que a mãe estava dizendo, percebemos a beleza da parentalidade positiva quando Cash a abraça. Enquanto ela repete mais uma vez que o ama, é nítido como o filho foi se autorregulando e termina a conversa mais amparado.
@thebennettgang Reply to @renewaldoctrine ❤️
Sim, é hora de fazer diferente!
Nos comentários, o público que acompanha a influenciadora comentou sobre como é importante termos pais tratando os filhos com respeito e que estejam rompendo com comportamentos geracionais que não validam as emoções das crianças.
“Meu filho adolescente assistiu a este vídeo hoje e disse ‘esta é a maneira que você costuma falar comigo’ e meu coração não aguentou. Nós estamos quebrando ciclos!”, escreveu uma seguidora.
Outra mãe também comentou sobre como gostaria que tivesse tido alguém que falasse com ela de igual para igual. São cenas assim que mostram que é possível romper com padrões antigos e mudar o modo como criamos nossas crianças.