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Serviços especiais para bebês e crianças pequenas em voos internacionais

Refeição infantil, reserva de berço, embarque com fórmula e comidinhas: saiba o que as companhias aéreas permitem e oferecem aos pequenos passageiros

Por Carla Leonardi
6 ago 2022, 10h00

Viajar de avião com bebê ou criança pequena, certamente, não é uma tarefa simples, mas você sabia que diversas companhias aéreas têm serviços especiais para os viajantes mirins? De cardápio específico a entretenimento infantil, vale consultar as informações da empresa pela qual você vai voar e checar o que tem disponível – inclusive para saber se precisa fazer algum pedido antes do embarque.

Reserva de berço no avião

Se você vai embarcar com bebê para uma viagem internacional, sobretudo se for de longa duração, lembre-se de perguntar sobre a disponibilidade de berço logo depois de comprar as passagens. O serviço é gratuito, mas como há poucos lugares dentro da aeronave onde se pode montá-lo, quanto antes você fizer a requisição, mais chances terá de conseguir.

Atente-se, porém, às restrições da empresa. Na Latam, por exemplo, o bebê só pode ter até 10 kg e 71 cm. Na Air France, TAP, Air Canada e na Aerolineas Argentinas, as dimensões são parecidas, enquanto na KLM o espaço é um pouco menor e aceita pequenos de até 65 cm.

Na American Airlines, os berços ficam disponíveis no portão por ordem de chegada e não é possível reservar com antecedência – quem se apresentar primeiro para o embarque tem prioridade.

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Vale ressaltar que, na maior parte das companhias, bebês de até 2 anos não pagam tarifa, desde que viajem no colo dos pais. O berço, se disponível, não é cobrado, mas, se você quiser que a criança vá em um assento próprio (custeando a tarifa), poderá levar um bebê conforto com selo da FAA (Federal Aviation Administration) ou da alemã TUV de autorização para uso em aviões (normalmente presente apenas em bebê conforto fabricado nos Estados Unidos e na Europa). Caso você não tenha, pode solicitar uma cadeirinha, mas também com a devida antecedência.

Viajar de avião com o bebê

Menu baby e kids durante o voo

O cardápio oferecido em muitas companhias aéreas vai além de “carne ou massa”. Nas principais empresas, há refeições para quem tem restrições alimentares, quem segue dietas de cunho religioso, para alérgicos, entre outras – basta entrar em contato com a central de atendimento e fazer a requisição com a antecedência exigida.

Na grande parte das companhias, é preciso fazer o pedido no momento da reserva das passagens ou algumas horas (entre 24h e 72h) antes do embarque.

A TAP, a American Airlines e a brasileira Azul, por exemplo, têm entre as refeições especiais opções para crianças maiores e também para bebês (como alimentos amassados em forma de purê), enquanto a maioria das empresas oferece alternativas apenas para pequenos acima de 2 anos.

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No caso do bebê, a família pode embarcar com a refeição destinada a ele (embora as restrições possam variar de acordo com o aeroporto, por exemplo, dando preferência a comidas industrializadas e leite em pó). A água é fornecida pela tripulação, mas são os próprios passageiros que devem cuidar da refrigeração dos alimentos da criança, lembrando que esquentar uma mamadeira a bordo não é tão simples – os recursos nesse sentido são bem limitados.

Alerta aos pais: Leite desnatado pode contribuir para a obesidade infantil
(Marija Starcevic / 500px/Getty Images)

Entretenimento a bordo

Se viajar muito tempo de avião é chato para nós, adultos, imagine para uma criança que se vê obrigada a passar horas e horas sentada, contendo toda aquela energia da infância. Pois é. Mesmo que você viaje durante a noite – a melhor dica para ir com os pequenos – para que eles durmam, é preciso oferecer atividades para distraí-los, afinal, o voo pode ser muito longo.

E aí, por acaso, se na correria pré-viagem os pais se esquecerem de separar os brinquedinhos, vale contar com os serviços das companhias aéreas. Enquanto algumas, como a Latam, focam apenas no entretenimento digital, com filmes e joguinhos, outras, como a Air France, vão além dessa opção com material de desenho (lápis de cor, postal para colorir, livrinho de atividades, entre outros).

Nesse caso, não é preciso fazer nenhum tipo de pedido antes do embarque. Mas mesmo que não seja oferecido nada durante o voo, é interessante perguntar aos comissários se existe algum entretenimento infantil além da telinha.

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Aliás, essa dica vale para tudo: sempre se informe antes e no momento se há algum atendimento prioritário para famílias com bebê, por exemplo, como embarque preferencial e outras ajudinhas que podem fazer toda a diferença na sua experiência com o pequeno.

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