As regras sanitárias da Covid-19 para viajar com crianças ao exterior

A partir de que idade é obrigatório usar máscara no avião? Precisa de teste negativo? Confira as determinações atuais para viagens internacionais.

Por Carla Leonardi 6 jul 2022, 12h32

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas coisas mudaram – entre elas, as regras sanitárias para entrar nos países. Vacinas, testes, máscaras, quarentena… Cada território tem seus protocolos e eles passam por alterações de tempos em tempos. Ou seja, é sempre importante verificar quais são os requisitos da região para a qual você vai poucos dias antes da viagem.

No geral, as exigências para viajantes acima de 12 anos são as mesmas que as dos adultos. Ou seja, se o seu filho está abaixo dessa idade, não é preciso se preocupar com essas questões. Se ele tiver 12 anos ou mais, siga as mesmas regras que valem para você.

A que você deve se atentar?

  •  se precisa de um teste negativo – PCR feito 72 horas antes da chegada ao país ou antígeno realizado 48 horas antes. Atenção: o antígeno válido pode ser feito em farmácia com emissão de laudo; autoteste não é aceito;
  • caso o voo tenha conexão, quais são as regras do país em que ela será feita, pois também serão aplicadas à sua família;
  • se há formulário a preencher para embarque aéreo e para entrar no país;
  • quais vacinas são aceitas no país de destino (a CoronaVac pode não ser aceita. Nesse caso, é necessária uma dose de reforço da Pfizer com 7 dias de antecedência);
  • quais são as regras do uso de máscara no país.

Atualmente, em julho de 2022, a maior parte dos destinos estrangeiros deixou de exigir teste negativo desde que o esquema vacinal esteja completo. Mas alguns territórios pedem o preenchimento de um formulário, já que o comprovante do Conect SUS pode não ser aceito. 

Por via das dúvidas, é mais seguro fazer o teste e viajar com o laudo negativo, o comprovante brasileiro de imunização e com todos os formulários requisitados preenchidos – isso para todos os membros da família com mais de 12 anos. Em viagens internacionais, é sempre melhor optar pelo excesso do que pela falta.

Para quem não pode tomar a vacina devido a alguma questão de saúde, um atestado médico que comprove a situação também pode ser apresentado.

Mãe-atravessando-a-rua-com-a-filha-usando-mascara
d3sign/Getty Images

Como fica o uso de máscaras?

A grande parte dos países exige ou recomenda o uso de máscaras em unidades de saúde e no transporte público. Já durante o voo, as regras variam de acordo com a companhia aérea. A Latam, por exemplo, segue as regras do país onde opera; Azul, Gol e Aerolíneas Argentinas exigem sempre o uso da máscara a partir dos 3 anos; British Airways define de acordo com as regras do país de destino; na TAP, na Lufthansa e na Air France o uso é sempre obrigatório a partir dos 6 anos. Em geral, pessoas dentro do espectro autista ou com limitações físicas ou intelectuais podem ser liberadas do uso, conforme comprovação médica da condição.

Consulte as regras dias antes de embarcar

Conforme a viagem se aproxima, consulte os sites algumas vezes até o dia do embarque para saber como estão as regras. Acesse tanto o da companhia aérea para ver quais são os procedimentos (formulários para preencher, documentos para levar e uso de máscara) quanto o do país de destino e o de conexão, se for o caso.

No retorno ao Brasil, o teste negativo não está mais sendo exigido desde que se apresente o comprovante de vacinação contra Covid-19 com o esquema vacinal primário – por enquanto, doses de reforço não são obrigatórias.

Veja, a seguir, os links para consultar as regras dos principais destinos:

– Portugal: https://www.visitportugal.com/en/node/446781

Continua após a publicidade

– Espanha:  https://www.spth.gob.es/

– França: https://www.gouvernement.fr/info-coronavirus

– Itália: https://www.italia.it/en/covid-19-italy-travel-guidelines

– Alemanha: https://www.germany.travel/en/information-on-coronavirus.html

– Reino Unido: https://www.gov.uk/guidance/covid-19-coronavirus-restrictions-what-you-can-and-cannot-do

– Estados Unidos: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/travelers/proof-of-vaccination.html#noncitizen

– Canadá: https://travel.gc.ca/travel-covid/travel-restrictions/wizard-start?utm_source=canada-ca_imm_travel-restrictions-exemptions&utm_medium=redirect&utm_content=en#foreign

– México: https://www.gov.uk/foreign-travel-advice/mexico/entry-requirements

– Argentina: https://www.argentina.gob.ar/interior/migraciones/ddjj-migraciones

– Chile: https://www.chile.travel/en/traveltochileplan/

– Uruguai: https://www.gub.uy/ministerio-salud-publica/comunicacion/publicaciones/requisitos-para-ingreso-uruguay-personas-nacionales-extranjeras

*Os dados desta matéria foram pesquisados em julho de 2022. Atente-se a possíveis mudanças posteriores.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade